Sempre que falo sobre opções saudáveis como forma de fugir dos industrializados, as mães me perguntar o que o filho vai comer se não for isso.
Eu me esforço para não achar no mínimo absurdo quando uma mãe comenta isso, porque afinal ninguém vive de danoninho, sustagem e o restante que está ali na foto do post sobre alimentos inadequados.
Leia sobre alimentos inadequados e porque não acreditamos que eles são os vilões.
Eu também sou mãe, também tenho um filho chato para comer e também já passei longos períodos de desespero. Ainda assim não me dobrei para os lindos pacotes coloridos que enfeitam as gôndolas do mercado dizendo que cada lata tem 986 vitaminas e sais minerais e saí comprando achando que de fato era o melhor.
Meu mantra atual é: o melhor é aquilo que funciona, mas nem por isso devemos nos render a tudo.
Na maternidade a gente precisa de solidariedade e não de dedos apontados, precisamos de ajuda e não de julgamento. Então, aproveito este post para mostrar algumas opções legais e geralmente bem aceitas pelos pequenos que substituem os industrializados mais conhecidos.
Achocolatado como Toddy, Nescau ou Sustagem: pode ser substituído por leite com cacau e caso a criança esteja habituada ao doce, você pode adicionar um pouquinho de mel ou açúcar demerara e ir diminuindo até que seu paladar se acostume apenas com o cacau.
Leites engrossados com Mucilon ou Milnutri Cereais: muitas crianças gostam de tomar o leite mais grossinho, neste caso vc pode usar a farinha de aveia ou até mesmo a de linhaça batida com alguma fruta.
Danoninho e concorrentes: prefira um iogurte natural batido com fruta. Aqui vai bem quando vai banana bem madura e morangos, ou abacate. Um pote de iogurte natural rende duas boas porções. Para aqueles que ainda estão acostumados com tudo muito doce, o mel pode ser um bom adoçante natural.
Bebidas lácteas prontas: leite com fruta, aqui você pode usar a criatividade e apresentar novas frutas ao seu filho como manga, pêssego, mamão, abacate. Para deixar o leite mai rico, um pouquinho de farinha de linhaça.
Bolachas maizena e similares: essas ao meu ver, são as mais difíceis de serem substituídas, pois são práticas, baratas e quase toda criança gosta. Existem receitas de biscoitos de iogurte que são fáceis de fazer. Aqui temos preguiça, então tentamos substituir por frutas in natura e às vezes, as bolachas aparecem por aqui.
Biscoito de polvilho que é super querido pelas crianças geralmente são feitos de gordura vegetal hidrogenada, aquela gordura ruim, que causa colesterol, engorda e faz mal. Procure opções com gordura de palma ou de coco. Muitos mercados tem disponibilizado estas opções mais saudáveis.
Para os sucos de fruta, ainda existe o hábito antigo de colocar açúcar e por isso muitas crianças acabam preferindo os alimentos mais doces. Aqui, quando temos alguma fruta mais cítrica como abacaxi, batemos com água de coco que neutraliza bem a acidez e deixa docinho.
Leia 13 opções de sucos saudáveis e criativos para você e sus filhos.
Amei suas dicas.. obrigada!! Infelizmente não posso levar todo mês a minha Maria Teresa ao pediatra aí ofereço mais frutas legumes…claro que ela come de vez em quando bolacha Maria maizena mas não é hábito não quero isso…mas eh isso temos que variar a alimentação…o morango eu acho que Maria iria amar que ela adora frutas azedinhas mas ele é alérgico não eh ? Enfim um bjj