O desfralde depois de 1 mês

Categorias: Desenvolvimento Filhos

1 mes do desfraldeO desfralde depois de um mês que o Pedro pediu para fazer xixi no vaso pela primeira vez. Eu confesso que mesmo ele pedindo para sair das fraldas, achei que seria trágico e que passaria dias e mais dias limpando xixi, higienizando sofá ou perguntando exaustivamente se ele queria ir ao banheiro.

Eu nunca li um post ou um depoimento falando sobre o quão tranquilo foi determinado desfralde, sempre tinha uma ressalva ou outra ou até mesmo gente desesperada pedindo conselho de como tirar o filho da fralda.

Só para lembrar, Pedro faz 3 anos e 6 meses amanhã e começou o desfralde com 3 anos e 5 meses. Então se você tem um filho de meses ou de menos de 2 anos e está torcendo para que o seu momento chegue logo, afinal fraldas estão custando um verdadeiro absurdo, esqueça. Se seu filho estiver na média, ele vai desfraldar entre 2 e 4 anos, isso se você tiver o bom senso de aguardar o tempo dele. Não eu não concordo com o desfralde precoce, não eu não acho que você tenha que passar horas cantarolando pro seu filho no vaso enquanto ele tenta te dizer que está apavorado com a ideia de mandar o cocô embora.

Não, eu não acho nada normal uma mãe passar o dia inteiro perguntando ao filho se ele quer fazer xixi, ele responder que não e 3 minutos depois você estar lá com um balde e um pano tentando ser a pessoa mais paciente do mundo enquanto na verdade quer brigar com o seu filho por ele não ter ido ao banheiro quando você perguntou. Já até escrevi sobre os medo do desfralde: aqui

Eu acredito que o desfralde precise ser feito de maneira respeitosa com a criança. Então ficar prometendo presente, fazer chantagem com a TV e sei lá mais o que, é desleal, pois muitas vezes nossos filhos ainda não amadureceram o suficiente para desfraldar. Eu hoje tenho absoluta certeza de que o desfralde precisa ser feito no tempo da criança. Entenda como tudo começou por aqui: leia o post

Bem, e como está o Pedro neste 1 mês:

Faz xixi sozinho, sem precisar de ajuda para se despir, sentar e puxar a descarga. Às vezes, na verdade quase sempre ele sair sem as calças pela casa. Mas sigo explicando que basta ele puxar a cueca e a calça que fica tudo quentinho e protegido de novo.

Ele levou 3 semanas para ter coragem de mandar o cocô embora direto no vaso, mas depois que conseguiu a primeira vez, nunca mais sujou a cueca.

Independente da facilidade que ele tem de sempre fazer xixi no vaso e agora o cocô também, sempre falamos algo bacana e quando ele sai muito feliz do banheiro, damos os parabéns por ter conseguido mais uma vez.

Ahhh sim, Pedro fez xixi no chão, não por esquecimento, mas porque errou o caminho do banheiro no meio da noite. Ele não costuma acordar à noite, mas andou comendo muita melancia em noites mais quentes e acabou precisando esvaziar a bexiga. Outra vez ele tava dando muitas gargalhadas e acabou molhando a cueca, mas quando lembrou que estava sem fralda, foi correndo para o vaso e avisou que tinha escapado xixi.

Minha paciência em esperar o tempo do meu filho, fez do desfralde um período tranquilo e sossegado. Sei que muitas vezes não é assim. Muitas crianças tem dificuldade em segurar o xixi durante a noite, outras brincam tanto que acabam deixando o xixi escapar sem perceber, mas isso é minoria. Grande parte do desfralde dramático, deve-se à ansiedade dos pais em querer tirar o filho cedo das fraldas sem que ele esteja de fato preparado.

Não acho esplendoroso encontrar uma criança de 2 anos sem fraldas, certamente grande parte delas sofreu uma pressão enorme para fazer xixi e cocô no vaso, e foram vencidas pela insistência dos pais e dos seus cuidadores. Sim existem crianças que saem das fraldas por conta própria antes dos dois anos, mas isso é a minoria, um caso ou outro e ele não serve como regra.

A Bárbara do Blog Baby dicas conta como foi o desfralde do Arthur, o seu filho do meio. Ela esperou o tempo do filho mas nem tudo saiu como previsto: Desfralde do Arthur e Desfralde total

Desfralde concluído com sucesso!

2 comentários

  1. Glaucia disse: em 07.06.2016

    Minha filha saiu da fralda com 1 ano e 10 meses. E ao contrário do seu post, não sofreu pressão nenhuma. Simplesmente me via ir no banheiro, por coincidência eu havia ganhado um “troninho” e então ela simplesmente abaixou a roupa e sentou. Então como a iniciativa partiu totalmente dela apenas incentivamos. Claro que houveram alguns escapes o que é natural e normal. E hj quase dois meses depois tenho colocado a fralda noturna, mais na maioria das vezes ela acorda de madrugada pedindo pra ir ao banheiro!

    1. Gabriela Gama respondeu: em 07.06.2016

      Glaucia, acredito que não tenhas lido meu post até o final, pois no último parágrafo, eu digo justamente que existem crianças que saem das fraldas por conta própria antes dos dois anos, mas que devemos entender que elas são minoria.
      Entendo sua filha como a exceção à regra e sendo a minoria, pois grande parte das crianças não consegue ter a autonomia e nem escolher o vaso com essa idade. Estou na torcida para que a Olivia seja esta exceção, mas se não for, paciência, compremos fraldas rsrs

Deixe seu comentário