Aparelho em criança, é mesmo necessário?

Categorias: Odontologia Saúde

Aparelho em criançaHá alguns dias, postei uma foto da Olivia usando aparelho e muitas pessoas me perguntaram, aparelho em criança, é mesmo necessário? Junto com a pergunta, vieram vários relatos de mães que foram com seus filhos ao dentista e ouviram que somente após o nascimento de todos os dentes permanentes, é possível utilizar aparelho.

Vou aproveitar então esse espaço para contar um pouquinho da nossa experiência e o porquê da Olivia estar usando aparelho com apenas 7 anos. Eu sempre falei sobre intervenção precoce e preventiva por aqui e com os dentes, não seria diferente.

Quando a Olivia tinha aproximadamente 5 anos, percebi que sua arcada dentária estava ficando diferente. Dentes inclinados para trás e gengiva aparente foi o que notei logo de início. Quando os dentes permanentes inferiores nasceram, logo percebi que não tinha espaço para todos e que nasceriam apinhados. Nesta época procurei uma ortodontista para fazer uma avaliação prévia e a mesma me explicou como deveríamos caminhar nos próximos meses. Estávamos entrando na pandemia, mas ainda assim, segui acompanhando e, quando nasceram os incisivos superiores, retornamos com uma radiografia panorâmica para reavaliação. Para a minha surpresa, toda a conduta explicada anteriormente foi descartada e o tratamento precoce também foi descartado. Ouvi que deveria esperar até 10 ou 11 anos e que não deveria me preocupar com a gengiva aparente e a mordida desalinhada. Quem me conhece sabe que não me contentei com essa resposta.

A medida que os dentes iam nascendo a arcada parecia cada vez mais bagunçada e a gengiva mais aparente, além de uma mordida bem estranha quando olhava os dentes posteriores. Foi aí que resolvi procurar uma Dentista Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Durante a consulta, levei minhas preocupações e observações sobre o sorriso da Olivia. Depois de uma avaliação bem detalhada e algumas fotos tiradas no próprio consultório, a dentista me explicou o que precisávamos avaliar e corrigir nesse momento. Tive uma aula detalhada sobre o funcionamento dos maxilares e o nascimentos dos dentes. Eu amo profissionais que explicam de forma didática aquilo que envolve a saúde dos filhos! Como eu imaginava, Olivia precisava de uma tratamento precoce.

Foram feitas tomografias, fotos e escaneamento dos dentes para que o planejamento pudesse ser concluído. 30 dias depois da consulta, o aparelho da Olivia chegou.

aparelho em criançaAparelho em criança, é mesmo necessário?

Olivia não está usando aparelho para alinhar os dentes. Ela usa aparelho para corrigir a mordida e a arcada dentária, o alinhamento vai acontecer mais adiante. Ela usa uma aparelho móvel com equiplan, uma pecinha metálica onde toca os dentes da frente. É um aparelho ortopédico e que precisa da colaboração do paciente e de muita disciplina porque precisa ser usado por longas horas e por alguns anos.

Assim como os médicos tem infinitas especialidades, os dentistas também tem, por isso, se tiver em dúvida sobre o sorriso do seu filho, procure um Odontopediatra, de preferência que seja especialista em ortopedia funcional, pois ele poderá fazer um diagnóstico precoce e resolver questões que na fase adulta, não terão resultados tão satisfatórios quanto na infância.

Deixe seu comentário