Os brinquedos devem estar sempre de acordo com a idade da criança

Categorias: Sem categoria
Fonte: Pinterest

Já fiz alguns posts sobre brinquedos e brincadeiras e agora gostaria de compartilhar os tipos de brinquedos adequados à idade da criança. É importante respeitarmos cada fase da criança e não tentar adiantar o processo de desenvolvimento oferecendo brinquedos avançados à sua idade, a frustração de não saber brincar com eles pode causar desinteresse.

0 a 3 meses 
Chocalhos macios com sons suaves. Móbiles coloridos e sonoros.
3 a 8 meses

Móbiles que podem ser manipulados pela criança. Brinquedos de látex bem macios e com texturas diferentes; bola e dado de espuma também macios, de borracha compacta ou vinil, para pegar e morder (início da dentição). Brinquedos que rolam para estimular a engatinhar. “João-bobo” sonorizado.

8 a 15 meses

Painéis de descoberta com diferentes tipos de movimento para manipulação, estimulando noção de direção e relação causa-efeito. Encaixes simples, como pinos, de cores e tamanhos variados. Brinquedos de puxar e empurrar. Blocos de papelão, plástico ou madeira, para empilhar e encaixar.

15 meses a 2 anos 

Bate-estacas para a coordenação motora e descarga de agressividade. Instrumentos de percussão ou de sopro simples ( tambor, xilofone, cornetinha, gaita). Carros de sólidos geométricos, cubos de encaixar ou empilhar, para desenvolver noções de forma e espaço. Livros de pano ou cartão plastificado, com figuras simples, grandes e coloridas, que auxiliam no desenvolvimento da comunicação.

2 a 3 anos

Brinquedos que propõem montagem e equilíbrio, como blocos de madeira para livre manipulação, que também estimulam a criatividade. Caixa com chaves e formas de encaixe, para a coordenação motora. Trens, carrinhos, aviões, barquinhas, etc. Quebra-canecas simples, para noção de tamanho e lateralidade. Brinquedos para o aprendizado das cores. Brinquedos de montar com junções elementares, ajudam na coordenação motora e noção de ordem.
Informações extraídas do folhetinho  que peguei na loja Trenzinho

1 comentário

  1. Thamires disse: em 18.04.2017

    Parabéns pela postagem, os brinquedos são fundamentais para o aprendizado e o desenvolvimento das crianças!

Deixe seu comentário