Otite de repetição

Categorias: Cuidados/Saúde Filhos Saúde

bebe-com-dor-de-ouvido1Otite de repetição é bastante comum em bebês e crianças pequenas e infelizmente, por diversas vezes não são tratadas corretamente. Podemos considerar otite de repetição, quando a doença se repete por três vezes ou mais no período de 12 meses.

A otite mais conhecida é a otite média aguda, aquela que dói o ouvido, causa febre e geralmente é tratada com antibióticos.

Outra otite bastante frequente em crianças, é a otite média secretora, aquela que acumula líquido por trás do tímpano e afeta a audição. Esta nem sempre é detectada pelo pediatra, isso porque nem todo pediatra é bom de otoscopia (ausculta do ouvido).

Aqui em casa fomos “premiados” com este dois tipos de otite. Pedro, Olivia e eu passamos pelas otites agudas e também as secretoras.

Minha mãe conta que com dois anos e dois meses de idade, depois de vários exames (naquela época tudo era mais difícil, principalmente sem dinheiro e sem plano de saúde), descobriram que eu não ouvia por um dos ouvidos e que tinha uma adenóide enorme, por isso fui operada tão cedo.

Pedro ao longo dos seus dois anos e quatro meses, teve sete otites média agudas e entre elas, teve a secretora. Sem que percebêssemos tão rapidamente, nosso filho teve perda de audição temporária e por isso um atraso considerável na fala e desenvolvimento cognitivo. Falei um pouquinho mais sobre ele num depoimento que dei para a Melina do Blog Maternidade Simples. Para ler clique aqui. Embora o RaioX de Cavum (exame para detectar adenóide) apontasse uma adenóide média, na cirurgia constataram que ela era muito maior do que o esperado e certamente o grande foco das infecções. Pedro foi operado com dois anos e cinco meses e desde então, ouve perfeitamente, tem desenvolvido a fala rapidamente e está livre das infecções de ouvido.

Olivia, com apenas nove meses de vida já está em sua terceira otite média aguda e entre as três, teve duas secretoras. No RaioX de Cavum foi detectada uma adenóide enorme e na impedanciometria a falta de audição devido ao acúmulo de líquido atrás do tímpano. Olivia mesmo tão pequena, será operada em breve pois as infecções foram longas e difíceis de tratar.

Não tenho certeza, mas li em alguns artigos que um dos fatores é a predisposição familiar, o que se encaixa perfeitamente aqui no nosso caso. Mas um outro fator que me chama atenção é a exposição à fumaça do cigarro, os chamados fumantes passivos. Isso porque a fumaça causa dano à função mucociliar e altera a competência imunológica do trato respiratório. Como meus pais sempre fumaram muito e sem nenhum cuidado com quem estava ao lado, penso que as minha otites tenham vindo daí, já que antes de mim, ninguém teve na família.

Para que que as crianças não tenham mais otites, é colocado um pequeno tubo de ventilação no tímpano, evitando o acumulo de liquido e consequentemente infecção, além da retirada da adenóide (tecido mole que fica na região da rinofaringe).

otite e tubo de ventilacao

Tubo de ventilação

 

O exame para verificação da adenóide é o RaioX de Cavum, fácil e rápido de ser feito e o exame para qualidade e capacidade auditiva é a impedanciometria, ambos são relevantes para o diagnóstico e tratamento.

Fique atento!

Observe se seu filho põe demais a mão no ouvido e se parece incomodado com alguma coisa enquanto tenta ouvir.

Se seu filho tiver otites recorrentes, procure um otorrinolaringologista e converse com ele sobre qual o melhor tratamento.

33 comentários

  1. Maryanna disse: em 20.09.2015

    Vi uma foto dela mamando no peito deitada. Aí q aparece a otite. Não pode mamar com a mãe deitada na cama e consequentemente o bebê deitado. Bjs

    1. Gabriela Gama respondeu: em 20.09.2015

      Maryana, ela não mama deitada, foi apenas para foto. O problema dela é a adenóide imensa q é foco de infecção.

  2. Michelle Ferreira disse: em 23.09.2015

    Amei o seu blog,me identifiquei bastante com seu texto chorei todo o meu cansaço!!Parabéns !!

  3. Talita disse: em 23.09.2015

    Boa noite, minha filha tem 1 ano e 7 meses e já percebi que algumas vezes no ouvido direito ela tem uma secreção, tipo cera de ouvido, mas em maior quantidade, tipo, hoje o ouvido está limpinho e amanhã está cheio, essa secreção tem um cheiro forte, já levei na pediatra e ela disse que está tudo bem. Será que é essa otite? Ela mexe bastante no ouvido…

    1. Gabriela Gama respondeu: em 23.09.2015

      Talita, existem otites internas e externas e alguns bebês tem produção excessiva de cera. A grande maioria dos pediatras não sabem examinar corretamente o ouvido. Sugiro que procure um otorrino para verificar.

      1. Talita respondeu: em 11.02.2016

        Bom dia, segui seu conselho e levei minha filha no otorrino, ou seja, levei em 2 pediatras e 1 otorrino e eles dizem a mesma coisa, excesso de cera, mas isso tem um cheiro bem forte, tipo peixe podre, sei lá, não tem cheiro de cera. Meu desespero começa a bater pelo seu relato com o Pedro e a Olívia, estou buscando novos especialistas para que eles peçam um exame mais detalhado, pois os outros apenas olharam o ouvido dela, mesmo eu insistindo para um exame, fiz alguns testes aqui para ver se tinha algo estranho com a audição, mas parece que está normal. É tão difícil a gente ver que tem algo incomodando nossos pequenos e parece que o diagnóstico correto nunca chega….

        1. Gabriela Gama respondeu: em 11.02.2016

          Continue procurando. Um leitora passou por 8 otorrinos no RJ até que encontrou um bom. Onde você está? quem sabe consigo te ajudar 🙂

          1. Gabriela Gama respondeu: em 11.02.2016

            Seria muito difícil vir para a Capital. Aqui tem o otorrino que cuidou das crianças, eu posso lhe dar uma carona dentro da cidade e acompanha-la se for preciso. Abs.

          2. Talita respondeu: em 11.02.2016

            Muito obrigada pela ajuda querida! Depois entro em contato com vc pela página para pegar o contato do Médico e agendar uma consulta. Muito obrigada!!! 🙂

          3. lohraine respondeu: em 08.07.2016

            Ola, sou do RJ e estou na saga por um bom otorrino. Vc pode me passar o contato? Ano passado foram 5 otites e esse ano já foram 2 fora as amidalites.

          4. Gabriela Gama respondeu: em 09.07.2016

            Eu vou pedir para uma leitora, pois ela passou pelo mesmo que você e eu consegui um médico bom lá pra ela. Te respondo assim que ela me passar os contatos.

  4. Gabriela disse: em 11.02.2016

    Oi Gabriela! Temos um monte de coincidências…lendo seu texto por muitas vezes parecia q estava lendo minha história! Com a enorme diferença de q até agora não havia me atentado ao fato de q o atraso de linguagem do meu Pedro pode ser causado pelas constantes otites q teve nos dois primeiros anos de vida, e q sempre foram tratadas pelo pediatra, sem nenhuma indicação de otorrino. Eu temi o autismo, tenho feito acompanhamento com Fono e com o Neuro, mas sem diagnóstico fechado. Ambos acham q não está no espectro, mas também não descartam…agora, depois de te ler, certamente tenho mais um caminho a trilhar, e quem sabe finalmente eu tenha uma conclusão! Obrigada por compartilhar sua história.

  5. Bruna Zenker disse: em 24.05.2016

    Meu filho está com um ano e um mês! E desde março/2016 até hoje maio/2016 ocorreram 5 otites secretoras, ele tem uma dor absurda (madrugada) e logo de manhã já tem secreção do ouvido!!! Está tomando antibióticos mas não adianta! Não está gripado, não tem nada… Porém a otite vem do nada!!! Vou levar no OTORRINO o mais rápido possível! Obrigada pela explicação e pela dika!!!
    #MiguelVaiSerCurado 👏👏👏

    1. Gabriela Gama respondeu: em 24.05.2016

      Acredito que ele precise URGENTEMENTE de um bom otorrino.

  6. Ana disse: em 21.06.2016

    Olá meninas, meu filho já está na 3 otite em menos de 3 meses. Já fui em vários otorrinos é sempre a mesma coisa.. Gabriela pode indicar o otorrino que tratou seus filhos? Fica em Sp – capital? Obrigada

    1. Gabriela Gama respondeu: em 21.06.2016

      Ana, boa noite.

      Dr Raul Zanini no Ibirapuera 3884.4080 ou no Einstein do Morumbi 2151.5117
      Fale em meu nome!
      bjs e me dê noticias!

  7. Josiane disse: em 25.07.2016

    Bom dia Gabriela, meu filho tem 1 ano e 3 meses e já teve 5 otites que suporaram. Nas ultimas 3 estava tomando antibiotico e mesmo assim suporou. Estou acompanhando com otorrino, mas sinto que preciso procurar uma segunda opinião. o Dr Raul Zanini serio mesmo Raul Vitor Rossi Zanini? Obrigada

    1. Gabriela Gama respondeu: em 25.07.2016

      Josiane tudo bem?

      Sim é o mesmo médico. Ele atende no Ibirapuera 3084.4080 ou no Einstein do Morumbi 2151.5117

      Acho muito válido consultar mais de um médico. No caso do dr Raul, confio e indico de olhos fechados.

      Mande notícias

  8. Cristiane disse: em 31.07.2016

    Olá! Adorei a matéria. Também procuro um bom otorrino para minha filha no Rio de Janeiro. Poderia me indicar? Obrigada!

    1. Gabriela Gama respondeu: em 01.08.2016

      Dr. Felipe Félix
      Atende em 2 consultórios.
      Barra da Tijuca – 2430-9119/9122 (particular) o
      Niteroi – 2710-6220 (atende Unimed)

  9. Daniela disse: em 13.09.2016

    Gabriela, tudo bem? Meu filho vai completar 10 meses dia 16 e está na quinta otite. Tem tido uma por mês, assim que congestiona o nariz, mesmo que façamos inação, lavagem, vira otite.
    Fizemos um monte de exames de sangue e fomos num otorrino e nada.
    Peguei folga amanhã e vou tentar outro otorrino enquanto o antibiótico não fez o efeito pq da outra vez que fomos já não tinha nada.
    Morro de medo de problemas de audição.

    1. Gabriela Gama respondeu: em 14.09.2016

      Daniela tudo bem? Exames de sangue para questões de otite não são válidos, precisa ser RaioX de Cavum, audiometria e outros. A questão mais grave não é a audição e sim o desenvolvimento da mastoide um osso do ouvido que pode se complicar e causar danos graves à saúde da criança. Procure um otorrino que faça exames concretos em seu filho porque visivelmente o tratamento que está sendo feito não está funcionando.

  10. renata disse: em 15.09.2016

    Oi meu filho esta com nove meses e a menos de vinte dias ele teve otite media aguda tomou antibióticos por 10 dias e ontem fui ver que ouvido dele esta saindo secreção novamente, estou muito aflita não sei o que fazer pois já levei ele em dois hospitais diferentes e não consegui atendimento, graças a Deus ele não esta sentindo dor e tbm a secreção não tem cheiro ruim , mas não suporto ver meu pequeno assim e eu sem saber aonde ir nem o que fazer sou do Rj vc me endica um otorrino bom de preferência na baixada sou de duque de Caxias

    1. Gabriela Gama respondeu: em 16.09.2016

      Único contato que tenho no RJ por enquanto que seja realmente bom é este aqui:
      Anote aí Dr. Felipe Félix
      Atende em 2 consultórios.
      Barra da Tijuca – 2430-9119/9122 (particular) o
      Niteroi – 2710-6220 (atende Unimed)

  11. MONICA MIRANDA disse: em 07.10.2016

    Doi muito ler essa materia meu bebe esta com infeccao de repitacao a 7 meses , acaba o antibiotico o ouvido volta a vasar a febre as dores e choro tambem se fazem presentes novamentes , ja estou desacreditada de tudo , ele tem 1 ano e 3meses

    1. Gabriela Gama respondeu: em 07.10.2016

      Monica, vc está fazendo acompanhamento com otorrino?

  12. Mariana disse: em 15.11.2016

    Boa noite Gabriela, você indica algum otorrino em Campinas/SP?

    1. Gabriela Gama respondeu: em 04.12.2016

      Não, tenho. Estou tentando indicação e se conseguir, respondo aqui 🙂

  13. Silvia disse: em 14.02.2017

    Meu filho com 2 anos e 10 meses e com várias otites a até perdi as contas…
    Levei n otorrino me pediu um monte e exames e não resolveu o problema…
    Estou desesperada sem saber onde mais recorrer…

    1. Gabriela Gama respondeu: em 15.02.2017

      Troque de otorrino, procure um otorrino otologista!

Deixe seu comentário