Será que minha filha vai dormir mal a vida inteira?

Categorias: Depoimentos Desenvolvimento Filhos Mães

será que minha filha vai dormir mal a vida inteira?Desde muito pequena a Olivia dorme pouco e perde o sono por qualquer motivo. Essa coisa de, toda tarde ela tira uma soneca de X minutos ou horas, nunca existiu. Para que ela durma à tarde, é preciso paciência e pelo menos uma meia hora à sua disposição até que adormeça bem, senão ao menor barulho ela arregala os olhos e sai andando pela casa como se tivesse dormido por horas a fio.

Durante muitos meses as nossas madrugadas foram um caos e eu, cansada compartilhei a cama, desmamei aos 11 meses e nada parecia colaborar para uma boa noite de sono. Troquei a cama por uma montessoriana e ajudou MUITO, mas ainda assim o sono da minha filha não é aquele tranquilo, profundo e de 10 a 12 horas por noite como o de muitas crianças, inclusive o Pedro.

Às vezes ouço algumas amigas dizendo que dormem mal, ou que dormem pouco porque aquele pouco lhes é suficiente. Então será que minha filha vai dormir mal a vida inteira? Acho que dormir mal para mim é dormir pouco, ter um sono agitado e acordar algumas vezes à noite. Isso acontece quando estou com algum problema grave, mas de geral meu sono é melhor do que isso. Para a Olivia, poucas horas, mesmo que de sono agitado são suficientes para que ela se renove e tenha energia para o dia inteiro. Então talvez, ela não durma tão mal assim.

Acredito que ela será daquelas que dormirá pouco a vida toda, que perderá o sono por qualquer coisa e que precisará de poucas horas para descansar. No meu ponto de vista isso é ruim, na verdade enquanto criança isso é péssimo, porque sempre que ela acorda de madrugada, eu fico lá junto com ela até que adormeça novamente e às vezes isso leva mais de uma hora e quem perde o sono sou eu. No futuro, quando ela se auto regular e ficar bem sozinha na cama acordada, talvez não seja tão ruim assim.

Olivia gosta de toque, de sentir a gente pertinho, de dormir agarradinha e bem quentinha. Acho que ela vai amar dormir de conchinha um dia, mas por enquanto, meu desejo é que ela durma a noite toda sozinha. Isso até acontece, mas qualquer mudança no dia ou na rotina, o caos da madruga volta a nos assombrar. Toda noite eu me deito ansiosa, olhando no relógio e pensando, que horas será que vou ter que mudar de cama e que horas eu vou conseguir voltar para a minha cama.

Pedro, ao contrário da irmã, quando está com sono, vai para a cama e dorme. Não me lembro dele acordado de madrugada depois que aprendeu a dormir sozinho e raramente acorda antes das 9h. Ele é o supra sumo no quesito sono!

E aí, como é o sono dos seus filhos?

8 comentários

  1. Geisebel Konrad disse: em 01.09.2016

    A Antônia tem um sono muiti parecido com o da Olívia! E, confesso, estou mais tranquila em saber wue não é só comigo que isso acontece!

  2. Katia disse: em 01.09.2016

    A minha Olívia tbm dorme mal. De dia faz sonecas boas até, mas a noite é complicado, muito agitada, acorda várias vezes e muitas vezes vai mais de 2 horas pra voltar a dormir. A minha mais velha tbm é uma blz pra dormir, poucas vezes deu algum trabalho, só mesmo qdo está doentinha.
    Espero que um dia isso melhore.

  3. Marilia disse: em 02.09.2016

    Poderia trocar o nome Julia por Maitê e o seu pelo meu. Super me identifiquei. Ainda não criei coragem para o segundo filho por esse motivo. E se o próximo não dormir tb, como faz ??
    Beijos

    1. Maria respondeu: em 16.09.2016

      Eu também não crio coragem para o segundo filho porque tenho medo de nunca mais dormir na vida! Meu menino nunca dormiu bem, as sonecas não duravam nem meia hora e a noite acordava de hora em hora para mamar. Desmamei com 10 meses, nada de
      dormir melhor. Ele simplesmente não gosta de dormir. Tem 2 anos e ainda briga com o sono, com a mãe e com quem mais tentar fazer ele dormir seja a hora que for! E ninguém entende, acha que a gente não coloca limite, não tem paciência… To exausta! Será que um dia ele vai dizer: Boa noite, mamãe, vou dormir? Ou vou todo dia e noite brigar com ele para que durma?

  4. Carolina disse: em 03.09.2016

    Nossa, igual aqui em casa!?!! Mas minha Lara tem só um ano ainda, mas tooooda noite me pergunto se será esta A noite em que ela dormirá … E como a Marília disse acima, também me questiono se o segundo filho for igual e por isso ando adiando esse planejamento? Gabi, adoro muito seu blog!! Parabéns, obrigada por compartilhar, nos tornar mais fortes, esperançosas e tratar de sororidade ?????????

  5. Paula alcantara disse: em 06.09.2016

    Meu filho tem 1a7m o sono dele é um caus tanto de dia como de noite,agitado acorda muito eu estou exasta da rotina de sono dele…
    Pior que eu desenvolvi insônia ele dorme e eu nada…

  6. Gleicy disse: em 18.09.2016

    Nossaaaa vejo que nao estou so…meu bb de 1 ano e 5 meses nunca dormiu berco..somente entre eu e o pai…sono mega agitado.. e acorda pontualmente 5 hs da manha…tb nao vejo a hora ele dormi noiteeeee toda e acorda 7manha…

    1. Gabriela Gama respondeu: em 18.09.2016

      É preciso encontrar um caminho para que seu bebe durma pelo menos um pouco melhor. Sobre o berço, hj vejo o quão desnecessário é!

Deixe seu comentário