Desfraldei minha filha em 5 dias

Categorias: Desenvolvimento Filhos

Eu que recentemente escrevi sobre minha inabilidade em desfraldar minha filha, hoje escrevo sobe como desfraldei minha filha em 5 dias. Eu que havia passado pelo desfralde tardio do Pedro sem nenhuma demanda específica de minha parte, tive medo de interferir no tempo da Olivia.

Há alguns meses que Olivia entende quando irá fazer xixi ou cocô, mas nunca teve interesse pelo vaso. Por mais que conversássemos com ela, ouvíamos sempre que ela queria usar fralda.

Minha mãe veio passar alguns dias conosco e percebeu que a pequena tinha total condições de iniciar o desfralde. Preparamos o redutor de assento e começamos a falar sobre a ida ao vaso com mais frequência.

Confesso que eu não estava preocupada em iniciar o desfralde. Acreditava que assim como o Pedro, um dia Olivia iria cansar de usar fraldas e desfraldaria sozinha. Eu não havia entendido que ela estava pronta e que só precisava de orientações simples como e quando ir ao banheiro.

Nunca tivemos penico em casa, apenas redutor de assento como este da foto. Nunca gostei de penico por achar sujo e por isso investi em algo que achei mais completo e interessante.

No primeiro dia, Olivia entendeu que o xixi deveria ser feito no vaso, mas não sabia bem como pedir ajuda. No segundo dia, um escape e o restante no vaso.

Passado o final de semana, mandei um bilhete para a professora e expliquei sobre o desfralde. Fim do dia recebi uma mochila com roupas molhadas e um OK na agenda.

No quarto dia, Olivia passou a pedir para usar o vaso e só teve um escape porque não aguentou esperar o papai chegar. Cinco dias e o desfralde havia sido concluído com sucesso. Isso vale para casa e para a escola!

Olivia tem 2 anos e 9 meses e apresentou sinais claros de que estava preparada para ser desfraldada. Pedro, diferentemente da irmã, saiu das fraldas com 3 anos e 5 meses e nunca teve um escape, seja noturno ou diurno.

Passei por dois desfraldes diferentes e ambos me ensinaram que respeitar o tempo da criança é fundamental para que tudo aconteça sem traumas, surpresas desagradáveis ou aborrecimentos.

Leia sobre o desfralde no tempo da criança

Sigo com a fralda durante a noite e a cada dia que passa, Olivia amanhece mais sequinha. Desde o quinto dia de desfralde que ela pede para fazer xixi e não tem mais escapes. Acredito que o próximo pacote de fraldas permanecerá fechado e não será necessário.

E você, já desfraldou seu filho? Como foi?

SalvarSalvarSalvarSalvar

2 comentários

  1. Emely disse: em 30.09.2017

    Minha filha de 2a7m está passando prlo desfralde agora. O xixi tem ido super bem, ela pede e quase não tem escapes…mas o 💩…
    Ela se esconde para fazer na roupa, ela sabe que está fazendo, sabe que está com vontade, mas não vai e não pede para ir…parece que tem vergonha. Não sei o que fazer!

    1. Gabriela Gama respondeu: em 01.10.2017

      Pedro tbm demorou uns 15 dias, mas depois foi! Boa sorte!

Deixe seu comentário