
Acompanho inúmeros grupos maternos e vejo que as duas maiores queixas são: marido que não ajuda nada em casa e acha que a gente tem tempo de sobra. Neste assunto não vou me alongar porque tenho vontade de afogar um fulano desse num balde. E a outra reclamação é o comportamento da família em relação aos nossos filhos.
Muitas mães se queixam da falta de respeito dos seus familiares quando o assunto é a educação e alimentação dos pequenos. Também tem muita mãe reclamando que o marido não se impõe na hora de defender a mulher e os filhos quando as críticas chegam por este outro lado da família.Concordo que ficar discutindo com sogra só piora tudo, então marido se posicione, assim você não corre o risco de dormir no sofá naquele dia frio…
Sabe aquela típica frase: no meu tempo todo mundo tomava leite de vaca e estamos vivos? O danoninho vale por um bifinho, ah mas é só um pedacinho (de chocolate que vc nunca ofereceu antes pro seu bebê), pois é, isso e muito mais acontece com grande parte das mamães e papais.
Mas o que me levou a escrever sobre este determinado assunto, foi o último post do Blog, sobre o Projeto Põe no Rótulo e a alergia alimentar múltipla do Pedro Henrique. Nesta semana, vi uma mãe desesperada desabafando enquanto sua filha estava internada devido a alergia causada pelo corante rosa de um cupcake. A família dela não entende ou faz que não entende que a alergia alimentar é coisa séria. Por fim, um cupcake e uma semana de internação com vômitos, diarréias e perda de peso. Não consegui acompanhar pra saber se a família depois disso continua achando besteira ou resolveu por a mão na consciência e respeitar as regras apresentadas pela mãe da menina.
Tenho amigos com filhos alérgicos a certos tipos de medicamentos e alimentos, e sei o quanto o respeito pela conduta adotada é importante. E é isso que parece difícil para certas pessoas.
Há algum tempo atrás, fui visitar uma amiga que estava com a filha internada, e ela me disse a mesma coisa. A menina tem asma e desenvolve pneumonia com facilidade. Embora seja tratada com excelentes médicos, precisa ouvir da família que a culpa é da mãe porque não dá vitamina C pra menina. Oi? Mas nessa visita observei algo muito interessante, a cumplicidade e a sintonia dela e do marido ao cuidar da filha. Eles se entendem, se respeitam e isso ajuda muito, não só em casa como na casa dos pais, avós, tios e agragados.
Acho muito muito importante que pai e mãe estejam afinados quando o assunto é educação e alimentação. Isso evita aborrecimentos, e insegurança na hora de se posicionar diante dos filhos e da família.
Nessas horas não existe meio termo por aqui, se quiser me convencer que dar chocolate pro meu filho é saudável ou mata a vontade da criança, vai tomar um não. Se insistir, pego minhas tralhas e dou meia volta. É importante ser respeitado e ser ouvido, isso é sabedoria e não o contrário!
Mamães, não se desesperem, vocês não estão sozinhas. Titia, vovó e priminha, vocês não são as únicas a dar um chocolate escondido ok? Mas coma o chocolate e dê uma frutinha pro bebê que é muito mais saudável 😉