Cirurgia e pós operatório de adenoide e ouvidos

Categorias: Cuidados/Saúde Filhos Saúde

pos operatorioPedro e Olivia operaram a adenoide e os ouvidos e eu já falei muito sobre as causas, diagnóstico, tratamentos posteriores e terapias, mas nunca falei do pós operatório. Isso porque achei que não fosse um assunto assim, relevante. Me enganei, pois 1 em cada 3 comentários que recebo nas postagens é justamente a pergunta sobre as dificuldades no pós operatório e riscos da cirurgia em si.

A primeira coisa que ouço, é o medo da anestesia geral. Eu, embora goste muito da área da saúde, não fiz medicina, mas já fiz alguns cursos de instrumentação cirúrgica e posso afirmar que os riscos pela anestesia em si, são mínimos. Isso claro, se feito em um bom hospital, com um bom anestesista. A cirurgia de adenoide, ouvido e mesmo a de amídala, é simples e rápida, dura cerca de 40 minutos a 1 hora.

Leia aqui sobre as complicações causadas pela adenoide

Em muitos casos, o médico tenta adiar ao máximo a cirurgia e existem alguns motivos aceitáveis e outros não. O primeiro e totalmente aceitável é que o pico de crescimento da adenoide se dá entre 1 e 2 anos de idade, então é preferível que a cirurgia seja feita após os dois anos. Isso não significa que não possa ou deva ser feita antes. É preciso avaliar o custo benefício, pois adiar a cirurgia é apenas evitar um novo crescimento da adenoide. Aqui tivemos a Olivia operada com 9 meses e a adenoide não voltou, na época, com tantos antibióticos e nenhuma melhora significativa, preferimos resolver a questão sem continuar sobrecarregando o fígado com tantos remédios. O segundo motivo bem menos aceitável, é que muitos médicos, muitos mesmo, não se sentem seguros em operar crianças tão pequenas e por vezes postergam uma cirurgia realmente necessária logo no primeiro ano de vida. Neste caso aqui não é julgar a competência, mas sugiro buscar outras opiniões, pois riscos maiores podem vir se a cirurgia não for feita.

Mas vamos volta ao pós operatório já que o assunto é esse.

Ouvido: se seu filho teve a qualidade auditiva prejudicada por conta das otites, considere um tempo de readaptação de sons e volumes em casa. A cirurgia é indolor e não precisa de nenhum analgésico para o pós operatório. A colocação dos tubos de ventilação é simples e segura, precisando apenas de algodão para proteger os ouvidos na hora do banho. Confesso que acho um saco, mas logo a gente acostuma e vai no automático.

Leia mais sobre as otites de repetição

Adenoide: é um tecido mole que cresce ali atrás daquele sininho da garganta e que é totalmente removido na cirurgia. Para que não haja risco de sangramento, a comida deve ser oferecida em temperatura ambiente por 3 ou 4 dias e de preferência pastosa, passando para pequenos pedaços logo na sequência. Em uma semana a dieta volta ao normal e provavelmente a criança já estará dormindo muito bem. Aqui às vezes cabe um analgésico, daqueles que costumamos ter em casa, mas isso quem determina é o cirurgião depois do procedimento.

Amídala: aqui vou falar da minha experiência de operada aos 19 anos de idade, já que meus filhos não precisaram fazer esta cirurgia. É chato, dói, incomoda, mas longe de ser pior do que noites seguidas sem dormir direito ou pior que as dores de uma amidalite. Sorvete, de todos s sabores e comida fria, aqui eu sugiro aquele purê bem molinho mas geladinho para amenizar a dor. Analgésico é sempre bem-vindo porque esta é a recuperação mais chatinha das três. Mas nada justifica não operar porque tem medo deste pós aqui, ok?

Minha opinião sobre a cirurgia: tem indicação? Faça o quanto antes, a recuperação é sempre mais rápida e melhor quando eles são pequenos. Outros prejuízos podem vir com o adiamento da cirurgia ou até mesmo sequelas irreparáveis como fala, desenvolvimento neuro linguístico entre outros.

Tem medo de anestesia geral? Leia mais a respeito, existem inúmeros sites sobre saúde que vão constatar o que já relatei acima. Converse muito com o médico, se ainda estiver inseguro, peça para falar com o anestesista.

Está com medo do pós operatório? Garanto a você que é muito mais fácil e indolor que as inúmeras madrugadas em claro e as inúmeras idas ao PS que te levaram até a indicação da cirurgia em si.

Espero ter ajudado.

39 comentários

  1. Avatar
    laricelima disse: em 06.02.2017

    minha filha de 2 anos e 4 meses vai operar de adenoide e confesso que depois de ler seus comentários fiquei mais tranquila….

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 07.02.2017

      Fico feliz que tenha lhe ajudado de alguma forma! Um ótima cirurgia para a sua pequena!

      1. Avatar
        Vivian respondeu: em 15.05.2019

        Gabriela, seus filhos colocaram tubo de ventilação nos ouvidos?

        1. Avatar
          Gabriela Gama respondeu: em 25.05.2019

          Sim colocaram, Olivia inclusive 2 vezes!

          1. Avatar
            Lilian respondeu: em 07.01.2020

            Nossa me ajudou demaisssss
            obrigada ,Deus abençoe .

          2. Avatar
            Gabriela Gama respondeu: em 18.01.2020

            😉

  2. Avatar
    Márcia Mendes disse: em 19.06.2017

    vamos passar por essa cirurgia aqui também estou bem anciosa, vc teve q fazer exame pré cirúrgico porque a Otorrina só pediu consulta com anestesista

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 19.06.2017

      Olá, se ele encaminhou ao anestesista, este pedirá os exames. Geralmente um eletro e um hemograma e coagulograma. Nada além disso.

    2. Avatar
      THAMIRIS respondeu: em 10.12.2019

      Meu filho vai fazer as três cirurgias e depois de ler seu depoimento, fiquei mais tranquila… obrigado pela positividade

      1. Avatar
        Gabriela Gama respondeu: em 18.01.2020

        🙂

  3. Avatar
    Valdete disse: em 28.07.2017

    Olá minha filha está no pós operatório e confesso foi muito tranquilo e a diferença já ja é invisível . Não ronca mas (tenho que me acostumar com isso agora), está com uma fome de Leão. Brinca , pula, grita…nossa cabeça que cria muitas expetativas.

  4. Avatar
    Filipa Teixeira disse: em 08.11.2017

    A minha filha foi operada no dia 6 e a recuperação está sendo um pouco difícil, não quer comer, mas já está a melhorar com um pouco de paciência tudo se consegue

  5. Avatar
    Lilian disse: em 05.02.2018

    Minha filha sera operada daqui a 3 dias , espero q ela fique bem , confesso que estou apreensiva , e com muita dó, mas quando vejo ela dormir com a boquinha aberta e roncando , penso que sera o melhor p ela , que Deus abençoe a cirurgia ..

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 16.02.2018

      Como foi a cirurgia?

  6. Avatar
    Guida disse: em 30.03.2018

    Estava com muito medo da anestesia,principalmente pq ela tem colinesterase baixo (ñ produz uma enzima)q tem a ver com o tempo de volta da anestesia…mas conversei com o anestesista e só permiti ser feito depois q eu estava com todas as duvidas esclarecidas.
    O pós ta sendo complicado, principalmente pq o antibiótico q pinga no ouvido ,ela disse q dói demais…no 3 dia voltamos ao médico pq ela teve muita tosse…o negócio é ter paciência e pedir a proteção divina!

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 09.04.2018

      Melhoras para o seu pequeno. Dependendo do remédio, ao pingar no ouvido, causa tontura, aqui a orientação era aquecer um pouco com as mãos. Ajudou bastante, converse com seu médico e me;horas pro pequeno!

  7. Avatar
    Carina disse: em 20.04.2018

    Oi Gaby!!! Minha pequena acabou de operar aí no Hospital Municipal de Barueri e pesquisando sobre o pós cirúrgico achei essa postagem no seu blog rs Hoje é o terceiro dia pós cirurgia de retirada das amígdalas e adenóide e ela está muito bem, de ontem para cá o nariz congestionou um pouco o que é normal, mas nem remédio para dor ela está tomando. Eu confesso que tinha o medo da anestesia geral, principalmente porque minha filha é asmática, mas a cirurgia foi muito tranquila e sem dúvida a qualidade da respiração dela e consequentemente da vida dela será outra. Eu trocava a roupa dela várias vezes durante a noite de tanto esforço que ela fazia para respirar, agrava muito a asma dela. Agora tenho certeza que ela será muito mais saudável.

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 08.05.2018

      Aqui foi um divisor de águas Cá!!! Como está a pequena?

      bj bj

  8. Avatar
    Vanessa Cristina disse: em 17.07.2018

    Meu filho vai operar amanhã nariz garganta ouvido ele tem 4 anos estou muito nervosa nem durmo mais a noite meu maior medo é a anestesia semana retrasada o anestesista não liberou pois estava gripado na consulta de ontem liberou ele está sem tosse mas o nariz muito trancado.
    Já me deu até vontade de desistir meninas😥

  9. Avatar
    Marcela disse: em 27.07.2018

    Obrigada pelo relato!
    Aqui minha filha de 18 meses se encaminhando possivelmente para uma cirurgia tripla.
    Tenho uma dúvida bem grande em relação ao pós operatório, pois minha filha ainda mama no peito. Pode mamar no peito depois da cirurgia? Pq leite sei que pode…

  10. Avatar
    Camila disse: em 10.08.2018

    Oi boa tarde li seu posto antes da cirurgia do meu filho ele fez adenóide amídalas e tubo de ventilação. Ele tem 2 anos e tá se recuperando super bem a cirurgia durou 2 horas e tá sendo muito tranquilo em casa obrigada pela suas dicas um super beijo

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 16.08.2018

      Que bom saber disso!

      bj bj

  11. Avatar
    Priscila disse: em 03.09.2018

    Meu filho de 9 anos operou essa semana e ocorreu tudo bem graças a Deus apenas a recuperação é pouco chata pois é difícil manter eles em repouso… Mas super indico.

  12. Avatar
    Patrícia disse: em 12.09.2018

    Olá.. minha filha fez a cirurgia das amidalas, adenóide e colocação do dreno nos dois ouvidos, hoje já tem 6 dias come tudo, porém de 4 em 4 hs sente muitas dores no ouvidos, é normal ? 3 aninhos ela tem…

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 03.10.2018

      Sugiro leva-la ao otorrino para saber melhor!

  13. Avatar
    Elaine disse: em 02.10.2018

    O meu filho está recuperando cirurgia adenoide. Não dá para acreditar o quanto ele está bem. Está respirando bem. Dormindo bem. A Medica já tirou 2 remédios que ele usava constante. Super tranquila a cirurgia. Ele já está comendo até mais. Graças a Deus

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 03.10.2018

      Que coisa boa né?

  14. Avatar
    VANESSA disse: em 25.10.2018

    Meu bebê irá fazer a cirurgia do ouvido e adenóide. Estou morrendo de medo 😪😪

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 24.11.2018

      Vanessa, não se desespere. É um cirurgia simples com tantos ganhos na qualidade de vida!

  15. Avatar
    LETICIA DELMIRO DIAS disse: em 26.10.2018

    Minha filha fez a colocação do tubo de ventilação, tirou a adenoide e as amígdalas, isso em 06/2017 porém não via melhora na audição e roncos noturnos. Para falar a verdade o que não aconteceu mais foi ela ficar doente, o que já é um grande alívio.
    Hoje, 10/2018 depois de quase um ano após a cirurgia o médico confirmou a minha suspeita, não ouve melhoras na audição e terá que passar por outra cirurgia.
    O exame de Audiometria deu O.D 45antes 35atual – O.E 40antes 40atual
    O normal seria 25.
    Estou decepcionada e cansada, o que dá pra pagar no particular eu pago, porem ela é atendida pelo SUS.
    hoje ela esta com 6 anos …

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 24.11.2018

      Leticia, passamos pelo mesmo aqui. Olivia operou e depois de 6 meses precisou operar de novo pq caíram os tubinhos e ela encheu o ouvido de catarro de novo. Há 3 anos que não tem mais nada depois da segunda cirurgia, mas foi um susto por aqui!

  16. Avatar
    Delzinety disse: em 27.01.2019

    E agora não sei como vamos fazer, pois só de médico e hospital cobraram 10.240,00 estou de um jeito que não consigo pensar, minha irmã vai me levar em outra médica nessa terça-feira para saber se tem como fazer mas em conta ou pelo SUS alguma coisa. Pois o médico que levei ela já me disse que não tem como.

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 30.01.2019

      Eu pensaria em reuniria exames, e-mails e orçamentos e entraria com um processo. Aqui as cirurgias feitas no Einstein não chegaram em 7 mil. Um verdadeiro absurdo!

  17. Avatar
    Nataniele disse: em 25.04.2019

    Minha bebe tem 1 ano e 3 meses.
    Tambem tenho medo da anestesia, vai retirar a adenoite e por o dreno. A medica disse que vou gastar uns 5 mil e ja achei caro mas se for pra saude dela vale apena.

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 01.05.2019

      Nataniele, eu paguei mais do que isso há 4 anos atrás. Peça reembolso pelo plano se possível e tente a internação por ele. São diversos profissionais envolvidos e para que seja um bom médico, precis ter se especializado e estudado para isso. Isso também conta quando vamos avaliar um custo. Boa sorte!

  18. Avatar
    Queli disse: em 01.09.2019

    Olá! Tenho dúvidas sobre o percurso pós tubos de ventilação….banhos, idas a piscina e mar ainda serão possiveis?

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 02.09.2019

      São possíveis contanto que use algodão ou tampões de ouvido!

  19. Avatar
    Fabiana Filosi disse: em 13.01.2020

    Meu filho vai retirar a adenoide, amígdalas e vai colocar o carretel. Estava muito apreensiva principalmente por causa da anestesia. Sua experiência me tranquilizou muito. Obrigada

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 18.01.2020

      Fico feliz que tenha ajudado! Boa sorte!

Deixe seu comentário