Quem um dia imaginou, ler sobre o Vick Vaporub e os riscos à saúde do seu bebê? Acho que ninguém. Essa pomada, também conhecida como unguento, sempre foi utilizada para ajudar a descongestionar as crianças gripadas e com muito catarro.
Infelizmente, após a morte de dois bebês, um no México e um nos EUA que utilizaram o produto. Uma universidade americana decidiu averiguar a causa.
Quais os riscos?
O uso do Vick, foi testado em furões, animais com as vias aéreas parecidas com a nossa. Os pesquisadores constataram, que o Vick causa o efeito contrário ao desejado. A alta concentração de cânfora, e mentol, aumenta a secreção e pode causar inflamação das vias aéreas. A dificuldade em respirar e o excesso de secreção na traquéia, podem ser fatais a um bebê.
O rótulo do produto, contém todas as informações para usar o produto com segurança e em crianças maiores de 2 anos. Mas quem lê rótulo mesmo?
Receita caseira, que parece inofensiva e que sempre foi usada pelas nossas avós, mães e tias. Estamos todos aqui vivos, mas poderia ter sido diferente. Antigamente tinha até um bastão que usávamos para cheirar e desentupir o nariz. Eu me lembro bem de usar este recurso quando estava doente, principalmente no outono, onde os resfriados eram bem frequentes.
A gente passa o tal Vick na sola do pé, no peito, nas costas e no nariz. Uma concentração altíssima, que por ter cheiro refrescante, parece aliviar os sintomas da congestão (dado nunca comprovado cientificamente), sendo que em alguns casos, pode fazer com que a inflação das vias aéreas seja tão grave, a ponto de infiltrar líquido para os pulmões.
não medique seu filho por conta própria
Todo e qualquer medicamento, deve ser indicado por um profissional da saúde. No caso dos bebês, o pediatra. Temos o péssimo costume da auto medicação, que parece inofensiva, mas ao longo da vida, temos visto que não é.
A melhor maneira de aliviar a congestão de uma criança é mantendo-a hidrata e lavando o nariz com soro fisiológico. Procedimento seguro e recomendado pela Sociedade Brasileira e também a Americana de pediatria.
Não indique remédios, soluções caseiras ou procedimentos que envolvam medicamentos à outra mãe. Por mais que pareça inofensivo, pode causar danos permanentes à saúde e à vida de uma criança.
Bom dia Gabriela, e a versão que é vendida nos Estados Unidos, o Baby Rub, ela é segura?
Precisa ler a bula e seguir as recomendações tbm!