Como meu filho largou a chupeta

Categorias: Cuidados/Saúde Desenvolvimento Filhos

Há 5 dias meu filho largou a chupeta e eu jamais imaginei que seria da forma que foi. Já havia ouvido várias mães relatarem que perderam a última chupeta que tinha na casa e que aproveitaram a ocasião para tirar a chupeta de vez.

Sexta feira antes de viajarmos para o Santa Clara Eco Resort, trocamos a fralda da Olivia e percebemos que ela estava com a chupeta do Pedro na boca. Ela está com os 4 caninos nascendo então coloca tudo que pode na boca para usar de mordedor. Enquanto vestia ela de volta, comentava com o marido que não podíamos esquecer a bendita chupeta de jeito nenhum. Bem, até hoje eu não sei onde a bendita foi parar.

Seguimos viagem rumo a Dourado e no meio do caminho percebi que a chupeta não estava nas nossas coisas. Depois de passar uns minutos em pânico, comecei a acreditar que ele ficaria bem sem chupeta já que estava indo para um lugar tão bacana e cheio de atividades.

Fim de noite, quarto “novo” cama “nova” e lá estava o Pedro pedindo a chupeta e querendo dormir na nossa cama. Ele estava exausto de tanto correr e brincar, mas queria a bendita chupeta. Explicamos que ela havia ficado em casa e que ele poderia dormir sem ela. Alguns minutos de protesto sem grandes escândalos e ele finalmente adormeceu. Acordou no dia seguinte manhoso e pedindo a chupeta mas logo depois superou o assunto e foi brincar.

meu filho largou a chupeta

Primeira noite sem chupeta

Segunda noite no Resort e ele não pediu a chupeta. Fui dormir pensando que ele havia esquecido completamente o assunto, mas assim que a viagem acabou e retornamos para casa no domingo, a chupeta foi solicitada aos prantos algumas vezes. Contei que o coelhinho bebê ganhou a chupeta verde dele que era da mesma cor da couve que ele havia dado no dia anterior para os coelhos grandes e que ele também era um mocinho e não precisava mais dela. Ele não se convenceu muito e por isso decidi dormir com ele para deixa-lo tranquilo. A madrugada foi longa, agitada mas sem grandes choros ou momentos de frustração.

Segunda feira é dia de fono aqui em casa e já vínhamos fazendo um trabalho em conjunto para que o Pedro entregasse a chupeta para o Papai Noel. Pedro está com a mordida aberta e certamente a chupeta é a grande responsável por esse estrago. Liguei para a fono antes dela chegar e contei toda a estória. Ela disse que trabalharia isso durante a sessão. Pedro assistiu um vídeo de despedida da chupeta e durante as atividades a fono foi explicando que ele já havia crescido e que agora a chupeta verde era do coelho bebê. Ele super compreendeu e foi logo contar para a babá. Quando chegou da escola me pediu a chupeta e começou a chorar, mas parou assim que repeti a estória do coelho.

Nós já havíamos perdido “últimas” chupetas antes, mas nunca havíamos encontrado coragem para seguir em frente. Eu sempre saía atrás de chupeta quando ele perdia, mesmo que fosse à noite.

Este foi um ano cheio de grandes conquistas para o Pedro. Ele começou a se comunicar melhor, tem melhorado seu comportamento, deixou a mamadeira e as fraldas e finalmente se despediu da chupeta. Acredito que nosso acompanhamento constante, cuidado com o seu desenvolvimento e dedicação nas terapias, tenham contribuído para o seu amadurecimento.

Estamos no quinto dia sem chupeta e ele parou de pedi-la quando cansado ou chateado. Ufa, meu filho largou a chupeta! Eu deixaria ele de chupeta por tempo indeterminado caso ele não tivesse maturidade para deixa-la. Acredito no tempo da criança e no respeito que devemos ter por elas.

4 comentários

  1. Avatar
    Mariana disse: em 22.06.2016

    Quantas conquistas do Pedro. Parabéns!!! Tenho um menino da idade do Pedro, que também faz fono pois iniciou a comunicação bem tarde. Conta um pouquinho mais sobre os avanços da comunicação do Pedro. A fala dele é inteligível muitas vezes? Ele consegue contar o que aconteceu na escola, por exemplo? Aguardando muito um post assim. Beijos!

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 22.06.2016

      Mariana, que boa sugestão. Preciso pensar num título para este post. bjks

  2. Avatar
    coupon codes disse: em 06.07.2016

    Poxa Alinne, sinto muito! As vezes as coisas não saem como o planejado. Mas sei que vai superar tudo! Vc é forte, linda e vamos que vamos… Temos muito que fazer… Vamos levar mais cor e amor pelo mundo! Bjs e abraços forte minha querida!

Deixe seu comentário