Desfralde no tempo da criança

Categorias: Depoimentos Desenvolvimento Filhos Mães

Não foram poucas as mensagens recebidas me perguntando como desfraldar um filho. Minha resposta sempre foi: não sei, ainda não passei por isso. Eu podia sentir olhar de reprovação do outro lado da tela digitando: mas o Pedro já tem 3 anos. Minha vontade era responder que certamente ele não se casaria de fraldas, mas o blog me ensinou a ser um pouco mais tolerante com gente sem noção e a maturidade também nos ensina a fazer cara de paisagem as vezes. Eu nunca tive pressa em desfraldar meu filho, desde sempre ouvia as mães desesperadas dizendo que os filhos choravam pedindo fralda, choravam ao serem pressionados para ir ao banheiro, molhavam a casa inteiro o dia todo. Foi aí que eu decidi escrever sobre os medos do desfralde (leia aqui), mas ainda assim muita gente comentou o post contando o quanto foi fácil desfraldar seu filho com menos de 2 anos e o quanto tinha economizado em fraldas.

desfraldeSeis de maio de 2016, sexta-feira, Pedro decidiu que não queria mais usar fralda. Olivia estava internada e ele sob os cuidados do pai, meu e da nossa ajudante. Juro que temi por esses primeiros dias, pois só de lembrar do relatos de algumas mães, eu já tinha calafrios.

Acontece que quem decidiu sair da fralda foi o Pedro, não fui eu quem achei que ele estava preparado e resolvi fazer disso uma missão. Ele, assim como a Gigi neta da Val (nossa ajudante), se sentiram seguros para deixar a fralda de uma vez.

Pedro tem 3 anos e 5 meses e há mais de um, venho ouvindo perguntas e piadinhas sobre o desfralde que não havia acontecido por aqui. Eu nunca me incomodei com o fato dele usar fralda, nem mesmo ele se incomodava com isso até então.

Como foi essa nossa primeira semana de um desfralde no tempo da criança…

• Idas ao banheiro por vontade própria e praticamente todas com um xixi no vaso.

• Verdadeiras festinhas todas as vezes que usava o vaso, colocava a cueca e puxava a descarga.

• 3 xixis no chão mas todos a caminho do banheiro.

• 2 primeiras noites com fralda, algo que já poderia ter sido extinto há meses já que o Pedro dormia e acordava com a fralda seca há muito tempo. Depois que a cola da fralda diversas vezes reaproveitada deixou de grudar, decidi deixa-lo de cueca para dormir também.

• Cocô, esse precisou de fralda nos dois primeiros dias, escapou na cueca mais duas vezes e agora tem sido visto indo embora pelo vaso mesmo.

Eu não preciso ficar perguntando o tempo inteiro se ele quer usar o vaso. Quando está com vontade ele levanta de onde está. Às vezes pergunto se ele quer fazer xixi e se ele responde que não, coloca-lo no vaso só vai servir para eu ter certeza de que ele não queria fazer xixi naquela hora.

Eu fui desfraldada com 1 ano e 2 meses e embora minha mãe e meus avós se orgulhem disso, nem eu desenhando vou faze-los entender que todos os problemas intestinais e crises pavorosas de prisão de ventre na infância tem relação com o desfralde precoce.

Meu conselho de mãe é: deixa o desfralde acontecer no tempo da criança, ela não vai prestar vestibular ou casar usando fraldas. Deixe que a criança se sinta segura para sair da fralda, ficar feliz quando conseguir mirar o vaso direitinho e vir contar orgulhoso de sua nova conquista.

Avós, amigas sem noção, vizinhos ou mães dos amiguinhos, PAREM de exigir o desfralde do filho dos outros. Digo mais: pediatras sem nenhuma cautela dizendo para uma mãe que aos 2 anos seu filho tem de ser desfraldado, merecem um tchau e até nunca mais. Para mim um profissional que não conhece seu paciente o suficiente para entender se ele ou a mãe estão preparados para isso, não merece cuidar do meu filho. É preciso conversar, acompanhar e entender o tempo da criança.

Se as pessoas parassem com a neurose do desfralde precoce, certamente teríamos mais relatos de sucesso do que relatos de verdadeiros desastres que duraram meses.

Acreditem, cedo ou tarde, seus filhos irão sair da fralda.

25 comentários

  1. Rebeca disse: em 12.05.2016

    Onde vc comprou esse adaptador de vaso com a escadinha?

    1. Gabriela Gama respondeu: em 13.05.2016

      Vc encontra na Loja Avambu, eles tem Facebook e Instagram!

  2. Mariana disse: em 12.05.2016

    Nossa, que bom que eu li seu post! Meu filho faz 3 anos essa semana e eu não aguento o olhar de espanto das pessoas (inclusive da família) quando percebem que ele ainda usa fraldas. Já tentei tirar uma vez, mas sem muita insistência, porque percebo que ele não tá preparado. Ele também usa chupeta e mamadeira pra dormir. Aliás, quero dizer aqui que me identifico muito com as experiencias que você conta sobre o Pedro. O meu também teve um atraso pra começar a falar e o choro ainda é uma forma frequente de comunicação (o medo do autismo rondou, mas foi descartado). Enfim, me dá uma satisfação enorme ler seus textos, que mostram que você é , de verdade, uma mãe real. Bjs.

  3. Rossara disse: em 13.05.2016

    menina, q tudo seu texto! adorei! meu filho tem 2.anos e meio e ja faz um tempo q ouço isso tb. nao vai desfraldar?! aff. eu nao! as vezes ele pede e faz xixi no penico. avisa q quer fazer cocô, mas qd vamos ver, já fez. sei q eh o começo. uma hr ele decide e laega de vez. nao to com pressa. pra q as outras pessoas tem pressa por mim? o filho eh meu. qm gasta cm fraldas sou eu! poxa vida! bom saber q eh normal ate mis d 3 anos pra eles se sentirem preparados. tb tenho medo da casa toda mijada, se tirar antes do “tempo dele”. qd ele quiser, vai ser mto mais facil, pra mim e pra ele! adorei sua comparaçao, ngm casa nem vai p faculdade d fraldas, nao precisa d ansiedade, uma hr acontece, a coisa flui, e ele vai avisar qd essa hr chegar! obgda! bjins!!!!

  4. Vanessa disse: em 13.05.2016

    Concordo plenamente com o texto, cada criança tem seu momento certo, e é um tédio termos q dar satisfaçōes as pessoas. Meu filho esta com 2 anos e 4 meses e já ouço tanto isso, principalmente pq estou esperando outro baby e dizem q vou economizar, mas não vejo ele preparado ainda. Quando o deixo sem a fralda ele faz xixi em vários locais da casa e ainda quer passar a mãe pra espalhar kkk, enfim no momento Dele eu sei que dará certo! E fico feliz de saber q não sou só eu q penso assim! 😉😉

    1. Edivania ribeiro respondeu: em 16.05.2016

      O meu tem 3 anos e 5 meses e ainda usa frauda pra dormi e pra sair e sempre é um susto quando as pessoas vem ele de frauda,durante o dia não uso o xixi ele já fãs pucha a coeca e fãs aí vem todo contente fala mas o coco esse só fãs na coeca ,vo espera o tempo dele,só acho mas rum e que ele não deicha ninguém limpa ele aí tenho que ir na escolinha toda vez que ele fãs isso é chato.

  5. Alessandra Guerreiro disse: em 13.05.2016

    Amei seu post… quando meu filho fez 2 anos, comecei a ouvir as “indiretas” sobre o desfralde (que ele já tinha 2 anos, que tinha que aproveitar o verão…), mas nada que uma resposta bem dada (mas com educação) não resolvesse o problema: as indiretas pararam. Graças a Deus o pediatra dele foi bem tranquilo com relação a isso, sempre me alertando para não colocar o carro na frente dos bois e respeitar o tempo dele. O meu filho tem 2 anos e 4 meses e consegui desfraldar para o xixi, mas o cocô ainda vai na cueca (ele não quer usar mais fralda, mas ainda não está seguro para fazer no penico). Sem forçar a sentá-lo no penico quando não quer, mas sempre dando exemplos, vamos levando até que ele sinta a segurança que precisa. Parabéns pelo post e pelo blog. Bjs

  6. Andréa disse: em 13.05.2016

    Obrigada! Sempre bom ter palavras que nos orientam e ajudam com nossas inseguranças.

  7. Bruna Nascimento disse: em 13.05.2016

    Que alívio em ler seu texto! Meu filho tem 2a2m e não dá o menor sinal de estar preparado para o desfralde, assim como também fala apenas 2 palavras até agora. Me sinto pressionada de todos os lados, menos do marido que é o único que convive e entende. Quando me perguntam sobre o desfralde me vem na ponta da língua: Tá preocupada por quê? Vai pagar as fraldas por acaso? Aiiiixx, mas aí respiro fundo, faço cara de paisagem e digo que ainda não estamos preparados e já vou mudando o assunto. O pior foi na semana passada, a pediatra (mudamos de estado há pouco mais de 1 ano e ainda estamos pulando de pediatra em pediatra até achar alguém decente) me pergunta: como anda o desfralde? E eu: Ainda não começamos Dra, ele não deu nenhum sinal de que esteja pronto e como ele ainda não fala também dificulta. E ela: Como assim não deu sinal? É você que tem que descobrir! E não é porque não fala que não pode aprender, tem que mostrar, levar ele no banheiro com vocês, mostrar o vaso (me senti constrangida com essa parte), deixa ele de cuequinha e quando ele fizer você mostra pra ele que fez errado e que tem que pedir pra ir no vaso! Gente, juro que deixei ela falar sozinha. Não quis ser mal educada e nem ficar retrucando para o assunto não prolongar, mas que vontade de mandar para aquele lugar, viu? Aff…
    Mas enfim, foi bom ver aqui que tem muitas mães que pensam como eu e querem esperar o tempo dos filhotes. Adorei a parte de que ele não vai casar de fraldas! Boa resposta… rs

  8. Adriana disse: em 13.05.2016

    Amei seu post.
    Sofri com olhares de reprovacao tbm.. Minha filha tem 3 anos e 3 meses saiu Das fraldas tem cerca de 1 mes.
    Com 2 anos comprei um penico cheio de frufru do frozen p icentivar, mas nunca a forcei a usa-lo, expliquei para que servia, e quando ela sentiu que devia usar usou..
    Por mas de 1 ano ouvi piaadinhas sobre o peniquinho ser enfeite.. E sobre como gastava com fraldas desnecessárias já que tenho um bb de 1 ano.
    E pretendo fz o mesmo com meu filho, afinal eles só serão BBS 1vez, e qro que meus filhos tenham confiança neles mesmos, que passem por cada etapa da infância.

  9. Shirley disse: em 13.05.2016

    O meu problema é outro minha filha tem 4 anos, consegui o desfralde do xixi quando ela tinha 1 ano e meio ela mesmo arrancou a fralda, mas para fazer o coco até hoje não consegui. Mas isso não me incomoda.O problema é que ela passa com psicologo (tem mudismo seletivo) e a psicologa diz que tenho que tirar a fralda isso está me deixando maluca…

  10. Juliana disse: em 13.05.2016

    Olá, boa noite! Concordo com voce quando diz que o desfralde precoce acarreta inúmeros problemas, no entanto acredito que voce mostrando para seu filho como fazer xixi, leva-lo ao banheiro junto com voce, ensiná-lo a soltar o xixi, ensiná-lo a parar o que esta fazendo para ir banheiro são coisas que ja podem vir acontecendo a partir dos 2 anos. Como eu disse, mostrando e nao arrancando as fraldas e obrigando a criança a sair da fralda nao. Eu acho que quando a criança ja sabe falar, se comunicar, pedir as coisas, ela de certa forma ja esta preparada para o desfralde, vc vai está dando a ela uma independência. Fazer o xixi no chão, ou coco na cueca sao coisas normais, são os famosos escapes que acontecem, faz parte esquecer quando ainda se está aprendendo. Tenho um filho de 2 anos e 10 meses, ele ja nao usa fraldas mais.
    Foi muito interessante ler que vc esperou o momento dele, também uma otima forma de se desfraldar, pois voce tem a certeza de que aquela eh realmente a hora certa de se tomar essa atitude. Afinal, ser mãe é saber esperar seu filho está pronto para as coisas novas da vida.
    Parabéns pelo post e desculpe-me qualquer coisa.

    1. Gabriela Gama respondeu: em 13.05.2016

      Juliana eu concordo com você. Há mais de um ano temos um redutor de assento, e cuecas bacanas. Todos os dias perguntávamos se ele gostaria de usar o vaso, sentar ali, imitar o papai ou a mamãe e a resposta sempre foi não. Também perguntamos se ele gostaria de ficar umas horas de cueca e mesmo na praia só de sunga, às vezes ele pedia a fralda. Fato que precisamos dar o exemplo, mas nem sempre ele funciona de imediato.

  11. Elen disse: em 05.08.2016

    Ola, e qto à escola que normalmente começa o desfralde das crianças aos 2 anos. Como fica?

    1. Gabriela Gama respondeu: em 05.08.2016

      Eu escolhi uma escola que respeita o tempo da criança e a orientação dos pais para que juntos façam um trabalho sem traumas. Aqui a escola desfraldou quase todos os amigos do Pedro antes de completarem 3 anos, justo porque quase todos estavam preparados. Os últimos 4, mudaram de turma neste ano, chegaram de fralda e saíram dela no seu tempo.
      O respeito é mais importante do que a idade.

  12. Débora campos disse: em 18.08.2016

    Simplesmente amei o texto, vivo cercada pelo olhar de espanto das pessoas em todos os lugares inclusive na creche por minha filha que só tem 2 anos ainda usar fraldas. Cada criança tem seu tempo, seu limite e temos que respeitar. Amei de verdade o texto.

  13. Patrícia disse: em 19.08.2016

    Muito obrigada!

  14. Kelly disse: em 20.08.2016

    Super concordo.
    Eu achei q minha bebê iria me dar muito trabalho no desfralde iniciei mais por falassão dos outros .Comecei nas férias da escola em junho desse ano mas desencanada e ela me surpreendeu não queria mais ficar sem fralda fez xixi na calcinha uma vez e côco nenhuma adora fazer no vaso com adaptador e claro e dar a descarga e dar tchau aí aproveitei q ela estava se divertindo e peguei firme e assim foi com Um ano e dez meses minha Ana saiu mas sem pressão por ela msm claro ajudei já q ela queria e engraçado q levei na pediatra dela é ela já falou o contrário q ela era nova p o desfralde p esperar mais um pouco .Mas como ela estava super empolgada e parecia uma diversão fui em frente .Mas sem pressa e escutar a criança sempre p q não se crie nenhum trauma aí da tudo certo.

  15. Roberta disse: em 19.11.2016

    Adorei ler isso.
    Meu filho tem 2 anos e 4 meses, na creche já estão fazendo o desfralde. Eu em casa quando posso faço, mas está sendo bem difícil. Aí ficam, na sala dele, dos maiores só falta ele. N aguento.
    Meu filho tem pavor do penico. Choro e tdo. Qdo pede p fazer xixi, já fez na roupa.
    Gostei mto de ler esse seu post. Parabéns

  16. Fernanda Barbosa disse: em 19.11.2016

    E bem assim mesmo o meu filho só desfraldou com 3 anos e meio , e era horrível ouvir de todos mas nossa ele ainda usa fralda? O meu com 9 meses desfraldou, com 1 desfraldou e eu via que ele ia fazer isso no tempo dele , igual o peito que 11 meses e meio decidiu por conta própria de que não iria mais mamar …
    Hoje com 4 anos e 4 meses a nossa unica dificuldade e o desfralde noturno . Mas estou esperando ele estar pronto , ler o seu texto , faz parcaber de que não sou louca .

    Obrigada pelo ótimo texto =)

  17. Cátia Garcia disse: em 20.11.2016

    Sou a favor de esperar o momento da criança sem traumas gritos … mas um momento de conquista da criança.
    Sou professora de Educação Infantil adoro essa fase é muito bom ver a carinha de cada criança quando eles conseguem fazer no vaso

  18. Georgia disse: em 28.01.2017

    Amei, meu filho tbm saiu das fraldas sozinho com 3 anos e 4 meses e foi de um dia para o outro, fez xixi na roupa somente 2 vezes durante a noite, teve mais dificuldade para usar o vaso para fazer o número 2, ele tinha medo, não seu porque pois nunca forcei ele ao desfralde mas com paciência conseguiu a usar, agora é só alegria, quando quer ir ao banheiro ele fala e tbm fala o que quer fazer, e quando é anoite ele mim acorda. Enfrentei muito olhar atravessando da família é ainda enfreto pois ele ainda mama e não vou forçar ele a parar, pois se alimenta normalmente é sabe usar o copo perfeitamente.

  19. Letícia disse: em 28.01.2017

    Estou na fase em que as pessoas começaram a pressionar para desfraldar meu filho (que tem 1 ano e 11 meses), todos dizem “ele ta muito grande ora usar fralda”, “tem que aproveitar este verão” etc. Estou tentando tirar mas ele se recusa a fazer xixi no vaso, então não estou pressionando, deixo ele sem fralda de vez em quando e digo pra ele avisar quando quer fazer xixi, ele até avisa, mas nunca faz no vaso, espera que eu o coloque no chão pra fazer. Mas por mim tudo bem, também acredito que devemos respeitar o tempo deles, o ruim são as pessoas dando pitaco (como sempre fazem quando o assunto é a educação do filho dos outros).

  20. Sâmia disse: em 30.07.2017

    Simplismente obrigada por ter acalmado meu coração! Minha menina tem tres anos e eu sempre achei o que o desfralde teria que ser no tempo dela, mas muitas pessoas não acham isso e ficam nos pressionando para que isso aconteça logo. Que bom saber que tem maes como você que pensam como eu..que o tempo da criança é respeitado!

  21. Luciana disse: em 31.07.2017

    Meu filho faz xixi numa boa,passa o dia sem fralda. Mas o cocô está super difícil,ele não faz no caso de jeito nenhum,como na creche não pode usar fralda,ele segura o dia todo,chega em casa e já pede a fralda pra fazer. Não sei o que fazer,todos me cobram,inclusive na creche. Olha é difícil…

Deixe seu comentário