Mãe nunca descansa

Categorias: Desabafo Mães

Hoje, enquanto trocava a fralda da minha filha no meio do meu jantar, cheguei a conclusão de que a mãe nunca descansa. Não importa o quanto o marido a empregada ou a avó ajudem, a mãe nunca descansa.

O filho chora, pede a mãe, o filho acorda de madrugada, chama mãe, o filho está doente, quer o colo da mãe. Tá com fome, pede à mãe!

A mãe nunca descansa, porque mesmo cansada, mesmo tendo trabalho no dia seguinte, mesmo estando doente, é sempre ela quem levanta para ver se o filho está bem, é ela que deixa a comida pela metade no prato para atender o filho, é ela que vai separar a roupa para usar depois do banho. É a mãe, sempre a mãe.

A mãe nunca descansa, porque se falta comida é ela quem vai no mercado na maioria das vezes, é ela que lembra de olhar a agenda da escola, é ela que lembra da dose do remédio que o filho está tomando. Prova disso é que ela vai ao médico sem anotações ou sem precisar ligar para o pai para perguntar sobre o histórico de saúde. Agora inverte os papéis…

Por mais que o pai ou alguém participe, na maioria das famílias é a mãe quem pensa em tudo, planeja tudo. Se tem empregada, precisa organizar os afazeres dela, se não tem, ela põe a mão na massa. Se um filho fica doente, é ela quem falta ao trabalho, chega mais tarde ou desmarca uma reunião importantíssima.

Confissões de uma mãe cansada!

Este é o mundo que vivemos, a cultura construída em que, se o pai trabalha fora e a mãe não, ela cuida de tudo e ela do trabalho. Se ela trabalha fora também, certamente pula o almoço para ir ao mercado, padaria, farmácia, sempre dá um jeitinho de manter tudo em ordem e sabe o quê, o marido nem percebe o trabalho que dá fazer uma casa funcionar.

A mãe faz tudo, cuida de tudo, se vira nos trinta, a mãe nunca descansa. Se você acha que não, procure deixar a casa (inteira) por conta do pai. Deixa ele abastecer a geladeira de coisas saudáveis, fazer a feira da semana, organizar as tarefas de casa, brincar com os filhos, arrumar a roupa a mochila, olhar a agenda da escola, dar os remédios, lembrar de comprar fralda, pagar as contas na data certa, separar as roupas (corretamente) para lavar, pendurar no varal. SEM ligar para a mãe reclamando que a internet tá fora do ar, que o filho fez cocô no meio da casa, sem pedir ajuda pra pagar uma conta, sem deixar de marcar aquele médico importante. Pois é, nós mulheres fazemos isso no automático, fazemos isso tendo dormido ou não, tendo comido ou não. Simplesmente fazemos. Se estivermos exaustas, não vamos dormir e deixar os filhos para alguém cuidar, não vamos largar as coisas esperando que alguém resolva amanhã, por isso a mãe nunca descansa.

Concorda? Dá um joinha =)

2 comentários

  1. Anna Carolina disse: em 31.07.2017

    É. Sei que em 90% das famílias é assim. Mas lá em casa não. Não quero me vangloriar, nem nada. Mas conseguimos dividir bem as tarefas domésticas e com os filhos. Acho que tudo é questão de organização.

  2. Pamela Reis disse: em 01.08.2017

    Verdade, mas vale a pena… ver a alegria do meu filho não tem preço … faço tudo por ele!!!

Deixe seu comentário