Toda mãe precisa de férias!

Categorias: Depoimentos Mães

Recentemente vi o filme O Começo da Vida e lá, diversas mães diziam que mãe não tira férias nunca porque nunca descansa a cabeça, mesmo quando o corpo sinaliza que precisa parar. Fiquei pensando muito nisso, pois as rotinas de sono andam alteradas aqui em casa e eu ando exausta, de mal humor, irritada e querendo esganar qualquer um que me olhe atravessado.

Comecei a ficar apavorada lembrando dos depoimentos do filme e já estava me imaginando de olheiras de panda e ainda mais irritada daqui um tempo, foi quando pensei: você precisa de férias. Não importa se com filhos ou sem filhos, você precisa de férias.

A gente passa o ano tão mergulhado na dura rotina de ser mãe, dona de casa, funcionária, esposa, amiga e tantas outras coisas mais, que acaba esquecendo que a gente precisa de um tempo para si. Um tempo que ajude a carregar as baterias do corpo e da cabeça.

Eu preciso de férias dos filhos, já o marido que assa bastante tempo fora de casa, diz que precisa de férias com eles. Nunca chegamos num acordo e no fim, as crianças estão sempre conosco, ou quase sempre. Eu preciso descansar a cabeça, dormir um noite inteira de sono e sair sem ter que me preocupar com meus filhos ou ter hora para voltar. Acho que toda mãe precisa disso, mas nem todas conseguem fazer isso.

Desde que me mudei para São Paulo, nunca havia ficado tanto tempo sem ver minha mãe. Foram 6 meses sem tê-la em minha casa e vice-versa. Com antecedência, programei minhas férias de julho na casa dela. Os meninos brincam, se divertem, minha mãe curte os netos e eu descanso. Sim, se existe um lugar que consigo descansar (pelo menos a cabeça) é na casa da minha mãe. Pensando friamente, não são as férias dos sonhos, mas são as férias possíveis.

0b62f3b06dc9534e9c0a848a8576c3fdPrecisamos descansar, precisamos nos cuidar, deixar que os filhos vivam novas experiências e se possível encontrar em nós, aquela pessoa que éramos antes dos filhos. É bom rever amigos, passear sem hora para voltar, comer uma comida quentinha, beber um suco até o fim e ter tempo para um café.

São coisas simples que faziam parte do nosso cotidiano antes dos filhos e que agora parecem tão difíceis de conseguirmos realizar. Isso piora muito quando não temos família por perto ou não podemos contar com ela. Eu sinto muita falta de poder ligar para a minha mãe e dizer: vovó, hoje vou sair com o marido e os netos ficam com você. Se você tem esta opção, aproveite, curta seu marido, seus amigos, ou curta você mesma, faz bem pra alma.

Mamãe, você precisa de férias. Pense nisso com carinho, pense no seu casamento, na sua vida com amigos, na sua vida sem ninguém, pense em você. Todo mundo precisa de um tempo de descanso, não importa o cargo que ocupa, se trabalha fora ou em casa, se tem 1, dois ou 8 filhos. Todo mundo precisar recarregar as baterias para continuar a dura rotina que a vida nos impõe. E se precisamos viver nesta loucura, que seja com a cabeça em ordem e o coração cheio de amor.

Toda mãe precisa de férias!

Deixe seu comentário