E quando a mamãe fica doente?

Categorias: Comportamento Mães

mamae doenteMãe é a aquela que sempre dá conta de tudo, sabe onde está tudo. Tem o histórico de cada filho na cabeça, lembra das datas e acontecimentos importantes, das vacinas pendentes e a rotina de cada um. Mãe é aquela que no fim do dia tá exausta mas se sente incapaz de virar as costas e descansar enquanto não tiver certeza de que todos comeram, tomaram banho e estão prontos para dormir. E se no meio da madrugada eles acordarem, lá vai ela, doente ou não, com sono ou não, cansada ou não.

E quando a mamãe fica doente? No meu caso recém operada? É preciso planejamento ou ajuda de alguém que conhece a rotina da casa e geralmente essa pessoa não é o pai. Não que o pai seja omisso, ausente ou qualquer coisa do tipo, mas o pai geralmente cuida de outras coisas relacionadas à casa e à família e por passar o dia no trabalho, não sabe bem o que acontece no dia-a-dia de mercado, farmácia, dispensa, remédios etc. Às vezes uma amiga próxima pode ajudar bem nessa rotina, pelo menos de mercado. Eu aqui tive essa sorte!

Um das coisas que a gente precisa aceitar é que ninguém fará as coisas e nem cuidará dos nossos filhos como a gente cuida. Cada ser humano é diferente, com rotinas e tempos diferentes e isso influencia diretamente a forma de cuidar de outra pessoa ou da casa. Aqui em casa temos a Val nosso braço direito e esquerdo mas com um ritmo completamente diferente do meu, confesso que as vezes a tranquilidade dela me irrita, mas é justamente essa tranquilidade que equilibra o ritmo da mamãe ansiosa por aqui. Papai tem um ritmo diferente das duas, pouco sabe onde e como as coisas estão organizadas em casa, mas dá conta de tudo mesmo quando precisa  perguntar onde estão os pijamas, as fraldas e todo o resto.

Acontece que é quase impossível uma mãe ficar doente, precisar de repouso e conseguir segui-lo à risca. Por melhores e mais compreensivos que sejam os filhos, no fim é a mamãe que eles chamam. Na madrugada é a mamãe quem procuram e assim por diante. Quantas vezes desejamos virar para o lado e dormir enquanto a cabeça não parava quieta um segundo sequer? Quantas vezes levantamos no meio da noite para saber se a casa realmente está em ordem e os filhos bem cobertos?

E quando a mamãe fica doente? Ela precisa aceitar que outros farão tudo diferente dela, que todos sobreviverão e tudo vai ficar bem, mas ainda assim, ela não conseguirá descansar como se não houvesse filhos.

Não importa o quão eficiente seja a ajuda, a gente sempre acha que poderia fazer diferente. Mas olha a diversidade é boa e ajuda viu? Permita-se observar, permita que o pai seja pai sem ser o cara mandado pela mãe. Permita a dispensa arrumada de forma diferente, os filhos com pijamas na hora do passeio. Permita-se ser cuidada.

Quando a mamãe fica doente? A vida anda, acredite!

4 comentários

  1. Avatar
    Lele disse: em 26.04.2016

    Verdade! A gente tem mania de achar que nao precisa de ajuda ou que a gente faz melhor… mas se pediu repouso, precisa fazer MESMO!!!!
    bjs
    Le

  2. Avatar
    Gabis Miranda disse: em 26.04.2016

    Nossa, eu já tava ficando em depressão Pq não está a me encaixando nessa definição de mãe do início do texto ahahhahaha

    Mas é isso aí, precisamos de ajuda sim e de aprender a pedir ajuda! 🙂

  3. Avatar
    Barbara Sarkis disse: em 27.04.2016

    Por mais que não queiramos acreditar, as coisas em casa, com os filhos, em geral, fluem! Não do jeito que seriam, caso nós, Maes, tomássemos à frente, como você disse.

    Realmente contar com ajuda nesses momentos é fundamental!

    Beijos e melhoras, linda

Deixe seu comentário