O que você precisa saber sobre o desfralde

Categorias: Desenvolvimento Filhos

A gente vive falando sobre desfralde, no tempo da criança, tardio ou precoce, mas pouco sobre a visão geral da coisa. Resolvi escrever esse texto para contar algumas coisas que você precisa saber sobre o desfralde!

A primeira delas é que não existe a idade ideal para se desfraldar uma criança. Acontece que muitos pediatras e escolas, começam a falar sobre a necessidade do desfralde aos dois anos de idade. Canso de ver mãe apavorada com a chegada dos dois anos do filho, que muitas vezes não está preparado para ser desfraldado. Recentes pesquisas científicas, mostram que a criança está fisiologicamente preparada para o desfralde completo aos 30 meses de vida, 2 anos e meio.

A segunda, é que existem diversas formas de desfraldar uma criança. Pense que existem diversas formas de um indivíduo tratar você. Qual dessas formas você gostaria de ser tratado? Eu acredito que gentileza e respeito precisam estar em sua lista, assim como acredito que são fundamentais para um desfralde sem traumas.

A terceira é que seu filho não irá casar de fraldas, nem irá para a faculdade com elas. Por isso, entender que algumas crianças demoram mais ou menos, é culpar-se menos, aproveitar mais o tempo com os filhos e ter um desfralde tranquilo.

A quarta é que, se você acha que está na hora de desfraldar o seu filho, porque todo mundo está te cobrando por isso, mesmo não pagando as fraldas no fim do mês, provavelmente sua tentativa será um fracasso.

A quinta, a criança demonstrará quando estiver pronta. Isso não quer dizer que ela sairá da fralda sem nenhuma ajuda como acontece em alguns casos e aconteceu com meu filho mais velho. Simplesmente quer dizer que ela está pronta e se você der a assistência necessária, será um período tranquilo.

A sexta, se você entendeu que seu filho está pronto, mas ao iniciar o desfralde perceber que ele não tem nenhum controle do corpo, faz mais xixi no chão do que no vaso. Reconsidere esperar mais um tempo. Ele certamente não está preparado e você não precisa passar por isso!

A sétima, é sobre a escola que determina quando seu filho deve ser desfraldado. Esta escola não respeita o aluno em sua individualidade, não respeita a sua autoridade como mãe e está mais preocupada em ter crianças sem fralda do que crianças felizes. Esta escola certamente nunca me terá como mãe de um aluno.

A oitava é que nem toda criança gosta de penico, ou de vaso, ou de redutor de assento. Talvez você precise repensar a estratégia. Algumas crianças precisam de musica, estória, livrinhos e até barulho de água para se sentirem estimuladas.

A nona é sobre o desfralde respeitoso, aquele em que as coisas são muito mais fáceis, pelo simples fato da criança ser respeitada em sua individualidade. Acredite, não há desfralde tranquilo se não for desta forma.

A décima e última é sobre você mãe! Não adianta iniciar o desfralde se você estiver num momento difícil, sem tempo ou paciência. Sua ansiedade vai atrapalhar mais do que ajudar. Você também precisa estar preparada para o desfralde!

E aí, me contem o que mais precisamos saber sobre o desfralde?

Deixe seu comentário