Você cuida ou controla seu filho?

Categorias: Desenvolvimento Filhos

Essa é uma questão que precisamos refletir com carinho e atenção. Afinal, você cuida ou controla seu filho? Aqui já fiz e ainda faço as duas coisas, mas tenho me esforçado ao máximo para que o cuidado seja infinitamente maior do que o controle.

Sobre cuidado: é quando você faz aquilo que a criança não consegue fazer sozinha. Um bebê não consegue tomar banho sozinho, por isso quando você o faz, está cuidando daquele bebê.

Sobre controle: é quando você faz pelo outro, aquilo que ele te condições de fazer sozinho. Uma criança de 3 ou 4 anos, é capaz de vestir-se sozinho, mesmo que em um tempo infinitamente maior do que estamos acostumados.

Vivemos os dias com pressa, sem tempo para apreciar as coisas lindas da vida, uma árvore que nasce, uma folha que cai. Por vezes mal conseguimos perceber as novidades e conquistas dos nossos próprios filhos. Parece que os dias são tão embolados por vezes que precisamos sempre acelerar o tempo.

Não é difícil olhar para o nosso dia e ver que estamos sempre tentando controlar tudo. O controle é necessário sim, mas ele não é o único. Cuidado, tempo, paciência, respeito pelo outro e pelo tempo do outro também precisam estar inseridos em nossa rotina.

Experimente uma rotina diferente, horários diferentes, experimente viver um dia sem pressa. Deixe que seus filhos façam aquilo que já são capazes de fazer sozinhos, não faça por eles.

Foto: Ana Cavalcantii

A criança em determinada idade quer fazer tudo sozinha, o que consegue e o que não consegue também. Para evitar desastres, comida pelo chão, roupas sem combinar, tendemos a dizer não a quase tudo o que a criança deseja fazer. Anos depois, passamos a chama-las de folgadas e preguiçosas porque não demostram nenhum tipo de pró atividade junto à casa. Será que não somos nós os grandes culpados, ou no mínimo incentivadores deste comportamento?

Fato que não devemos deixar que as crianças façam tudo sozinhas, mas as vezes é preciso somente supervisão e comandos de voz. Muitas vezes aceleramos o vestir a camiseta dizendo que o filho não sabe fazer direito. Na verdade não é que ele não sabe, ele simplesmente não consegue fazer no nosso tempo.

Deixe seu filho caminhar

E aí, você cuida ou controla seu filho?

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

Deixe seu comentário