Por que toda mãe tem medo do desfralde?

Categorias: Cuidados/Saúde Depoimentos Desenvolvimento Filhos Mães

Mãe é um ser que tem medo de poucas coisas na vida, mas sempre tem uma amiga mãe que muitas vezes apavora quem está tranquilo e sem pressa no assunto fraldas, mamadeiras e chupetas.

Pedro tem 3 anos e 4 meses e usa fralda, mamadeira e chupeta. Tirando a despesa da fralda, o resto todo não me incomoda, mas parece que incomoda todo mundo que está ao meu redor e se você está passando pelo mesmo, vai logo se identificar.

medo do desfralde

Por que toda mãe tem medo do desfralde?

Porque…

… quando o filho está prestes a fazer dois anos, o pediatra (só aqueles sem noção) começa a dizer que a hora do desfralde está chegando. Não importa se a criança está preparada, se a mãe está preparada. Seu filho vai fazer dois anos e precisa sair das fraldas.

… sempre que você tenta falar sobre o assunto com alguém que lhe apoie, aparece a mãe do super filho que faz tudo precocemente, inclusive saiu das fraldas de dia e de noite com apenas 1 anos de idade e poucos meses.

… quando você sai com o seu filho e precisa troca-lo naqueles trocadores minúsculos que muitos locais dispõem, você dá de cara com aquela mãe de primeira viagem com bebê recém nascido, olhando para você e pensando: nossa que mãe preguiçosa, nem para desfraldar o filho numa idade ideal. Ei você, quero te encontrar daqui dois anos e meio quando você estiver desesperada para que seu filho faça xixi no vaso mas ele gosta mesmo é da fralda. a gente volta a se falar tá?

… quando na escola as mães começam a falar dos desfraldes bem sucedidos durante a reunião bimestral e lhe aconselham a tomar coragem e deixar de ser preguiçosa, afinal o menino vai fazer quatro anos logo e não deve estar de fraldas.

…quando a mãe se sente tão pressionada pelo relógio que resolve tirar as fraldas, comprar penico, redutor, cuecas das mais coloridas possíveis e espera que aquilo ali cause algum impacto na vida do filho, quando na verdade ele não está preparado para tanto e no fim dá tudo errado e as fraldas voltam ao seu devido lugar.

Eu SEI que existem marcadores importantes para que o desenvolvimento da criança possa ser acompanhado e que quando fora desta curva é preciso avaliar com mais cautela. TAMBÉM SEI que cada criança tem seu tempo e esse tempo DEVE ser respeitado. Sei também que a pressa inicialmente nem sempre é nossa, mas acaba sendo depois de tantas cobranças e julgamentos.

É preciso mais do que parâmetros internacionais, é preciso mais do que respeito pelo tempo da criança. Precisamos perder o medo de tentar entender em que momento nossos filhos estão, o que os impediram de se desenvolver, de falar, andar ou sair das fraldas. O que de fato aconteceu ao longo do seu desenvolvimento que fez com que ele saísse um pouco (ou muito) da curva esperada para sua idade.

É preciso acreditar, que mais cedo ou mais tarde o desfralde vai acontecer, e se for feito de maneira correta, será muito mais fácil para todo mundo. É preciso aceitar que talvez nossos filhos de fato tenham um certo atraso nesse assunto, mas que isso não o impede de ser uma criança feliz.

8 comentários

  1. Avatar
    Talita Rodrigues Nunes disse: em 20.04.2016

    Que coincidência! Também falei sobre desfralde no meu blog ontem:
    http://somelhora.com.br/index.php/2016/04/19/desfralde-diurno-experiencia/

    Cada experiência é única! Obrigada por dividir a tua conosco.

  2. Avatar
    Alessandra Guerreiro disse: em 26.04.2016

    Pois é, não dizem que o tempo é o senhor da razão? Comecei o desfralde do meu pequeno ontem, e confesso que estou com o coração na mão (um pouco!). Há momentos em que ele parece estar preparado, outros em que acho que está antes da hora… procuro respeitar o tempo dele. Amei seu texto; como todos os demais, são muito esclarecedores e acalmam o coração de mãe.

  3. Avatar
    Geane Lima Oliveira disse: em 04.05.2016

    Tenho uma filha de um ano e sete meses e já começamos a nos preparar para o tal momento..Acho que esse medo (e fracasso as vezes) se dá porque as outras mães fazem parecer que foi super simples. De repente você compra o bendito penico, explica para que serve e pronto! Mas isso não existe. Desfralde é um processo onde as mães testam e retestam a paciência, onde o xixi no chão acontece muito mais do que gostaríamos. Leva tempo…em alguns casos até meses. Acho que preparar psicologicamente (e ter tempo, nas férias por exemplo) ajuda bastante.

  4. Avatar
    Juliana disse: em 05.05.2016

    É muito complicado este assunto, eu tenho uma pequena de 2 anos e meio e tá complicado o desfralde, acho que ela não está preparada então estou a esperando o melhor momento, no começo achei que eu não estava me esforçando tanto.
    Agora tem tô tranquila vou esperar ela está preparada para o desfralde.

  5. Avatar
    DANIELLE MORAES disse: em 03.04.2017

    Melhor texto sobre desfralde que ja li.

    Meu filho esta com 2 anos e 8 meses e ainda não consegui o desfralde. Estou aguardando o tempo dele, para nao traumatizar

  6. Avatar
    Carlos disse: em 17.04.2018

    Um sufoco. Meu filho tem 4 anos e meio e traumatizou aos 2 anos na tentativa de desfralde. Agora estamos marcando ajuda profissional.

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 08.05.2018

      Boa sorte na nova tentativa!!!

Deixe seu comentário