Primeiro dia de aula da Olivia

Categorias: Comportamento Educação Filhos Mães

Muitos acompanharam minha ansiedade com o primeiro dia de aula da Olivia. Eu tinha uma enorme preocupação com sua adaptação escolar. Tinha a mais absoluta certeza de que, ao contrário do irmão, ela sofreria demais na primeira semana e choraria muito nos primeiros dias.

O dia que antecedeu o primeiro dia de aula, foi de organização, revisão de uniformes, lancheira e mochilas. Deixei tudo pré pronto para que a segunda fosse menos tumultuada possível. Temos 4 crianças em casa e estabelecer uma nova rotina de horários, às vezes leva um pouco de tempo.

Por alguns dias seguidos, contamos a mesma história sobre a escola e como seria a ida da Olivia. Ela, que chamava de escola do Pepeu, passou a chamar de escola do Pepeu e a Oiuia (Olivia).

Segunda feira, 26 de janeiro começou cheio de bom humor, brincadeiras e uma nova rotina foi estabelecida.

As crianças brincaram, tomaram banho, almoçaram e chegou a hora do uniforme. Olivia vestiu-se rapidamente e quando se deu conta de que estava com a mesma roupa do irmão, sorriu.

Sapatos no pé, mochila na mão e lá foram eles rumo ao elevador. Entraram no carro cantando e dançando. No caminho, explicamos novamente sobre a escola para ela e que se precisasse, o Pedro estaria por perto.

Desde que a matriculamos o Pedro vinha dizendo que cuidaria da irmã e entraria de mãos dadas com ela.

Ambos dormiram a caminho da escola, mas assim que estacionamos, os dois acordaram. Pedro estava ansioso e feliz por rever os amigos, Olivia seguiu sonolenta até a porta da escola e com cara de poucos amigos.

Pedro ficou esperando para dar a mão para a irmã, que não quis descer no colo e foi entregue para a monitora. Chorou e chamou a mamãe enquanto o Pedro seguia ao seu lado.

A primeira semana da adaptação escolar teve horário reduzido, nos dois primeiros dias das 13:30 às 15:30 e nos demais das 13:30 às 16:30.

Leia sobre a escola perfeita

Segundo dia também levamos a pequena e ela desta vez, pegou a mochila, pediu licença e foi entrando toda feliz e segura de si.

Voltou feliz todos os dias e na segunda semana, foi de van para a escola com o irmão. ela entrou tão feliz e contente, que parecia a grande realização de um sonho, andar aquela van que levara seu irmão durante todo o período escolar do ano anterior.

2 dias depois de matar a vontade de andar na van, chorou por 3 dias seguidos mas voltou feliz e cantarolando. Agora, vai feliz, volta feliz, canta, dança e pula.

Eu sigo aqui, observando e amando ver minha pequena se abrindo para o mundo, querendo bater suas pequenas asas e começar a voar.

Participe da vida escolar do seu filho!

Deixe seu comentário