Estamos nós, reféns do Google quando o assunto é saúde?

Categorias: Cuidados/Saúde Filhos Saúde

Que a saúde no nosso país é um caos, nós já sabemos, principalmente para aqueles que dependem do SUS. Mas o que vem me preocupando, são aqueles médicos cheios de diplomas, que cobram um alto valor de consulta ou super credenciado a um convênio médico e não consegue fechar um diagnóstico ou sequer examina o paciente corretamente. A questão não parece ser meramente financeira. Estamos nós reféns do Google quando o assunto é saúde?

Acompanhem comigo: o filho não fala, não responde à fonoterapia, tem um histórico enorme de otites e a pediatra acha exagero quando a mãe questiona a audição. A mãe, descontente resolve procurar um otorrino e descobre que o otorrino sequer acredita na sua queixa e a manda embora com meia dúzia de sprays e diz que está tudo bem. O pior dos piores diagnósticos é aquele bem famoso, falta de estímulo. Criança não precisa de estímulo, o próprio ambiente em que vive é estimulante o suficiente para que ela aprenda e se desenvolva se ali puder brincar.

Desde que comecei a falar sobre ouvido, otites, tubos de ventilação e adenoide, vivo recebendo emails ou comentários nos posts sobre a dificuldade que foi diagnosticar o filho com perda auditiva. Algumas mães relatam que depois de passar em muitos médicos, começaram a chegar com o diagnóstico semi pronto de tanto procurar informações no Google. De tanto insistirem, conseguiram sair do consultório com um pedido de exame que posteriormente afirmava a sua suspeita.

Gente, eu me considero a ganhadora da mega sena da virada, visto que tanto a pediatra quanto o otorrino que cuida dos meus filhos, sempre tenham sido prudentes e cautelosos, desde os exames clínicos, aos exames de imagem que foram solicitados.

Dr.GoogleTem muita criança que não ouve sendo diagnosticada como autista. Tem muito autista que não fala, mas que nunca foi a um otorrino verificar se esta tudo bem. Aquele simples checkup que todos nós devemos fazer sabe?

Tem muita criança com atraso de desenvolvimento por falta de um simples exame de audição.

Tem muito pediatra se achando auto-suficiente a ponto de tratar todo mundo como alérgico sem sequer encaminhar o paciente para um especialista, seja reumato, otorrino ou qualquer outra especialidade.

Tem muito pediatra receitando engrossante e açúcar para crianças tão pequenas, tantos outros que sequer falam de alimentação com os pais. Tem pediatra que sequer encaminha os seus pacientes para consultas de rotina com oftalmologista a partir de 6 meses de vida e dentista a partir de 1 ano de idade. Tenho certeza de que a maioria que lerá este post, jamais teve um encaminhamento desses. Estou certa?

Essa deficiência de médicos qualificados não se aplica somente ao SUS e nem tampouco às crianças que em pleno desenvolvimento, precisam de um suporte mais frequente.

Tem um médico bacana para indicar? Deixe as informações como nome, cidade e telefone do consultório nos comentários. Juntos somos melhores!

5 comentários

  1. Katia Solange de Almeida disse: em 29.08.2016

    Boa noite, gostaria de indicar e estou a procura de um bom pediatra. Já passei em médicos renomados com valor altíssimo de consulta, médico de convênio e nenhum fecha o diagnóstico do meu filho, pior o relatam um diagnóstico de renite, alergia sem ao menos pedir um exame.
    E acredito que o Google é nosso grande aliado sim, foi nela que após 04 anos pesquisando sobre dores neuropáticas ( falo isso sobre meu caso) à qual os médicos neurologista, neurocirurgiões dopam os pacientes de vários tipos de remédios epiléticos porque agem no sistema nervoso central , mas na verdade não melhora os sintomas que são agulhadas, pontadas, choques, sintomas inusitados…Eu decidi fazer minha própria pesquisa e descobri em uma reportagem de médicos de Portugal um tratamento inovador que é feito a partir de uma substância da pimenta, uma Pomada!!!! na qual meus médicos de nomes também renomados desconheciam o tratamento.

    1. Gabriela Gama respondeu: em 30.08.2016

      Katia, precisamos saber qual a sua cidade para tentar algum médico bacana. Sobre rinite e alergia você deve procurar um otorrino e não um pediatra, ou ainda um pediatra alergista, mas eu acho o otorrino melhor para este tipo de coisa.

  2. elizangela disse: em 30.08.2016

    DR Abraão oftalmo hospital das clinicas vitoria es.
    excepcional medico.

  3. Camila disse: em 05.09.2016

    Nossa!
    Ai vão os que eu recomendo em Recife – PE
    Dr. Fernando Azevedo (pediatra)
    Dra. Maria Amélia (Oftalmopediatra)

    Excelentes profissionais!

  4. Tatiana disse: em 06.09.2016

    Excelente!
    Em SP recomendo a pediatra, dra. Suzana Altikes Hazzan. O consultorio é na Av. Angelica e sei que ela atende diversos planos de saúde, incluindo SulAmérica.

Deixe seu comentário