Livros, um amor semeado desde cedo

Categorias: Educação Filhos

Livros, um amor semeado desde cedo que cresceu ao observar meu avô lendo durante sua vida inteira. Eu tenho muitas lembranças das infância, mas não me lembro de ter livros em casa. Eu lia muitos gibis da minha tia, ela tinha assinatura e toda segunda-feira era uma festa na casa da minha avó.

Me lembro de ganhar um livro em italiano aos 8 anos de idade e guarda-lo durante muito tempo, mesmo não sabendo nada desse idioma na época.

O primeiro livro do Pedro e da Olivia foi uma Bíblia do Bebê e na sequência, alguns para brincar no banho e outros títulos que foram ganhando em aniversários e outras ocasiões.

Com o passar do tempo, o Pedro foi curtindo ainda mais os livros. Me lembro que uma vez ele sumiu da sala onde ficava na igreja e depois de rodarmos feito doidos por todos os cantos, o encontramos sentado lendo no cantinho da livraria. Depois disso, todas as vezes que a gente “perdia” ele na igreja, era lá que íamos encontra-lo.

Olivia desde cedo folheou livros, contou suas próprias histórias e apreciou as mais diferentes capas. Me lembro que quando a Ju do Mar de Algodão foi lá em casa registrar nosso cotidiano, ela passou o dia com uma Bíblia ilustrada na mão.

Desde que mexemos no quarto deles, colocamos dois pequenos porta livros que fizemos sob medida e que vive cheio de livrinhos, sejam os deles, sejam os da biblioteca da escola.

Pedro recentemente aprendeu a ler, e sempre que pode, senta para apreciar um livro ou para contar histórias para a irmã. O devocional que fazemos diariamente e que antes era inteiro lido por mim, hoje é lido parte por mim e parte por ele.

Eu sempre tenho um livro ou dois na cabeceira, meu marido muitas vezes bem mais do que isso. Os meninos, seguem o exemplo da leitura, de querer aprender, conhecer e aprender com o que está escrito, contado, ilustrado.

Existem talentos que nascem com cada pessoa e existem hábitos que precisam ser semeados. A leitura é um deles.

Livros, um amor semeado desde cedo!

Deixe seu comentário