Desmame Noturno

Categorias: Aleitamento Materno Alimentação Depoimentos Desenvolvimento Filhos Mães

Há algum tempo venho falando da rotina cansativa que tenho vivido com duas crianças tão pequenas. Pedro e Olivia tem apenas 2 anos de diferença e certamente a falta de audição do Pedro dificultou o entendimento dele em relação à chegada da irmã.

Nós aqui temos uma hora bem difícil que é o início da noite, quando o Pedro chega super cansado da escola e a Olivia entra no ritmo do sono. Juro, já chorei muito nesses momentos. Mas como eu mesma digo para as amigas, engole o choro e vai, segue em frente.

Enquanto o Pedro vem melhorando seu comportamento em relação à irmã dia pós dia, Olivia vem querendo cada vez mais a minha presença, o meu colo e o meu peito. As madrugadas intermináveis com ela chupetando meu peito e dormindo na minha cama, não só me deixaram esgotada, como fizeram das nossas madrugadas, um tempo interminável e cansativo, já que ela só dormia grudada comigo e se eu me mexesse, ela chorava muito.

Na madrugada em que ela acordou 17 vezes, procuramos a pediatra e estabelecemos uma nova rotina para ensinar a Olivia a dormir sozinha. E é aí que entra o desmame noturno.

No Post onde falo sobre a necessidade de ensinar a Olivia a dormir, falo também sobre a qualidade da alimentação dela e a certeza de que ela não acorda por fome e sim por costume e apego. A primeira coisa que fizemos foi instalar um berço no escritório já que no quarto dela com o Pedro nunca tínhamos conseguido que um não atrapalhasse o sono do outro. Como não tínhamos um quarto a disposição, improvisamos e deu certo.

Sobre o desmame na prática:

Olivia janta, toma água, come uma fruta e antes de dormir mamava no peito. Estabeleci que ela mamaria neste horário e depois das 6h, podendo variar um pouco para mais ou para menos dependendo do dia e do que ela tinha jantado na noite anterior.

1ª noite foi mais difícil, ela acordou várias vezes e queria mamar. Eu coloquei ela no colo, conversei, cantei e ninei ela agarradinha até que pudesse coloca-la no berço novamente. Quando acordou as 6:30, mamou e voltou a dormir.

2ª noite, mesmo processo da primeira, mas ela acordou o dobro de vezes. Peguei no colo, acalentei e ela dormiu mais rápido em todas as vezes. Mamou bastante logo de manhã e não quis mamar muito durante o dia.

3ª noite, acordou bastante mas já não pediu para mamar, quis colo e adormeceu. Mamou como todas as manhãs

Seguimos assim quase 10 dias, mas depois disso ela começou a demorar até duas horas para dormir. Isso porque com o desmame noturno, minha produção de leite diminuiu demais. Olivia já vinha mamando pouco ou quase nada durante o dia, então o corpo se ajustou para diminuir a produção. Nesses dias eu ofereci água quando percebi que ela estava com sede, em outros logo cedo ofereci fruta, mas percebi que ela sentia falta do leite.

Numa noite dessas qualquer, Olivia ficou bem gripada e eu decidi coloca-la na minha cama. Ela estava respirando mal e precisava de supervisão. Claro que ela quis ficar grudada no peito a madrugada inteira e como eu já não tinha muito leite, meus peitos ficaram em carne viva, muito feridos mesmo.

Passados mais uns dois dias, fomos a consulta de rotina de 11 meses, onde decidimos tentar entrar com o leite artificial. Eu já havia tentado 3 marcas diferentes e ela não havia aceitado, nem puro, nem com fruta. Resolvi comprar uma semana depois desta conversa.

Tentei introduzir o leite no meio da tarde batido com fruta. Desta vez ela aceitou. 90 ml apenas mas aceitou bem. Já testamos com banana e com manga e ela agora já mama uma mamadeira de 150 ml.

Se você leu até aqui, gostaria de esclarecer algumas coisas:

• Desmame noturno não significa desmame total, embora venha acontecendo gradativamente aqui em casa.

• Desmame noturno não deve ser feito enquanto seu filho não se alimentar o suficiente para aguentar 8 ou 10 horas de sono sem sentir fome.

• Desmame noturno é uma opção e não uma imposição. Cada mãe faz aquilo que é melhor para o filho e consequentemente, melhor para a família toda.

Porque desmamei a Olivia? Porque não tinha mais condições físicas e mentais de suportar todas as noites em claro ou com dor nas costas e ter disposição para cuidar de mim, do Pedro, do marido e da casa depois de tanta exaustão.

Porque não continuei com a cama compartilhada? Para quem não sabe, eu tenho 2 cirurgias de coluna, uma lombar e uma cervical. Dormir mal posicionada, prejudica minha saúde além de causar dores insuportáveis. Juro eu não quero mais ser dependente de morfina para aguentar o tranco do dia a dia.

Porque introduzi o leite artificial? Porque com o desmame noturno, meu leite quase secou e vi que ela estava sentindo falta de algo para mamar. Como não devemos dar suco para uma criança com menos de 1 ano, ou pelo menos devemos evitar ao máximo, eu não poderia oferecer um copo com 150 ml de suco rotineiramente 3x ao dia como venho fazendo com o leite artificial batido com uma quantidade mínima de fruta até que ela aceite o leite puro.

Se eu me senti egoísta? sim, me senti uma mãe horrível, mas melhorei assim que pensei que dormindo melhor eu estaria melhor para cuidar do Pedro, que já vinha sofrendo com o meu cansaço.

Porque você não deve fazer igual? Porque somos diferentes e talvez o que funcionou aqui, não funcione aí!

Então porque eu escrevi esse post? Porque ele pode te ajudar a encontrar um caminho. Algo que te ajude a descansar, que te permita cuidar melhor dos outros filhos e que te deixe sã. Porque a insanidade te tira do rumo, esgota sua paciência e com isso certamente você não será uma boa mãe, assim como eu não seria.

Repense sua rotina, sua disposição, o tempo com seus filhos, com seu marido. Tenha uma tempo só seu, nem que seja para um café na esquina, uma hora com a manicure, ou um passeio no shopping. Encontre algo que te tire dessa rotina insana e devastadora que é ser mãe e que ninguém além de outra mãe é capaz de entender.

Esta é a última linda foto que tenho amamentando a Olivia. Foi há algumas semanas e já sinto saudade deste dia.

amamentando

Boa sorte, e se precisar, estou aqui!

27 comentários

  1. Andresa disse: em 11.11.2015

    Eu estou vivendo literalmente essa história, estou sem coluna, e praticamente sem marido… Vou começar minha saga do berço hoje, e vamos ver sobre a mamadeira pois tenho muito leite, mas acho q e pq ele mama a noite na cama compartilhada…. Em breve contarei TB como será essa minha nova aventura kkkkk forçaaaaa e fé

    1. Gabriela Gama respondeu: em 11.11.2015

      Força. Eu tbm tinha muito leite, muito mesmo.

  2. Iane Pacheco disse: em 11.11.2015

    Estou vivendo literalmente isso…Minha princesa adora chupetar acorda mto a noite…De dia tbem quer ficar grudada no peito ela tem 8 meses…Agora vou tentar o desmame noturno sei que não vai ser fácil mais temos que tantar…Pois tem dias que já acordo cansada…Adorei seu relato pois parece que as coisas so acontecem com a gente… Lendo seu post vi que não estou sozinha…

  3. Vivian Thalita disse: em 12.11.2015

    Gabriela, a Olivia já está dormindo a noite toda??? Estou no mesmo dilema! Minha bebê já tem 11 meses e nunca ficou sem mamar a noite! Já estou sem disposição, sem ânimo e a noite é uma exaustão total! Não quero que seja assim! Vou começar o desmame noturno. Esta funcionando com a Olivia???

    1. Gabriela Gama respondeu: em 12.11.2015

      Vivian, Olivia passou a dormir melhor a noite. Ontem acordou apenas uma vez e depois de pouquíssimos minutos adormeceu e voltou para o berço. Confesso que é dificil admitir, mas te-la desmamado a noite e consequentemente durante o dia, me ajudou a descansar. Boa sorte.

  4. Melissa disse: em 14.11.2015

    Aqui Tb optei pelo desmame noturno pelos
    Mesmos motivos. Esperei meu bebe completar um ano e comecei . Foi mais fácil do que eu pensava, em poucas noites ele compreendeu q não teria mais o peito durante a noite , mas ainda acorda pelo menos uma vez e vem pro colo mas é muito menos desgastante do que ficar com ele no peito a noite toda. Consigo dormir melhor e estar mais disposta Pq amamentar pra mim estava virando tortura. Agora ele mama a noite até adormecer e depois só a partir das 5, ainda não consegui chegar até as 6.

  5. Mariana disse: em 23.11.2015

    Oi Gabriela, como vc disse somos diferentes, e cada caso é um caso. Meu filho está com 10 meses e ainda acorda para mamar durante a noite, uma ou duas vezes. Vou esperar ele completar um ano para começar o desmame noturno. Meu leite já nos salvou em algumas situações e sinto que ainda posso precisar desta ajuda.

    1. Gabriela Gama respondeu: em 24.11.2015

      Mariana, acho que a gente deve seguir nosso coração e nosso instinto. Não incentivo o desmame a ninguém. Não foi fácil pra minha cabeça e para o meu coração, mas foi necessário por outros motivos. Boa sorte 🙂

  6. Renata Alves disse: em 01.01.2016

    Boa noite! Meu filho esta com 1 ano e 1 mes e nao consigo tirar as mamadas noturnas.

    1. Gabriela Gama respondeu: em 04.01.2016

      Renata, aqui não foi fácil, mas com ajuda da vovó e do marido conseguimos. Não recomendo a ninguém, pois cada um sabe se é bom ou não. Mas se achares necessário, vá em frente 🙂 um hora dá certo!

  7. Camila disse: em 02.02.2016

    Olá, tô tentando fazer o desmame, minha filha tem 2 anos e ela vai pra uma escolinha. Só que ela não quis nenhum leite até agra. Poderia me aconselhar marcas de leite? Obrigada

    1. Gabriela Gama respondeu: em 03.02.2016

      A partir de 1 ano a criança pode tomar o leite de vaca. Acho que um leite de vaca fresquinho seja mais saboroso! bjs

  8. Érica disse: em 30.03.2016

    Nossa lendo a historia de vocês me deu forças para continuar. Minha bebe fez 1 ano essa semana, ela nao aceita leite acho que vou trocar a marca ( estamos usando aquele “famoso” para a partir de 1 ano). Eu preciso terminar minha faculdade, ela acorda varias vezes a noite para mamar. Tentei dar mingau na mamadeira, leite puro e nada. Ela só toma mingau no prato as 18:00. Não sei como coloca-la para dormir sem dar mama. Fico andando com ela pelo quarto ninando e ela fica irriratada. Você pode me da uma sugestão? Obrigada!

    1. Gabriela Gama respondeu: em 30.03.2016

      Peça ajuda de alguém nos primeiros dias. Olivia chegou a ficar 3 horas no meu colo querendo mamar mesmo sem fome e eu aguentei firme, foi difícil, mas conseguimos!

  9. Nádia disse: em 13.04.2016

    Pq vc disse que não pode dar suco pra criancas com menos se 01 ano de vida?
    O pediatra do meu bebe mandou eu dar, e ele só tem 3m15d. Ele mama peito e LA.

    1. Gabriela Gama respondeu: em 13.04.2016

      Nadia, novos estudos mostraram que crianças que tomam suco antes de um ano tem grandes chances de desenvolver diabetes ainda na infância. Um bebê de 3 meses só deve mamar no peito e se necessário tomar LA adequado a sua idade. Nenhum tipo de comida deve ser oferecido antes de 180 dias de vida. Se seu pediatra recomendou suco, água ou comida antes disso ele está TOTALMENTE desatualizado e se eu estivesse no seu lugar mudaria urgente de médico pq ele é no mínimo MUITO RUIM!

  10. Isabella Mendonça disse: em 30.05.2016

    Estava um tempo querendo ler seu relato de desmame, é só hj consegui.
    Minha neném tem 1 ano e um mês, tem uns 3 meses que ela parou de mamar durante o dia.
    Ela está mamando só na madrugada por volta das 7h quando acorda.
    Come bem, e mama mamadeira.
    Mas, estou muito exausta na madrugada, já até feriu meu mamilo. E nunca tinha acontecido. Ela dorme no meu quarto, no chão ao lado da minha cama, mas quando acorda, deito ao lado P ela mama e acabo já ficando por lá.. Pq às vezes acontece mais de duas vezes.
    Alguma dica pra me ajudar no desmame noturno?
    Me sinto culpada por querer, até pq ela já não mama durante o dia.. mas não estou aguentando, fico sentindo dor.. 😔

    1. Gabriela Gama respondeu: em 30.05.2016

      Olha o post explica o que fiz e saiba que doeu mais em mim do que na Olivia. Acho que você precisa encontrar um caminho e acreditar nele. Eu fiz cama compartilhada mas não sou a favor, acho que dormir na cama com os pais ou no mesmo quarto interfere muito na rotina do sono, mas isso é minha opinião… aqui erramos muito até encontrar um caminho!

  11. aline rossi disse: em 21.07.2016

    Minha filha tem 1 ano e 3 meses. Ainda mama e procura mt o peito.
    a noite é um tormento. Sempre fui a favor da livre demanda. Mas hj exausta, percebo que poucas são as mães que conseguem ptesenciar o desmame voluntario dos bbs.
    Ainda não consigo deixar a minha filha sem chorar, pois eu a contrario mt a noite quando acorda e quer mamar.
    Sofro muito. É devastador a sensação do não dar o peito. Porém a mamada em si para mim está mt estressante.

  12. Tassiana disse: em 22.07.2016

    Também tenho dois filhos e estou exausta, meu pequeno tem 6 meses e mama no minimo 6 vezes durante a noite. Passo por muito estresse, até por não poder contar para ninguém pois os pitacos são os piores possíveis (seu leite é fraco, ele é manhoso, tem que dar comida, entre outros)… Achei acolhedor e inspirador saber que mais mães passam por isso e desejo que sua jornada seja repleta de paz, luz e amor.

  13. Anisia Gabriela Nogueira Lima disse: em 31.07.2016

    Boa Noite Gabriela

    Meu nome é Anisia Gabriela, tenho uma menina linda de 1 ano e 7 meses, Lara Sophia, tô sofrendo muito com o desmame, sofro desde quando ela nasceu, pois ela mama muito, se deixar ela passa 24 horas no peito, rsrs, até que durante o dia ela diminuiu mais só mama no máximo 2 vezes, meu problema maior é a noite, ela tá tão acostumada no peito, ela dorme comigo e com meu esposo, só que já estou exausta e já está dificultando minha relação com meu esposo, já fiz várias tentativas de tirar a mamada da noite e da madrugada mais ela chorava muito, um desespero muito grande, e meu esposo não tem paciência dela chorando pois tem que trabalhar no dia seguinte, já está desesperados pois ela faz do meu peito chupeta, preciso realmente de ajuda. Obrigada pela sua atenção 😊🙁

    1. Adriana respondeu: em 29.11.2016

      Vc já tentou dar uma chupeta? Eu sei que tem muita gente que é contra mas dizem que até os 2 anos não faz mal. Aliás na minha opinião faz muito bem, acalma o bebê, faz dormir mais rápido. Eu acho tudo de bom.

      1. Gabriela Gama respondeu: em 04.12.2016

        Ela nunca quis a chupeta, eu tentei todas…

  14. Anisia Gabriela Nogueira Lima disse: em 31.07.2016

    Sem falar que ela nunca pegou mamadeira, ela come muito bem graças a Deus meu mamilos já feriram várias vezes, igual aos seus de ficar na carne, pois como ela já está com quase todos os dentes ela morde, roça o bico do peito nos dentes e ai machuca bastante…. É sofredor isso, não sei o que fazer 😓😓😥

  15. luciana disse: em 24.10.2016

    Tbm tenho q desmamar pois estou grávida de quatro meses. É minha filha de um ano e um mes mama a noite toda. Ñ sei o q fazer

  16. Janaina disse: em 28.01.2017

    Olá minha filha Catarina tem 1 Ano ainda mama no peito não quer mais. Mamadeira não consigo tirar ela no peito o mês que vem ela vai para greche o que eu faço me ajuda obrigada Janaina

    1. Gabriela Gama respondeu: em 29.01.2017

      Aqui, só conseguimos a mamadeira alguns dias depois do desmame. Não se preocupe, sua filha não precisa mais do leite como antes, tudo bem ela levar uns dias para se adaptar!

Deixe seu comentário