Endometriose e os avanços da medicina

Categorias: Publieditorial Saúde

Ontem não teve post e nem fotos por aqui, eu fui cuidar de mim e achei que merecia um dia inteiro para me dedicar à saúde.

Descobri recentemente, ao mudar de ginecologista, que deveria fazer exames específicos para endometriose. Uma doença que acomete muitas mulheres e que nem sempre é investigada e tratada corretamente.

Eu sou uma dessas mulheres, que passou a vida inteira tendo sintomas claros de endometriose e ninguém parou para investigar isso a fundo. Somente agora, com 35 anos e dois filhos, descobri que deveria investigar melhor. Os sintomas hoje já não me incomodam tanto e tenho poucas dores, mas minha médica pediu que eu fizesse um ultrassom específico para investigar onde estão os focos e me alertou sobre a importância deste exame ser realizado por um médico especialista. Me disse que apesar de ser um exame simples, é difícil encontrarmos quem o faça com qualidade e precisão. O fato de ter sintomas relacionados compatíveis com a endometriose, não garante que eu a tenha.

Depois desta notícia, pensei em deixar o exame para depois das férias de janeiro, mas ao saber do Centro Diagnóstico Avançado da Mulher do Fleury, achei por bem fazer o exame ainda este ano.

Através do Chat Online, solicitei o agendamento do exame com a Dra. Ana Paula Carvalhal, que é referência em endometriose. Recebi as informações sobre o preparo e o tempo do exame por e-mail e fui preparada.

Cheguei na unidade do Fleury com antecedência, abri minha ficha e realizei o exame. Foram 50 minutos de investigação minuciosa à procura da endometriose. Ao longo do exame, a Dra. Ana Paula foi me explicando melhor sobre o que é, sintomas e a importância de um bom diagnóstico. Embora uma ressonância feita há alguns meses tenha indicado possível endometrioma, não foram encontrados os focos. A Dra Ana Paula sugeriu acompanhamento e em seis meses, repetir este exame.

Este vídeo explica bem sobre a doença e as novidades da medicina para um melhor diagnóstico.

Falei no post sobre Prevenção do Câncer de Mama, que todos os anos faço meu checkup no mês do meu aniversário e aproveito o mês seguinte para repetir exames ou fazer algo complementar.

Se você não é muito organizada com datas, escolha um mês importante para você, assim ficará fácil planejar seus exames preventivos com calma.

Não deixe seu checkup para depois, não deixe de cuidar de você. Cuidar-se é um ato de amor e devemos fazê-lo por nós e por aqueles que mais amamos, nossos filhos.

  • Para marcar seus exames, ligue para a Central de Atendimento, que funciona todos os dias, das 6h às 22h. Grande São Paulo (11) 3179 0822 e para as outras localidades 0800-704-0822. Se preferir, o Fleury também oferece atendimento via chat online, das 07h às 22h, de segunda à sexta, e das 07h às 14h, aos sábados.

publieditorial

3 comentários

  1. Gabi Miranda disse: em 03.11.2016

    Já te disse que tive endometriose, né? Fiz cirurgia e hoje faço tratamento contínuo. Toda hora tenho que ficar de olho. E to precisando marcar com meu médico, fazer exames de rotina e só tô adiando. Seu post foi um grande incentivo, Gabi.
    bjs

  2. Michele Kaiser disse: em 03.11.2016

    Oi, Gabi! Também sou portadora de endometriose!! No tempo que descobri a doença, fui informada que só a videolaparoscopia seria capaz de diagnosticar com eficiência. Muito bom saber que o Fleury consegue diagnóstico com ultrassonografia especializada! Um beijo.

  3. Gabi Miranda disse: em 16.11.2016

    Gabi, eu tive endometriose, fiz laparoscopia. Desde então tenho que ficar de olho e fazer exames. Não tem jeito, o corpo humano é incrível e o da mulher é ainda mais, precisamos ficar atentas e sempre de olho. Parabéns pelos seus posts de alerta e conscientização aos cuidados femininos. Precisamos falar mais disso. beijo

Deixe seu comentário