Tirei o DIU Mirena e emagreci 9 Kg

Categorias: Mães Mulher

Tirei o DIU Mirena e emagreci 9 Kg! Usei o DIU Mirena em dois momentos da vida. Um, antes de casar, que tirei quando decidi engravidar. Outro, depois do nascimento da Olivia, quando decidi que não queria mais filhos.

A primeira experiência com o DIU Mirena foi a melhor possível! Parei de menstruar, não tinha TPM, não tive cólicas e logo que tirei, engravidei. Infelizmente não tive a mesma sorte com o segundo.

Depois de duas gestações e a certeza de que não queria um terceiro filho, decido colocar o DIU novamente. Eu sou péssima para tomar pílula regularmente e que não curtia a ideia de menstruar todos os meses. Sim, eu detesto absorvente, detesto a TPM e a menstruação em si.

Diferente da primeira vez que usei o Mirena, tive um primeiro ano bem esquisito, com vários escapes e muita cólica. Depois da segunda gestação e muitas noites sem dormir, fui ganhando peso e sem perceber, bati os 70 quilos. Nesta época, uma amiga estava fazendo acompanhamento nutricional e havia perdido bastante peso. Eu queria de fato me alimentar melhor e decidi fazer uma reeducação alimentar. Perdi aproximadamente 7 quilos.

Ainda que eu comesse muito pouco, que mudasse completamente meus hábitos alimentares, me manter no peso parecia impossível. Passei por um período de depressão, volta ao mercado de trabalho, pouco sono, má alimentação ou refeições puladas. Com um trabalho onde passava muitas horas sentadas, bati 74 quilos em poucos meses.

Nada me servia, minha coluna doía, meu sono andava péssimo e minhas pernas pesadas, doídas e inchadas. Depois de sair do trabalho, voltei a me alimentar melhor, dormir melhor mas ainda assim, não conseguia perder peso.

Mudei para Curitiba, diminui a comida, voltei a caminhar e correr no parque e nada fazia a balança baixar.

Assim que cheguei na nova cidade, comecei a procurar médicos para fazer meus check-ups anuais. Uma amiga indicou uma ginecologista que ela havia gostado e eu fui com vários exames já feitos. Relatei o aumento de peso e as dores nas pernas. Ela me disse que havia colocado o Mirena e estava com os mesmos sintomas e que apesar de não ter um estudo sobre isso, algumas mulheres não se adaptaram ao DIU ou tiveram problemas semelhantes ao meu ao longo do uso.

Quando a Olivia completou 1 aninho, meu marido fez vasectomia e o DIU passou a ser útil apenas para a TPM, fim da menstruação e cólicas. Por isso, decidi tirar o Mirena, pensando que pudesse ser a causa do aumento excessivo de peso, do inchaço e retenção de líquidos e outros incômodos.

Tirei o Mirena no fim de fevereiro deste ano sem grandes mudanças, perdi quase 9 quilos, digo quase porque sempre varia 1 para mais ou para menos, mas é visível a mudança, as pernas mais descansadas e menos inchadas.

Durante este tempo diminuí os doces, o leite e nada lém disso, mas durante a TPM voltei a atacar os chocolates, café com leite ou doces calóricos e ainda que no dia seguinte a balança variasse, dois dias depois eu seguia emagrecendo.

Tirei o DIU Mirena e emagreci 9 Kg, acredito que a perda de peso não esteja relacionada somente ao DIU, mas certamente há uma relação entre uma coisa e outra.

Sigo achando o DIU Mirena um recurso sensacional, mas decidi que embora eu não goste, seguirei menstruando e sem hormônios ou pílulas.

Conheci algumas mulheres que passaram pelo mesmo processo e também afirmam que, apesar do incômodo da TPM e da menstruação em si, estão melhores sem o DIU.

Aqui, duas fotos deste ano, uma no início de março e outra em meados de junho

Tirei o DIU Mirena e emagreci

Março | 2019 – 74kg

Tirei o DIU Mirena e emagreci

Junho | 2019 – 64,6kg

5 comentários

  1. Avatar
    Heloize disse: em 31.07.2019

    Quanto tempo demorou para menstruar após a retirada do Diu ?

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 11.08.2019

      Menos de uma semana mas ainda não está plenamente regulada.

  2. Avatar
    Líbia Maria disse: em 21.08.2019

    Vc teve queda de cabelo com o Mirena? Coloquei a 3 meses e meu cabelo está caindo muuuuuuuuuito!!!!!

  3. Avatar
    Jéssica disse: em 17.09.2019

    Nossa que alivio ler o se relato. Estou passando por tudo isso.. e as pessoas me culpando por comer demais.

  4. Avatar
    solange disse: em 10.10.2019

    quando coloquei o diu aconteceu o mesmo da gabriela ,só que ganhei 16 kilos e ansiedade. e os sangramentos não pararam de jeito nenhum. Tenho adenomiose. Não consigo perde um grama de kilos, todo dia so aumento de peso. triste demais.

Deixe seu comentário