Dia das mães na escola, só eu não concordo?

Categorias: Depoimentos Mães

Nesta época do ano, sempre vejo fotos e mais fotos de murais, e homenagens lindas no dia das mães na escola. Embora eu ache lindo todas aquelas fotos, não posso dizer que concordo com esse modelo de festa.

Os dias ou semanas que antecedem a festa, são de intensos ensaios, preparativos, organização e muita expectativa. Acontece que durante as aulas, todas as crianças ensaiam e anseiam pelo dia da apresentação.

Já parou para pensar que este pode ser um dia extremamente frustrante para algumas crianças? Nem todas as mães podem estar presentes no dia, principalmente se for durante a semana. Algumas mães trabalham e nem sempre conseguem dispensas além daquelas utilizadas para a reunião escolar.

Já parou para pensar que nem todas as crianças tem mãe, e tantas outras são criadas por parentes próximos ou distantes e, um evento desses pode trazer à tona um monte de sentimentos ruins?

Cheguei a esta conclusão, depois de presenciar por 4 anos consecutivos os intensos pedidos de fotos em família e os inúmeros desenhos feitos pelos netos da minha babá, para a mãe ou o pai que eles mal vêem. Aliás, neste caso o presente de dia das mães deveria ser da avó que é chamada de mãe pelos dois e, embora eu já tenha conversado sobre o assunto, entendi que tal decisão não me diz respeito.

Leia sobre: A babá e os netos!

Na escola do Pedro e da Olivia, não há comemoração no dia das mães e no dia dos pais, há um sábado dedicado à festa da família. Acho que é um modelo mais adequado para a realidade em que vivemos.

Acho inclusive que nas escolas públicas este deveria ser o modelo adotado, visto que a realidade que vemos, são de famílias onde nem sempre o pai e a mãe são os cuidadores da criança e também não outra figura que os represente.

Dia das mães está chegando e eu desejo do fundo do coração, que todas as crianças tenham alguém para abraçar e se sentir amada!

Deixe seu comentário