Tampão de ouvido sob medida

Categorias: Dicas Produtos Saúde

Há alguns dias, comentei sobre o tampão de ouvido sob medida que fizemos para a Olivia e muita gente me perguntou a utilidade do tampão, onde encontrar e a razão pela qual ela precisava deles.

Algumas pessoas chegaram há pouco tempo por aqui e não acompanharam a estória de otites da Olivia e do Pedro, mas basicamente, eles tiveram otites de repetição e otite média secretora e ambos precisaram passar por cirurgia.

Pedro operou o ouvido e a adenoide com 2 anos e 5 meses e 3 meses depois, os tubinhos de ventilação caíram. Já faz mais de 1 ano que este tubos caíram e ele nunca teve otite, ufa!

Olivia precisou ser operada com 9 meses e novamente com 1 ano e 5 meses, onde descobrimos a atresia de coana, uma má formação congênita que no caso dela não era operável.

Leia sobre a cirurgia do ouvido e da adenóide aos 9 meses de vida.

Ambos precisaram usar algodão no ouvido para proteger da água do chuveiro e também fomos orientados a evitar piscina para que não molhasse os ouvidos. O algodão foi muito útil por um tempo, mas ultimamente vinha caindo e a preocupação com os ouvidos da Olivia aumentaram.

Num dia desses, levei a Pirulita pra piscina e ela ficou tão feliz que jogou água para tudo que é lado e eu fiquei tão apreensiva com os ouvidos dela que pouco curti este momento. Como ela estava para completar 2 anos, decidimos fazer uma tampão de ouvido sob medida.

Por quê só agora aos 2 anos?

Porque até os dois anos de idade, o crescimento da criança é grande e com isso o tampão deixaria de servir em pouquíssimo tempo, de 2 a 3 meses. Depois dos 2 anos, deixamos de ter um bebê e passamos a ter uma criança em casa, que cresce e se desenvolve, mais lentamente se comparado aos primeiros meses de vida.

Para que serve este tampão?

Para proteger os ouvidos da umidade e da água, indicado para crianças que tem tubo de ventilação ou tem otites externas recorrentes e fazem natação. Outras indicações são feitas pelo otorrino ou pediatra se necessário.

Este tampão é feito por uma fonoaudióloga audiologista, que encontramos nestes centros de aparelhos auditivos. É tirado um molde e alguns dias depois o tampão chega do laboratório. O material é de silicone e pode ser feito em diversas cores, do transparente ao preto.

 
Aqui escolhemos o pink porque era a cor mais chamativa do catálogo. Como vamos para piscina, caso ele caia, fica fácil de encontrar. O laboratório erroneamente fez o rosa claro, mas como podem ver, ele é super discreto e fácil de perder. A fonoaudióloga também achou ele muito discreto e solicitou que fosse feito na cor correta. Acabamos ficando com os dois pares.

Meu marido há algum tempo, fez um tampão desses na cor transparente, ele queria diminuir o barulho à sua volta e funcionou muito bem, mesmo não sendo este o objetivo deste modelo de tampão. Ele fez em outro lugar e achamos que o da Olivia ficou mais bem encaixado e mais bem feito.

Veja como foi o processo todo:

Aqui, começamos a usar durante o banho e tem sido uma tranquilidade lavar os cabelos da Olivia.

 

6 comentários

  1. Erica disse: em 09.10.2017

    Bom dia!

    Gabriela, por favor, pode me passar o contato do local onde vc mandou fazer os tampões sob medida.

    Obrigada.

    Se possível, pode me relatar como está a sua filha hj? depois das cirurgias no ouvido? ela ainda usa os tubos?

    1. Gabriela Gama respondeu: em 09.10.2017

      EU fiz na FonoAlpha em Alphaville. Minha filha permaneceu com os tubos por 9 meses, caíram em fevereiro deste ano e desde então, ela nunca mais teve otites.
      Olivia tem desenvolvimento normal e uma saúde boa =)

  2. Ana Paula disse: em 13.10.2017

    Oie qto custou o par de tampoes?

  3. Adeilza disse: em 18.12.2017

    Gostaria muito de um tampão sob medida pra meu esposo

    1. Gabriela Gama respondeu: em 16.02.2018

      Comprei na Fono Alpha em Alphaville!

  4. claudia disse: em 28.09.2018

    Bom dia, me chamo Claudia, sou de Goiânia, amei seu site, minha filha irá colocar o tubo de ventilação e tirar adenoide na semana q vem, ela nunca teve infeccao de ouvidos, porém ela é fissurada (teve fenda palatina) e tem muito acumulo de secreção no ouvido, e por isso vai ter q colocar, minha duvida é, depois q cai o carretel o timpano continua aberto, os cuidados pra não cair agua tem que continuar? Aqui em Goiânia não estou encontrando fornecedor que faça esse tampão que tu falou, qual a media de preço pra eu ficar por dentro tu pode me informar? vou buscar melhor contatos pra ver se consigo aqui.
    Com amor…
    Claudia

Deixe seu comentário