Como fazer o RG do seu bebê!

Categorias: Dicas Filhos Segurança
Não existe idade mínima para a emissão do RG, mas levando em conta que as digitais do bebê são formadas a partir dos 6 meses de gestação e o acompanharão pelo resto da vida. Parece mais proveitoso que o documento seja emitido a partir do sexto mês de vida pois até então o bebê muda muito sua fisionomia. Enquanto o RG não é emitido, o único documento oficial do bebê é a certidão de nascimento. Onde ele for o documento vai junto. A sua apresentação é obrigatória para atendimento médico, viagens de avião ou de ônibus, e em quase todos os hotéis.
As impressões digitais que temos nos acompanharão para toda a vida, então ter um RG desde cedo ajuda também na nossa segurança em casos de roubo ou sequestro (esperamos nunca passar por isso, mas precisamos saber disto).
A emissão do RG é simples, rápida e fácil. A primeira via não tem custo e o prazo de entrega dependerá da cidade onde será feito.
pediatra alergistaSegue aqui o que é necessário para fazê-lo.
• Agende data e horário (Em SP o agendamento prévio é obrigatório), ou compareça ao posto de atendimento.
• O bebê deve estar acompanhado pelos pais.
• Certidão de Nascimento – original e cópia.
• RG original dos pais.
• A foto é feita na hora.

 

Em algumas cidades o CPF já vem na Certidão de Nascimento então automaticamente será inserido no RG.

Caso não venha na certidão e você queira incluir o CPF no documento, faça-o numa agência própria dos Correios e leve o documento original para solicitar a inclusão.

Para crianças até 4 anos as digitais colhidas podem ser apenas as dos polegares, mesmo assim lencinhos umedecidos são fundamentais para limpar os dedinhos que ficam cheios de tinta. Algumas mães relataram que em algumas cidades já colhem todas as digitais, não importa se menor de 4 anos.

Como os bebês mudam de fisionomia muito rápido, é interessante atualizar o documento de tempos em tempos. Depois de grandinhos, o ideal é atualizar o documento a cada 5 anos. Na idade adulta a validade do RG é de 10 anos.
A sugestão é que se faça o primeiro RG aos 6 meses de vida, aos 2 ou 3 anos de idade um mais atualizado, renove de 5 em 5 anos até a adolescência e depois a cada 10 anos.
Mantenha seu documento e do seu filho atualizado!

3 comentários

  1. Liliane Scheinpflug disse: em 19.07.2016

    As impressões digitais são formadas por volta do 5° mês de gestação.

  2. Gabi Miranda disse: em 08.08.2016

    Ahhh, eu fiz o da Stella recentemente. E tb fiz post com a dica. rsrsrsrs

  3. CAROLINE B SANTOS disse: em 16.08.2016

    Em todos os hotéis é obrigatório a apresentação do documento com foto ou certidão original. Isso é uma lei federal e o hotel pode negar a hospedagem para quem não levar. Se o hotel aceitar hospedar o menor sem identificação desconfie.

Deixe seu comentário