Postectomia (Fimose), cirurgia e pós operatório em crianças

Categorias: Cuidados/Saúde Filhos

Acho que uma das preocupações das mães de menino, é a possibilidade do filho precisar operar a fimose. Muçulmanos, Judeus e alguns Cristãos, tem por tradição a circuncisão, poucos dias após o nascimento do filho. Por ser cultural, nunca pensei na possibilidade de circuncidar meu filho. Mas agora que ele está com 3 anos e precisou fazer a cirurgia, penso que se fosse feito logo após o nascimento, poderia ser mais tranquilo. Não a cirurgia não é nem um bicho de sete cabeças, mas também passa longe do paraíso, ô se passa.

Quem precisa fazer este tipo de cirurgia? Todos aqueles que tem a pele aderida sobre a glande e não consegue expo-la. Com a dificuldade na higienização, as chances de infecções recorrentes aumenta, além de causar desconforto, mal cheiro e na idade adulta, desconforto durante o ato sexual.

Vou falar um pouquinho da minha experiência com o Pedro, afinal de contas, melhor do que a teoria, é a prática.

Pedro desde pequeno sempre teve a pele do pênis super aderida, mesmo usando uma pomada específica e que faz verdadeiros milagres em algumas crianças, nunca conseguimos abrir a pele totalmente. Ele sempre reclamou na hora de limpar, abrir ou passar a pomada. Então já sabia que hora ou outra ele precisaria fazer essa cirurgia. Eu não tenho medo de cirurgia, anestesia geral e nem nada disso. Então, assim que passamos pela cirurgia do ouvido dele e que ele completou 3 anos, conversei com a pediatra e achamos que seria hora de levá-lo a um urologista para fazer uma avaliação mais detalhada e ver qual o melhor tratamento ou momento para operá-lo.

Optamos por levar ao urologista que atende meu marido. Ele é bastante disponível e um bom médico. A avaliação levou 2 segundos. Como já imaginávamos, a pele estava tão aderida e sem nenhuma chance de melhora, que o caminho era a cirurgia. O médico explicou detalhadamente como seria a cirurgia, o pós operatório e também disse que o Pedro estava numa ótima idade para operar. Durante a consulta, o urologista sugeriu que operássemos também a hérnia umbilical que o Pedro tem desde bem pequeno. Disse que poderia aproveitar a anestesia e resolver as duas questões numa só cirurgia. Para isso ele chamaria uma cirurgião pediátrico que trabalha com ele. Como a cirurgia da hérnia em conjunto com a fimose já havia sido sugerida pela nossa pediatra, achamos por bem, aceitar a indicação.

Saímos de lá com o pedido de exames e a cirurgia previamente agendada para os próximos 15 ou 20 dias. A data exata dependia das autorizações junto ao convênio. Como deu tudo certo, marcamos o procedimento num hospital de grande porte e num sábado, assim o papai poderia estar integralmente conosco. Sobre o hospital, escolhemos pela qualidade da ala pediátrica. Mesmo sendo uma cirurgia simples, nada como poder contar com uma boa estrutura. Acho que isso ajuda o psicológico dos pais.

Jejum em criança é sempre mais complicado, então a cirurgia foi marcada para as 7 horas da manhã. Como precisávamos chegar as 5 horas no hospital, solicitamos uma entrada antecipada para pernoitar no hospital. Isso é bem comum e simples, geralmente os hospitais liberam a internação após as 21 horas da noite anterior para que o paciente possa descansar e estar pronto no horário. Pedro adorou passear pelo hospital com as enfermeiras, medir a temperatura e claro, subir e descer a cama pelos botões. Foi uma noite tranquila e logo cedinho Pedro foi para a sala de cirurgia.

pedro pos cirurgiaAlguns hospitais, incluindo o que estivemos, permite que o pai ou a mãe acompanhem o filho até o centro cirúrgico e saia somente depois da sedação. Garanto que isso ajuda mais os pais do que os próprios filhos a ficarem tranquilos. A cirurgia durou aproximadamente 1 hora e assim que terminou, fomos chamados para conversar com a equipe médica. Depois disso, pude entrar para ficar com ele na sala de recuperação pós cirúrgica. Eu já havia passado por esta experiência quando o Pedro operou o ouvido e eu sabia que no momento em que acordasse, ficaria agitado. Ainda confuso e sem entender o que estava acontecendo, Pedro acordou querendo levantar e arrancar os fios de monitoramento e o acesso da veia. 10 minutos de tensão e ele voltou a dormir tranquilo. Quando acordou, agora menos desorientado, me deu a mão e chamou pelo papai.

Achei que ele fosse dormir o dia todo, mas achegou super acordado no quarto e foi logo pedindo um suco de uva. Bebeu e logo almoçou. Brincou com sua Kombi e assistiu alguns desenhos. A alta estava programada para as 16 horas, mas para isso ele precisava ter se alimentado bem e feito pelo menos um xixi.

Eu queria poder pular a parte do xixi, mas este post não ficaria completo. Bem, o Pedro depois de um tempo, começou a ficar incomodado com o curativo e começou a reclamar. As enfermeiras trocaram o curativo para deixa-lo mais confortável e ver se o xixi vinha logo. A essa altura ele já tinha tomado, duas mamadeiras de uns 300 ml cada, 2 sucos de uva de caixinha, comido gelatina, tomado iogurte e mais umas bolachinhas. A barriga dele já estava enorme e a bexiga pra lá de cheia.

Levamos ele no banheiro, ligamos o chuveiro, o papai fez xixi, mamãe cantou, lavou os pézinhos dele e nada do bendito xixi aparecer. Ele estava super inquieto e toda vez que o xixi ameaçava sair ele segurava o quanto podia e começava a chorar. Respira fundo, volta pra cama, canta mais um pouco, põe uma fralda (sim o Pedro ainda usa fralda) e deixa ele se distrair com a TV de novo. Algum tempo depois, ele resolveu dormir. Eu achei ótimo, porque sabia que ele relaxaria e uma hora o tão esperado xixi iria aparecer.

Poucos minutos depois de adormecer, Pedro acordou suando e chorando, estava começando a fazer xixi e ele já não conseguia mais segurar. Ficou assuntado, chorou bastante, mas assim que terminou, ficou muito aliviado. Xixi feito, hora de ir para casa.

Levantamos acampamento e pedimos o carro. Eu já estava meio desesperada com a idéia do Pedro ficar desconfortável na cadeirinha, afinal o cinto fecha bem na região da cirurgia. Deitei a cadeira o máximo que pude, afrouxei um pouco o cinto e ele mesmo pediu que eu travasse o cinto. Dormiu do hospital até em casa.

Chegamos com as receitas, atestado, e as orientações para fazer o curativo em casa. Suei frio só de pensar. Alguns minutos em casa e o Pedro começou a chorar de novo. Percebemos que ele queria fazer xixi. Tiramos a fralda e deixamos ele em pé no box do banheiro. Enquanto fazia xixi reclamando, o curativo caiu. Meio sem saber como fazer, limpamos e levamos ele pra cama. Hora de fazer o curativo sozinhos.

Me lembrei da aula que recebi na maternidade de como dar banho em bebê e saquei que seria impossível seguir as instruções do médico. A idéia inicial era fazer um curativo fino e bem firme para não molhar a cada xixi e assim trocar menos o curativo. Fiz bem ao contrário. Botei uma gaze grande, enchi com a pomada receitada, coloquei bem frouxo e cobri com a fralda. Logo depois Pedro fez outro xixi, desta vez reclamando bem menos. Tirei o curativo em 2 segundos, limpei e coloquei um novo que ficou ainda melhor.

Um dia depois da cirurgia, o xixi já saiu quase sem reclamação. Pedro ficou bastante tempo sem curativo e fralda e isso ajudou a ventilar e deixa-lo confortável. Papai fez compressa de gelo e rapidamente a região desinchou. Uma semana de repouso e vida normal.

Ahhhh, e sobre a hérnia. Juro se não fosse o curativo impermeável branco no meio da barriga, eu já teria até esquecido que ele fez essa cirurgia. Será que vale um post sobre ela também?

Postectomia cirurgia da fimoseVale lembrar que cada criança tem um nível de tolerância a dor e ao desconforto e que o pós operatório varia muito de um para outro, mas ainda assim afirmo que é uma cirurgia tranquila e que eu recomendo a todas as mamães que estão nervosas, sem dormir e morrendo de medo do que possa acontecer. Acreditem, tem momentos de desconforto e choro, mas é suportável e mais tranquilo do que se pensa.

Pedro se comportou super bem, da internação até a alta. Em casa brincou e dormiu bem desde o primeiro momento.

A recuperação total aconteceu em 30 dias. Durante a primeira semana Pedro ainda reclamava para fazer xixi, mas depois disso nem lembrou da cirurgia, mas esse tempo foi necessário para a cicatrização dos pontos e da pele que fica muito sensível.

153 comentários

  1. Avatar
    Jaqueline disse: em 18.02.2016

    Bom dia li a sua mensagem achei bem legal, meu filho não tem fimose já fui até no urologista e disse a mesma coisa que os pediatras mais a pele do pênis dele não abre já passei a pomada e não descola confesso q estou bem nervosa em pensar que ele vai ter que ir para sala de cirurgia para descola.

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 18.02.2016

      Já cogitou procurar um novo urologista? Talvez uma segunda opinião te ajude. Fique tranquila a cirurgia é simples o pós é chatinho mas nada alarmante!

      1. Avatar
        Jocyana respondeu: em 30.12.2018

        Oie qual a pomada vc usou.? E como vc limpava pq meu filho mao deixa … E para banhar chora muito. Nem pego.. Pq chora.

        1. Avatar
          Edivania respondeu: em 05.03.2020

          Meu filho fez ontem as duas cirurgias qual pomada vc usou no seu filho

    2. Avatar
      Luanna respondeu: em 10.09.2018

      Boa tarde meu filho vai fazer quarta feira , com quantos dias os pontos caíram ?

      1. Avatar
        Gabriela Gama respondeu: em 03.10.2018

        Aqui levou umas 3 semanas!

  2. Avatar
    Luciana disse: em 18.02.2016

    oiee Gabi.
    Faz sim um post sobre hérnia umbilical. meu filho tem 1 ano e 2 meses e tem hérnia. dizem q até 3 anos fecha mas sei la… fala ai como foi…
    bjsssd

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 18.02.2016

      Tá bom então ?

    2. Avatar
      Jérsica respondeu: em 05.01.2020

      Como é feita a sedação? Vc acompanhou seu filho? É tranquilo?
      Meu filho vai precisar fazer essa cirurgia, mas tô muito aflita.😢

      1. Avatar
        Gabriela Gama respondeu: em 18.01.2020

        Geralmente começa pela inalação e somente depois é feito o acesso venoso. Fique tranquila!

    3. Avatar
      Edivania de Souza Vieira Eller respondeu: em 05.03.2020

      Preciso comprar uma pomada a estesica e sente muita dor pra fazer xixi

  3. Avatar
    Lia Gomes disse: em 24.03.2016

    Que bom que o pós do seu filho não foi muito problemática…mas gostaria de lembrar às mamães que a postectomia não é a única opção quando pomada não funciona:
    a prepucioplastia tem um pós mais tranquilo, e tem a vantagem de não amputar todo o prepúcio (só alarga um pouco o diâmetro do anel).

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 26.03.2016

      Lia, funciona quando o prepúcio não está aderido à glande, no caso do Pedro não tinha como pois estava aderido até o meato!

      1. Avatar
        Lia Gomes respondeu: em 07.04.2016

        Para esses casos (adesões), existe uma tecnica chamada MEAL que desfaz o descolamento de maneira nao-invasiva: http://www.fimose.org/cirurgia-e-outras-alternativas.html
        De qualquer forma o importante e’ que ocorreu tudo bem … um beijo, adoro seu blog.

  4. Avatar
    Aline disse: em 06.08.2016

    Olá, Gabriela. Qual foi a técnica da cirurgia? Meu filho acabou de ser operado e tá sendo tāo tenso que fico me questionando se fiz a coisa certa… que calvário! :/

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 06.08.2016

      Aline, aqui foi retirada a pele, cortada e depois dado ponto. Alguns usam um anel mas não conheço direito. A primeira semana é difícil, a segunda tbm. Depois vai melhorando.
      Sim vc fez a coisa certa, se ele tinha indicação cirúrgica, vc fez a coisa mais do que certa.

  5. Avatar
    Catia Oliveira disse: em 28.09.2016

    Olá, faremos a do nosso pequeno amanhã. Foi bom ler seu post. Mais coração de mãe a mil…

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 29.09.2016

      Espero que tenha corrido tudo bem! Boa recuperação pro pequenino!

  6. Avatar
    Celia Carvalho disse: em 20.10.2016

    Bom dia Gabriela, fiz essa cirurgia em meu filho quando ele tinha 3 anos hoje esta chegando aos 12. Esteticamente não ficou legal, desde a cirurgia levei ele em um bom cirurgião pediátrico e ele me explicou que é normal e que quando ele virar adolescente mudaria a aparência. È assim mesmo? Sabe de relatos de pessoas adultas que ficaram bem? Minha preocupação é a cabecinha dele pois ele em breve se torna um rapaz e pode se sentir diferente. (a aparência ficou com o glande bem exposto que seria o normal mas o prepúcio ficou bem recolhido fazendo com que o pênis fique com a aparência bem pequena.) me indica algo? obrigada.

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 20.10.2016

      Celia, eu tbm questionei o médico sobre a estética. Ele explicou que existem algumas medidas e dependendo da aderência, é difícil saber como ficará o resultado. Aqui tbm não ficou maravilhoso. Precisamos esperar ele crescer e se achar necessário, uma plástica. eu acho uma região delicada e por isso vou deixar que meu filho decida se vai querer ou não fazer.

      1. Avatar
        Leila Galvão respondeu: em 03.06.2017

        Oi fiz a cirurgia em meu filho fazem sete dias r ainda está muito inchado é normal??? Levei ele sexta feira no retorno a medica disse que estava OK mas hj parece que está mais inchado

        1. Avatar
          Gabriela Gama respondeu: em 14.06.2017

          Aqui o pós operatório foi bem difícil, durou mais ou menos 40 dias. Na d;uvida, volte no médico!

        2. Avatar
          Dai respondeu: em 02.11.2017

          Fiz s cirurgia do meu filho a 2 dias e esta muito inchado tbm. Quanto tempo demorou p voltar ao normal? Estou muito aflita. Obrigada.

          1. Avatar
            Michele respondeu: em 29.10.2019

            Meu filho vai fazer cirurgia de hérnia umbilical e fimose. Foi convidado para ser pajem no dia seguinte. Será que ele vai estar bem recuperado?

  7. Avatar
    Patricia disse: em 26.10.2016

    Meu Pedro tem um ano e o cirurgiao pediatrico ja fez a indicação para cirurgia.
    Vou escutar a opniao de outro profissional mas estou super aflita…

  8. Avatar
    Isabella disse: em 25.11.2016

    Oí, meu filho fez ontem está sendo tranquilo mais hoje na hora do banho foi tenso , o médico não receitou pomada . Será que é necessário ? Só antibiótico e remédio para dor e compressa de gelo . Mais quando vou dar banho ele fala banho não mamãe , meu piu piu está doendo .

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 26.11.2016

      Aqui usamos Nebacetin por uma semana e depois a vaselina para lubrificar e não machucar ou grudar na fralda ou cueca. Também usamos curativo por alguns dias. Fale novamente com o médico.

    2. Avatar
      Simone respondeu: em 28.04.2017

      Meu filho tem 4 anos, operou tem 3 dias o anel caiu sozinho , gostaria de saber se é normal estou apavorada.

      1. Avatar
        Gabriela Gama respondeu: em 28.04.2017

        Ligue para o médico. Aqui foi com ponto e não com anel. Abs

        1. Avatar
          Fabiana Gonçalves Campos duraes respondeu: em 07.08.2019

          Gostaria de saber se é normal o anel soltar aos poucos meu filho tem 4anos e tem 19dias que fez a cirurgia

          1. Avatar
            Gabriela Gama respondeu: em 11.08.2019

            Olá, aqui a cirurgia foi com pontos então não sei te responder. Sugiro conversar com o médico sobre esta fase.

      2. Avatar
        Vanessa respondeu: em 03.09.2018

        Sim é normal.

  9. Avatar
    Kawane Camila Gomes Magalhães disse: em 10.01.2017

    Boa noite
    Meu filho de seis anos fez esta cirurgia ontem.
    No caso dele tenho de expor a glande quatro vezes ao dia e isto tem sido um sofrimento para meu filho.
    Estou passando pomada anestésica para diminuir a dor pois está inxado e ele reclama de dor.
    Está tomando antibiótico e remédio para dor.
    No seu caso não precisou expor a glande?

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 11.01.2017

      Olá, depende do tipo de cirurgia. Aqui a pele foi cortada então a glande fica automaticamente exposta. O seu caso deve ter aberto a pele para com ela mesmo poder expor ou não. Essa segunda técnica quase não é mais utilizada e eu sei praticamente nada dela.

  10. Avatar
    Marcia disse: em 30.01.2017

    Bom dia! Qual o nome da pomada que você usava para descolar a pelinha?

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 04.02.2017

      Postec.

  11. Avatar
    Karina disse: em 13.02.2017

    Olá Gabriela,faz 2 semanas que meu filho de 7 anos fez a postectomia. Foi tranquilo,mas agora apareceram umas fissuras,e ele está com medo na hora do banho,de sentir dor. Aconteceu com vocês?

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 14.02.2017

      Aqui a pela estava tão aderida, que ficou horrível por um mês, mas depois passou. Aconselho falar com o médico.

  12. Avatar
    Edilania disse: em 15.02.2017

    Olá
    Meu filho passou por essa cirurgia dá fimose,porém no sexto dia sangrou,estou apavorada o que fazer ?
    Ainda está sangrando mas só um pouco quando ele faz xixi, coloram um anel ,tá muito estranho ,estou preocupada demais.

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 15.02.2017

      Sugiro conversar com o médico! Melhoras pro seu pequeno!

  13. Avatar
    Fabiana disse: em 16.02.2017

    Olá Gabriela, nesse exato momento meu filho de 1 ano e 5 meses está fazendo a postectomia. Fiquei mais tranquila depois do seu post!
    Obrigada!

  14. Avatar
    Paloma da silva disse: em 24.02.2017

    Olá, meu filho Davi de 3 anos vai fazer a postectomia. Gostaria de saber quantos de atestado para eu acompanhar meu filho?

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 25.02.2017

      Considere, ficar com ele uma semana em casa.

  15. Avatar
    Ka disse: em 11.05.2017

    Olá meu filho de 4 anos fez a cirurgia faz 5 dias e hj sangrou é normal?

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 15.05.2017

      Aqui, tivemos sangramento por um tempo tbm. Na dúvida, fale com o médico!

  16. Avatar
    Mônica Vieira disse: em 19.05.2017

    Meninas bom dia!
    Tentei usar Postei por 4 vezes mas não deu ela segundo ele aquecia.. não sei se ocorre com todos ou se teve sensibilida de. .. urina cá na roupa… na escola se constrangia… já está com 5 anos. Passaremos com cirurgião na terça congesso estar com medo e ele tá mas não falo nada.

  17. Avatar
    Tauane disse: em 22.05.2017

    Meu filho tem 2 anos e 2 meses. Ele vai fazer a cirurgia amanhã. Tô apavorada. Mas pelo seu relato tô menos pior! É tranquilo mesmo? Tô confiante que tudo dará certo! Bjs

  18. Avatar
    Kelly disse: em 08.06.2017

    Meu filho fez cirurgia a 1 semana e começou a inchar e ficar vermelho e agora?

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 14.06.2017

      Fale sempre com o médico.

  19. Avatar
    Daiane disse: em 14.06.2017

    Olá. Meu filho tem 03 anos. Só faz xixi se tiver de fralda, pede pra colocar…será que após a cirurgia ele poderá usar a fralda? Tenho medo dele ficar prendendo.

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 14.06.2017

      O meu operou ainda usando fralda e achei que foi até melhor. Passamos pomada, colocamos o curativo e a cada xixi trocávamos tudo.

  20. Avatar
    Bianca Malaquias de Noronha disse: em 22.06.2017

    Olá Gabriela! Meu filho fez a mesma cirurgia que o seu, está sendo bem tenso ?. Ele fez a cirurgia dia 19 segunda feira e o aniversário dele é dia 8 de julho, os convites da festa já foram enviados. Será que ele estará pronto pra uma festinha ou não,? Como mãe o que vc acha?.

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 27.06.2017

      Olá, desculpe a demora. Acho que estará sim, mas não 100%. Vai dar tudo certo. Aqui foi bem tenso tbm!

  21. Avatar
    Camila disse: em 08.07.2017

    Obrigada me ajudou eu to super preocupada daqui duas semanas meu filho vai fazer também. Minha maior preocupação É anestesia espero fica bem tranquila o mais rápido possível 🙁

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 08.07.2017

      Foi-se o tempo em que a anestesia era um risco. Fique tranquila!

  22. Avatar
    Fabiane disse: em 16.07.2017

    Oi Gabriela meu filho tem 8 anos vai operar dia 20 agora To aflita, mas seu post conseguiu me tranquilizar um pouco, ele irá fazer igual a do seu filho…bjos

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 19.07.2017

      Boa sorte amanhã!

  23. Avatar
    Mama disse: em 17.07.2017

    Gostaria de contribuir com minha experiencia… Meu filho de 3 anos fez a postectomia ha 10 dias. Cirurgia tranquila, mas o pos operatorio esta sendo muito dificil. Apos 1 semana, ele ainda tem dificuldade de por cueca e calca, entao praticamente nao esta saindo de casa. Mas o pior é que a recomendaçao medica é lavar o penis com agua e sabao, expondo a glande e desgrudando os pontos que possam estar grudados a ela. Esse processo tem sido um verdadeiro terror, meu filho sofre demais. O medico disse que os pontos deverao cair sozinhos em 60 dias, entao entendo que ate la teremos que praticar essa tortura com ele. Se alguem perguntar se eu recomendo essa cirurgia, diria que se nao for urgente, deixar para fazer com a crianca mais velha, para que ele entenda a importancia de limpar, passar pomada, etc.

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 19.07.2017

      Aqui a orientação era não mexer e nem puxar nada, apenas lavar com água e sabão. Eu prefiro a cirurgia precoce porque com o passar dos anos a ereção passa a ser mais frequente, causando muito mais dor. Melhoras pro pequeno!

  24. Avatar
    Thuani disse: em 03.08.2017

    Em dez dias apos a cirurgia ja pode pular? O médico te disse algo?

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 03.08.2017

      Aqui tivemos um espoleta a partir do terceiro dia! Acho que a dor é a única coisa que os mantém quietos rsrs

  25. Avatar
    Thais disse: em 07.08.2017

    Oi gênte.. meu filho operou dia 19/04 e aí após 3 meses o anel desgrudou da frente e grudou na lateral.. gente meu filho nem andava,qndo vimos abaixo desse anel estava uma ferida,igual um necrose.. fizemos pq foi urgente,estava tendo inflamações,mais me arrependo pois hj ele ainda dá muito trabalho gente p tomar banho.. colocar a cabecinha o fora p limpar… Chora demais.. e na vdd esteticamente ficou feinho… Estranho.. a pele qndo vai p trás fica super grossa… Mais alguém? ??

    1. Avatar
      Ludmila respondeu: em 16.11.2017

      Meu filho também não consegue limpar. Volta e meia inflama. Parece que o pênis ficou pequeno e qndo arregassa fica a pele grossa. Vou ter q voltar com ele na médica. Ele sofre muito, não consegue limpar. Já fiz de td. Toda psicologia necessária… conversei… mas ele diz q doi muito. Tenso

  26. Avatar
    Carla disse: em 22.08.2017

    Oi
    Me identifiquei tanto com seu post.
    Meu filho fará hérnia e fimose agora.
    Uma semana depois,teremos um evento familiar.
    Como foi a recuperação do seu filho nesse tempo? Ele usou fralda desde que saiu da cirurgia ou ficou sem usar?

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 23.08.2017

      Recuperação lenta. Sim usou fralda já no hospital.

  27. Avatar
    Carla disse: em 30.08.2017

    Olá

    Meu filho tem 3 anos, irá operar da Fimose dia 18/09 confesso que estou muito preocupada.Quando li seu post me acalmei, mas resolvi ler os comentários me desesperei de novo.

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 04.09.2017

      O pós operatório é chatinho, mas aqui em todo o tempo tivemos o respaldo médico. Certifique-se de que seu médico está a disposição em caso de urgências ou dúvidas!

  28. Avatar
    Rosilandia Rodrigues disse: em 03.10.2017

    Boa noite
    Meu filho tem 5 anos e fez á cirurgia a dois meses, no início é meio chatinho mesmo, mas passa rápido!
    O ruim é agora que tenho que ficar baixando a pele pra limpar, ele não deixa de jeito nenhum, diz que dói, levei ele na pediatra que o operou, ela disse que tem que limpar a força, por que senão vai grudar de novo.Todo dia é uma briga pra limpar, ele grita, chora, e meu coração fica partido

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 03.10.2017

      Eu não sei o nome da técnica, mas o que foi feito foi descolar e abrir a pele que fica em volta da glande. Esta técnica não é mais muito utilizada justo pelo risco de voltar a aderir a pele. Aqui retiramos parte da pele além de descolar. A glande fica exposta não necessitando desta manobra. Boa sorte!

    2. Avatar
      Ludmila respondeu: em 16.11.2017

      Tamos juntas… o meu já operou a quase 2 anos e ele nao

  29. Avatar
    Tamara disse: em 05.10.2017

    Oi, Meu filho de 2 anos e 4 meses fez hoje a cirurgia pelo mesmo procedimento do seu bebê. A dra. Haviae dito na consulta que a recuperação seria de 15 á 20 dias. Porém ela me deu um atestado hoje de 5 dias. Temos retorno na segunda feira. Sera que ela me da outro atestado de mais dias? Pois não posso mandar meu filho para escolinha com apenas 7 dias de cirurgia.

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 05.10.2017

      Acredito que vc consiga sim mais um tempo. Pedro foi para a escola 5 ou 6 dias depois, foi tranquilo!

  30. Avatar
    Manoele disse: em 08.10.2017

    Oi, meu filho tem 4 anos e fez a cirurgia pra fimose e o médico receitou uma pomada mas não me disse nada sobre ter q limpar ou oq fazer … Alguém me ajuda .. oq eu faço? Eu limpo mas não sei se é certo q tenho medo que piore se tiver fazendo errado

  31. Avatar

    Meu filho fez a cirurgia da finos e dia 05.10.17 ao acorda foi bem difícil ele ficou desesperado só tem 2 aninhos , fiquei despertada ao ver ele chorar ao vim pra casa foi mais difícil ao passar esses dias ontem a noite sangrou na cuecinha hoje pela manhã sangrou novamente fiquei bem assustada e não consigo falar com o médico. Me ajudem ?

  32. Avatar
    Rafaela de Paula disse: em 15.10.2017

    O seu filho ainda usa fraldas e eles fizeram a cirurgia? Que sorte! Pq o meu só usa fraldas a noite e eles n querem fazer até q ele saia das fraldas totalmente…

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 28.10.2017

      Sim e afirmo dizer que a fralda foi uma aliada e não uma inimiga.

  33. Avatar
    Ariane disse: em 15.10.2017

    Meu filho opera amanha e eu tô nervosa. + esse poster me ajudou a entender como vai ser. Espero q ocorro td bem comonfoi c Pedro. Amem

  34. Avatar
    Adriana disse: em 25.10.2017

    Olá, hoje 24 horas depois da cirurgia, fiz o curativo em casa, mas não consigo puxar a pele,pois ele chora muito e tem medo, o que faço e como fazer esse procedimento me ajudem por favor

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 28.10.2017

      Adriana a que fizemos aqui foi de retirada da pele e este procedimento de puxar não foi necessário. Preferimos a outra opção até pelo pós operatório.

  35. Avatar
    Vany disse: em 01.11.2017

    O meu operou quantos dia pra desinchar e ele não para queto hj tá com 8 dias

  36. Avatar
    Juliana disse: em 24.11.2017

    Oie Gabi meu filho tem 3 aninhos e vai operar na quarta feira estou um pouco nervosa. Como fica depois dos pontos cair?fica normal ou fica pra fora?

  37. Avatar
    Suelen disse: em 06.12.2017

    Boa tarde Meninas,
    Então meu filho tem 9 meses e nos próximos dias ele fará essa tão temida cirurgia, em conversa com a cirurgiã ontem chegamos em acordo e resolvemos q é o melhor a se fazer pra ele. A cabecinha dele inflama muito e com isso fica muito exposta ,já tentei várias pomadas, massagens no banho e nada. Confesso q estou muito nervosa desde ontem, mas tenho a confiança q dará tudo certo.

  38. Avatar
    Mayara kerlly disse: em 24.12.2017

    Meu filho fez a sirurgia de fimose já, tem uma semana hoje acordou com o pintinho inchado é normal o que faço, qual remédio devo dar.

  39. Avatar
    Elaine disse: em 25.12.2017

    Boa noite!
    Gostaria de saber se é normal ficar um pouco de pomada seca em cima do pênis, meu filho fez a cirurgia tem uma semana

  40. Avatar
    Akacia disse: em 26.12.2017

    Qual foi a pomada utilizada no pós-operatório? Meu filho operou tem 1 semana o médico recomendou lavar com água e sabão apenas, porém, continua bem inflamado, acredito que uma pomada ajudaria nesse processo para melhorar a inflamação.

  41. Avatar
    JANAINA SILVANA SOARES disse: em 18.01.2018

    Oi boa tarde Gabriela, seu post me deu uma força! Muito obrigada!A cirurgia do meu Davi foi rápida e sem problemas mas ainda estamos sofrendo como o pós operatório … bjinhos

  42. Avatar
    Larissa Silva dos santos disse: em 23.01.2018

    Olá meu nome é Larissa meu filho tem 5 anos desque nasceu ele tem fimose a médica passou pomada mais não adiantou levei ele na pediatra ela pediu os exames pra encaminhar pra cirugia estou com muito medo da recuperação de ele sentir dor estou com muito medo .

  43. Avatar
    angela disse: em 09.02.2018

    meu filho fez a operação a um mes e quer ir na piscina tem algum problema.o urologista dele esta viajando

  44. Avatar
    soraya souza disse: em 20.02.2018

    Oi! E la estou eu aqui pesquisando sobre o assunto, com insonia ansiedade. Meu filho vai operar quarta feira. Confesso que ao ler seu post fiquei um pouco mais tranqila, mais ao ler os comentarios me desesperei de novo.

  45. Avatar
    soraya souza disse: em 20.02.2018

    Meu filho tem 3 anos.. E se nao me engano ele fará o uso do anel. Espero que eu consiga tirar de letra tbm e que ocorra tudo bem na cirurgia pq estou uma “pilha de nervos”
    Obrigada pelo seu depoimento.ja me ajudou a entender como sera o pos operatorio.

  46. Avatar
    Patricia disse: em 05.03.2018

    olá! vc me ajudou muito, meu filho irá fazer próxima sexta, é Pedro tbm estou bastante tensa….principalmente com o pós operatório. Se Deus quiser vai dar tudo certo

  47. Avatar
    Denise disse: em 08.03.2018

    Meu filho fez a cirurgia e depois de 5 dias ele está vomitando será q e normal

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 29.03.2018

      Procure seu médico, ele é a melhor pessoa para cuidar do seu pequeno!

  48. Avatar
    Samira Carvalho disse: em 13.04.2018

    Ola boa noite!!!
    Meu filho (8 anos)operou da Fimose ha 24h. A medica orientou puxar a pelinha externa do penis ao lavar e passar a pomada para nao grudar os pontos. Ele puxa muito pouco, é o maximo que consegue. Corremos risco de os pontos Grudarem? Preocupada!!!

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 08.05.2018

      Aqui retiramos a pele por acharmos mais seguro, não sei qual seria o procedimento no seu caso. Sugiro procurar o médico e tirar todas as dúvidas!

  49. Avatar
    Nilza disse: em 03.05.2018

    Bom dia , meu filho fez a cirurgia da fimose depois de 20 dia ele começou a inchar isso é normal estou preocupada..

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 08.05.2018

      Melhor procurar o cirurgião! bj bj

  50. Avatar
    Cristiane disse: em 10.06.2018

    Gostaria de saber como é feito esse curativo?pq estou fazendo no meu coloco pomada e mesmo assim gruda ele fez a cirurgia no dia 5/6/18

  51. Avatar
    Nelma Dos Santos Dias disse: em 16.06.2018

    Meu filho tem que fazer essa cirurgia tô muito aflita,quantos dias de repouso?

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 17.07.2018

      Aqui foram 10 dias!

  52. Avatar
    andreia disse: em 19.06.2018

    Oi Bom dia
    Meu filho vai fazer a cirurgia amanha e estou super nervosa pois tem muitas pessoas que falam que poe anel…que a recuperação demora
    Estou super preocupada

  53. Avatar
    Renata disse: em 21.06.2018

    Boa tarde, meu filho fez a cirurgia e foi tudo tranquilo a recuperação, já tem 3 anos e hoje tenho um probleminha que gostaria de saber se aconteceu com vc, ele reclama do incomodo no pênis pois não tem a pele para proteger na cueca, fica o tempo todo puxando e falando que fica raspando na cueca.Obrigada

  54. Avatar
    Tauana Borges disse: em 23.06.2018

    Boa Noite tem 3 dias que meu filho fez essa mesma cirurgia e o médico passou uma pomada para passa mais essa pomada seca e gruda na cueca nao sei o que fazer acho que vou para de passa ela pq sempre que tira machuca ele.

  55. Avatar
    ana karine disse: em 05.08.2018

    boa noite seu relato me acalmou , meu filho tem 3 anos e daqui duas semanas vai fazer essa cirurgia e eu estava super nervosa ! tou comedo da anestezia pos a medica disse que vai colocar uma mascara para por pra dormir e depois vai fazer o procedimento da anestezia , eu tava comedo pela idade dele

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 16.08.2018

      A recuperação é chatinha mas depois é um santo alívio!

      bj bj e boa sorte!

  56. Avatar
    Pamela disse: em 11.08.2018

    Boa noite. Amei o post, meu filho fez hoje e to super apavorada. O médico não me passou pomada alguma pra passar. Acho que seria uma ótima, já que ele diz que ta doendo

  57. Avatar
    Scheila disse: em 27.08.2018

    Oiê como foi a recuperação do seu e a higiene pós operatório , meu filho tem 8 messes fez cirurgia faz 13 dia ainda tem pontos n caíram ainda , minha preocupação é que terá que voltar para a creche , em casa a cada troca de fraldas eu lavo , mas na creche já me falaram que n será possível , oq podem fazer é passar paninho úmido 😶

  58. Avatar
    RAquel disse: em 28.08.2018

    Pessoal meu filho tem 3 anos faz 5 dias que fez esta com o anel chora ao fazer xixi .. Esta bem inchado .. Estou apavorada quanto tempo fica esse anel??

  59. Avatar
    Célia Santos disse: em 10.10.2018

    Minha dúvida é quando for lavar tenho que forçar pra que não grude?

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 11.10.2018

      Eu nunca forcei nada, mas na dúvida, converse com o cirurgião!

  60. Avatar
    Maria aparecida disse: em 16.10.2018

    Qual e o nome da cirurgia de fimose que não leva pontos?

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 24.11.2018

      Não sei lhe responder. Aqui teve ponto!

  61. Avatar
    Eline Nogueira disse: em 26.11.2018

    Meu filho tem 14 anos vai fazer a cirurgia dia 3 estou apreensiva porque ele já tem 14 anos

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 28.11.2018

      Boa sorte! Tudo de bom pro seu filho!

  62. Avatar
    Eliza disse: em 10.12.2018

    Mamães, não fiquem nervosas com a cirurgia, meu neto de 4 anos fez no dia 01/12/2018
    e é tudo muito tranquilo. Tem 6 dias hoje e ele já está muito bem, até correndo pelo quintal. rsrsr
    Boa sorte a todas.

  63. Avatar
    Ve disse: em 13.12.2018

    Boa Noite
    Quais exames pre operatorios o cirurgião do seu filho solicitou? Pois o do meu filho disse q era desnecessario esses exames, fiquei um pouco apreensiva. É um médico conceituado mas achei diferente não precisar de exames.

  64. Avatar
    Natalia disse: em 16.12.2018

    Ola boa noite. Meu filho fara a cirurgia de fimose amanha. Sendo que ele esta um pouco congestionado e sem tosse.. Pode se fazer a cirurgia estando somente congestionado? E quanto tempo leva a cirurgia…

  65. Avatar
    ARIANE disse: em 23.12.2018

    Boa tarde alguém teve dificuldade de esticar a pele do pênis até o final ? Meu sobrinho não está conseguindo puxar até o fim.

  66. Avatar
    Lidia disse: em 05.01.2019

    Boa noite , meu filho passou pela postectomia dia 04/01 e ele sente MTA dor e também coça bastante , qual eo nome da pomada anestésica ?

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 16.01.2019

      Fale com o urologista, pois a receita de um não vale para outros 🙂

  67. Avatar
    Gerciane Rodrigues disse: em 12.01.2019

    O meu Gabriel vai operar amanha, estou com muito medo.

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 16.01.2019

      Espero que tenha ido tudo bem!

  68. Avatar
    Caroline disse: em 17.01.2019

    Meu filho de 3nos vai passar por essa cirurgia,para retira a pele.Estou com um pouco de medo da anestesia.
    Depois da cirurgia e que vai para sala de repouso,quantos minutos para a criança acorda da anestesia?

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 23.01.2019

      O anestesista lhe avisará sobre tudo que vai acontecer, descanse!

  69. Avatar
    Claudia disse: em 18.01.2019

    Boa noite meu filho fez a cirurgia a 8 dias está com o anel más o aspecto não está muito bonito está usando pomada más a cirurgia está escura tanto do anel como a cabecinha isso é normal.

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 23.01.2019

      Fale com o médico cirurgião para avaliar melhor!

  70. Avatar
    Sarah disse: em 19.01.2019

    Meu filho operou na quinta e está muito calor, eu posso deixar ele ficar na água? Ele tem 3 anos e afora ficar numa bacia com água

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 23.01.2019

      Somente o médico pode lhe liberar ou não!

  71. Avatar
    Grazi disse: em 21.01.2019

    Oi eu fiz a cirurgia mais agora ta grudado N sei oque faço

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 23.01.2019

      Fale com o médico que fez a cirurgia, é o canal mais seguro!

    2. Avatar
      Ana Lúcia respondeu: em 21.03.2019

      oiiii Gabi o meu pequeno fez a cerugia da fimose segunda feira e eu estou preocupada pq ele não quer ficar sem o curativo e está bem enchado é normal

      1. Avatar
        Gabriela Gama respondeu: em 31.03.2019

        Aqui tbm tivemos a preferencia pelo curativo. Ligue para o médico para que ele te oriente melhor!

  72. Avatar
    Alexandra disse: em 26.01.2019

    Oi
    Meu filho fez a cirurgia há 15 dias, ontem voltamos ao cirurgião, o local está esbranquiçada, o médico receitou antibiótico. Mas estou preocupada, querendo saber a causa . Pois ele e gordinho e o pênis fica bem escondido. Alguém passou por isso. Obrigada

    1. Avatar
      marcinha respondeu: em 18.04.2019

      tb passo por isso…

  73. Avatar
    Patricia Jenifer Goulart Righi Araujo disse: em 20.03.2019

    ola meu filho fez a cirurgia de fimose a 2 dias me disseram que devo puxar a pelisinha pra nao grudar mais ele tem 6 anos e ta cheio de pontos diz que doi bastante tocar… alguem foi orientado a pixar tbm o que devo fazer? obrigada

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 31.03.2019

      O que o médico dele orientou? na dúvida consute-o para não comprometer a cirurgia. Nunca ouvi falar em puxar.

  74. Avatar
    marcinha disse: em 18.04.2019

    Oi Gabriela, meu filho tem 6 anos e operou a 3 meses… a recuperação foi boa e foi o mesmo procedimento que seu filho, ou seja, cortar toda a pele! acontece que o pipi fica com a cabecinha sempre exposta, mesmo molinho, é assim mesmo? outra coisa, acho o pipi dele muito pequeno para operar, isso influencia será?

    marciagunsson4444@gmail.com

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 01.05.2019

      Marcia, quando há remoção total da pele a glande fica exposta mesmo. Sobre a idade, quanto mais cedo melhor a recuperação e mais fácil já que eles tem menos ereções involuntárias. Aqui operamos com 3 aninhos e foi tudo bem.

  75. Avatar
    Vanessa disse: em 13.05.2019

    Meu filho tem 2 aninhos e opera hj. Esta d madrugada e n consigo dormir,tensa….ele é tão ativo…estou com muuuuuito medo do pós!Que corra tudo bem e seja mais tranquilo do que eu imagino…!🙏🏼

  76. Avatar
    Sheyla lopes disse: em 23.05.2019

    Meu bebê tem 2 anos,acabou de fazer a cirurgia,deu tudo certo, graças a Deus

  77. Avatar
    Tayana disse: em 22.07.2019

    Como e feito esse curativo e a higienização.

  78. Avatar
    Maria disse: em 24.07.2019

    Boa noite..Meu nome é Maria meu filho fez a circuncisão a 4 dias mais a glande dele tem feridas..do seu tbem ficou assim?
    Obrigado estou aflita

  79. Avatar
    Thais do Carmo Alves da Silva disse: em 08.08.2019

    Boa tarde,
    Meu filho de 6 anos fez cirurgia de postectomia total, sua indicação foi devido a balanopostite de repetição, embora não tivesse aparentemente nenhum problema com o prepúcio, nem fimose ou parafimose, ele tinha um excesso de pele e segundo a cirurgiã uma grande produção de esguema. Os episódios de balanopostite sempre apareceram desde bebê ao menos 1x ao ano ele tinha algum episódio. O último episódio durou 44 dias, tratamos com inúmeras antibióticos e cremes, sem resultado algum, bastava parar de tomar a medicação que surgia novamente a infecção, só resolveu quando mantivemos a glande exposta durante o tratamento, o que gerou inúmeros outros incômodos a ele, pois o curativo para segurar o prepúcio o incomodava. Assim decidimos pela postectomia, quanto a cirurgia e recuperação foi bem tranquilo e rápido. O que está difícil aqui é que a mucosa remanescente onde foram dados os pontos ficou alta, e como foi postectomia total fica exposta, segundo a médica isso é que faz ficar com essa aparência, pois a fricção na roupa ainda faz edemaciar o local, disse no entanto que isso tende a desaparecer e pede para que puxe a pele que sobrou sobre a região. A cirurgia tem 2 meses, gostaria de saber como foi o resultado final da cirurgia de vossos filhos. Pois ele tem um pouquinho de pele suficiente para cobrir a região, mas ela regride e não fica sob o local edemaciado.

  80. Avatar
    Aurilene Lima disse: em 14.08.2019

    O do meu filho estava bem inflamada também, mas com a pomada acho que está melhorando, mas ainda noto umas partes mais vermelha que outras sabe, ele ainda não consegue vestir roupas. Como está o do seu filho as feridas sumiram com passar dos dias?

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 26.08.2019

      Demorou pra melhorar o pós mas depois ficou direitinho!

  81. Avatar
    Silvia disse: em 07.09.2019

    Meu filho operou da fimose dia 06/09 o cirurgião mando eu puxar até aparecer o ponto mais sai sangue o que eu faço me ajude

  82. Avatar
    Renata disse: em 22.12.2019

    Meu filho fez está cirurgia a alguns dias e vejo que com a pomada que o médico indicou a pele da glande está bem irritada como se estivesse queimada será que isto é normal. Ele não reclama de dor.

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 18.01.2020

      Acabei vendo somente agora sua dúvida. Mas este tipo de dúvida e conduta sempre devem ser discutidos com o médico cirurgião.

  83. Avatar
    Josi disse: em 08.01.2020

    Meu filho opera na quarta feira dia 15 estou super preocupada com a anestesia, tenho muito medo

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 18.01.2020

      A anestesia é segura, principalmente se for em hospital com estrutura. Espero que tenham passado bem e que eles esteja se recuperando.

  84. Avatar
    Caroline disse: em 06.02.2020

    Bom dia,

    Meu filho está no quarto dia de pós, e a minha dúvida é sobre a vermelhidão que fica na glande é normal ?

  85. Avatar
    Ana Paula disse: em 09.03.2020

    Qual a pomada q vc usou depois da cirurgia?Meu médico não receitou nada.Tem 3 dias que meu filho fez a postectomia é cada curativo é um sofrimento.E está sangrando bastante depois de 3 dias to assustada.Ja não dói o xixi mas sangra muito.

  86. Avatar
    Adriana disse: em 21.03.2020

    Boa noite,
    Sobre o edema? Ficou muito inchado? Quanto tempo pra melhorar?
    Grata

Deixe seu comentário