Seu filho já fez algum checkup?

Categorias: Publieditorial Saúde

No nascimento dos filhos, ainda no hospital, uma série de exames são feitos para avaliar o estado geral do bebê. Logo após a alta, quem faz o acompanhamento (puericultura) é o pediatra e este é o profissional que ao longo do desenvolvimento do seu filho, solicitará um checkup completo quando achar necessário.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), a primeira investigação laboratorial é recomendada aos 12 meses de idade, para a pesquisa de anemia e perfil do ferro. Isso se justifica pelo fato de muitas crianças nessa idade ainda terem um alimentação deficiente em ferro por erros alimentares (predomínio de leite). Posteriormente, a outra recomendação é a pesquisa de dislipidemias (alterações no colesterol), que deve ocorrer obrigatoriamente entre os 9 e 11 anos de idade. Porém, caso a criança apresente algum fator de risco para doença cardiovascular ou pais com dislipidemias ou história familiar de doença cardiovascular, a recomendação é antecipar essa coleta.

No dia a dia, as crianças com crescimento e desenvolvimentos normais e satisfatórios, de acordo com as curvas de crescimento, com boa alimentação, esse checkup laboratorial pode ser postergado ao longo do segundo ano de vida (dos 12 aos 24 meses). Nessa investigação, costuma-se pedir um hemograma, perfil de ferro, eletrólitos, função renal, função tireodiana, sorologia para algumas doenças e um exame de urina. Lembrando que, cada profissional, inclui diferentes exames de acordo com sua prática clínica. Além disso, uma coisa muito importante é que, a qualquer momento em que a criança apresente algum sinal ou sintoma ou mudança no seu padrão de crescimento e desenvolvimento, deve-se lançar mão dos exames laboratoriais para investigação. Por isso a importância de um seguimento regular com o pediatra, afirma a Dra Andrea Vaciloto, pediatra com especialização em infectologia.

Aqui, por conta das otites de repetição, tanto o Pedro quanto a Olivia, tiveram que fazer exames pré operatórios e nesta ocasião, aproveitamos para investigar alergias e imunidade, visto que a Olivia não reagia aos tratamentos definidos pelos médicos. Só descobrimos depois da segunda cirurgia dela, o motivo de tantas infecções.

Passado esse longo período de turbulência, voltamos a fazer as consultas de rotina para acompanhar o desenvolvimento dos pequenos e depois de um tempo sem grandes emergências, o protocolo habitual da puericultura foi tomando seu lugar novamente.

No próximo mês, Pedro completa 4 anos e Olivia 2. Nossa pediatra solicitou um checkup para os dois e nós escolhemos o Fleury para fazer estes exames.

O unidade de Alphaville fica pertinho da nossa casa e tem uma estrutura enorme para as crianças, a Vila da Saúde Fleury com o tema Vila Sésamo. Brinquedos lúdicos e muitas atividades para entreter os pequenos enquanto nós, cuidamos da abertura da ficha, entregamos documentos e nos organizamos.

vila sésamo

Antes dos checkups de rotina, já havíamos feito todos os exames de audição do Pedro e da Olivia nesta mesma unidade, por recomendação do otorrino, da pediatra e da fono que cuida do Pedro, optamos por fazer num lugar de confiança e com estrutura preparada para crianças. Os dois fizeram os exames com tranquilidade e sem nenhum trauma.

  • Para marcar seus exames, ligue para a Central de Atendimento, que funciona todos os dias, das 6h às 22h. Grande São Paulo (11) 3179 0822 e para as outras localidades 0800-704-0822. Se preferir, o Fleury também oferece atendimento via chat online, das 07h às 22h, de segunda à sexta, e das 07h às 14h, aos sábados.
  • Pergunte ao atendente sobre os melhores dias para levar seus filhos, em emendas de feriado ou aos domingos, algumas unidades, tem equipe reduzida.

publieditorial

 

2 comentários

  1. Avatar
    Gabi Miranda disse: em 16.11.2016

    Aqui o Benjamin já fez. Stella ainda não. E pensando bem, ela não fez nenhum exame de sangue. Eu morro de dó, a pediatra como avaliou que está tudo bem, não achou necessário nem quando ela não estava ganhando peso. Mas lendo seu post, quem sabe tá na hora dos dois fazerem uma geral; Eu to precisando também.

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 16.11.2016

      Deixa a Stellinda crescer mais um pouquinho. Aqui fizemos perto dos dois aninhos 🙂

Deixe seu comentário