Os primeiros dentes do bebê

Categorias: Cuidados/Saúde Desenvolvimento Filhos
primeiros dentes do bebêNo meio dos vários palpites e comentários sobre meu filho, sempre ouvi dizer que a fase dos primeiros dentes seria difícil. Nunca imaginei o quanto. A babá do Pedro que é técnica de enfermagem, sempre me disse para preparar um saco enorme de paciência quando os dentes chegassem.
Pedro começou a babar e coçar a gengiva de maneira moderada, aos 4 meses. Achei que ele seria um dos bebês que ganham dentinhos logo cedo. O tempo foi passando e nada deles aparecerem. Resolvi desencanar da ficar olhando o tempo todo. Ele detesta abrir a boca pra eu olhar a gengiva e eu detesto estressa-lo com isso. Já passaram 4 meses desde a primeira coceira e até agora nada de dente. Enquanto os meses passavam, ouvi que quanto mais tarde os dentes nascessem, menos dolorido seria para o bebê, mas na prática não tem sido bem assim.
Há quase 3 semanas meu garoto bom de garfo parou de comer direito. Adotei a vitamina de fruta em várias horas do dia já que a papinha salgada quando oferecida por mim, ele não come nem com reza braba. Haja criatividade para tantas vitaminas quase o dia todo, só o leite materno não dá mais conta do super apetite dele. Com a babá ele ainda aceita uma colherada ou outra, enquanto ela canta, dança e passeia com ele pela casa. Mesmo com toda a paciência do mundo, nem me passa ela cabeça que se de repente eu colocar o Pedro para olhar pela janela, cantar e dançar um pouquinho ele talvez (eu disse talvez) aceite uma colherada de comida.
A verdade é que ele vem demonstrando do jeito que consegue, o quanto está sensível e quanto os últimos dias tem sido difíceis pra ele. Agora sim, tenho certeza que alguns dentes estão a caminho. A chupeta virou mordedor, tudo que cabe da boca também vira mordedor e quando tá de boca vazia, a língua não sai da gengiva, ele chega a gemer de dor e fazer cara de choro. Eu quero chorar só de ver a carinha de sofrimento dele 🙁
Tentativas que parecem aliviar um pouco a dor:
• Colo, muito colo e carinho para consola-lo.
• Camomilina C, coloco o pó misturado no suco ou na vitamina uma ou duas vezes ao dia.
• Gel de camomila natural, passo na chupeta várias vezes ao dia.
• Mordedores macios à disposição, Pedro fica mastigando tudo que pode, parece que morder alivia um pouco o incômodo.
Acho que agora é esperar, consolar, dar colo e muito carinho. Se tá dificil pra mim, fico imaginando que pra ele tá pior!

1 comentário

  1. vivifattori disse: em 30.08.2013

    Davi já ganhou sete dentes, acredita? Graças a Deus não sofreu muito! Mas coçava muuuiiiiiito! : )

Deixe seu comentário