A importância da rotina para o bebê

Categorias: Desenvolvimento Filhos
img_2281Tenho TDA e ele a imensa dificuldade em fazer uma coisa de cada vez, consequentemente as rotinas impostas são sempre um sacrifício que não consigo cumprir muito bem. Consegui lidar bem com essa falta de rotina nos primeiros quatro meses do meu filho. Mas a medida que o tempo foi passando, as frutas, sucos e papinhas foram inseridas no cardápio e nada melhor do que rotina para poder organizar melhor o dia.
Se eu tivesse estabelecido rotina desde sempre, provavelmente eu teria descansado mais, dormido mais e até curtido mais os pequenos detalhes do dia a dia do meu filho.
A rotina do Pedro foi estabelecida aos poucos pela babá, que além de cuidar dele, cuida da casa. De segunda a sexta ele come, dorme e brinca praticamente sempre no mesmo horário. A rotina nunca foi imposta, mas ele mesmo se adaptou aos horários e fica ótimo.
No fim de semana, estamos sempre tentando dormir mais um pouquinho, ficar de preguiça na cama outro pouquinho e por fim não temos horário pra quase nada. Pedro entrou no nosso ritmo e dorme que é uma beleza de manhã, mas o restante do dia tudo fica bagunçado e as papinhas, fora de hora. Tenho passado um perrengue pra faze-lo comer direito a meses, achando que o problema era ele que não queria comer comigo e só comia bem com a babá.
No fim de semana que passou, dormimos super bem de sábado pra domingo e acordamos no horário do Pedro. Começamos pela troca da fralda, mamadeira, brincadeiras e depois fruta. Um sonequinha e a hora da tão temida papinha havia chegado. Para nossa surpresa ele comeu tudo, olheo pro relógio e vi que estava almo;cando exatamente no horário que costuma almoçar durante a semana com a babá. Seguimos a tarde com a vitamina de frutas, um suco e a papinha da noite. Tudo certo sem drama e dificuldade. O problema não era ele e sim a gente.
Hoje o Pedro está lá na casa do meu avô junto com a família toda e a babá, as rotinas continuam, mesmo nas viagens e ele continua ótimo. Nós aqui estamos aproveitando pra descansar e começar a acordar cedo mesmo no fim de semana. Começo a entender a confusão que deve ser pro pequeno uma rotina de segunda a sexta e nada de rotina sábado e domingo. Espero que a gente consiga vencer o cansaço e a preguiça e que ele continue comendo direitinho!!

Deixe seu comentário