Minha filha com 9 meses teve perda de audição

Categorias: Cuidados/Saúde Desenvolvimento Filhos Saúde

Recentemente dei um depoimento para a Melina do Blog Maternidade Simples. Contei um pouco sobre a perda de audição temporária do Pedro e os tratamentos necessários, incluindo cirurgia, para que ele voltasse a escutar. Mas queria contar que minha filha teve perda de audição.

Há algum tempo temos tratado as otites de repetição da Olivia, nossa pequena de apenas 9 meses. De julho para cá já foram 3 agudas e 2 de secreção. Passamos com a pediatra e também com o otorrino que operou o Pedro que é muito competente. Ambos haviam discutido o caso do Pedro até operar e agora discutem a situação da Olivia.

Há duas semanas atrás, planejamos um longo tratamento para que nenhum procedimento cirúrgico fosse feito antes dela completar 2 anos de idade, mas alguns dias depois, tudo mudou. Olivia passou a não responder aos medicamentos de maneira esperada e novamente estava com otite média aguda. Já havíamos passados por alguns antibióticos via oral e tivemos que recorrer ao intra muscular. Foram 3 dias de medição com supervisão da pediatra. Este medicamento era a última opção que tínhamos e como devem imaginar, foi uma bomba para as bactérias, mas também para a pequena.Neste momento a pediatra e o otorrino indicaram a cirurgia imediata.

Enquanto tratávamos esta última otite, fizemos alguns exames determinantes para decidir sobre a cirurgia. Impedanciometria que acusou curva timpanométrica tipo B (líquido na orelha média) em um e C (disfunção da tuba auditiva) em outro, além da falta de reflexo. Resumindo: ela quase não nos ouve mais. Outro exame foi o RaioX de Cavum que nos mostrou uma adenóide muito grande que certamente é o foco da infecção.

Olivia ainda é bem pequena e se não tivéssemos feito este exame, talvez percebêssemos a falta de audição somente mais tarde como foi com o Pedro. Com a cirurgia poderemos reverter esta perda e ela provavelmente não terá atrasos no desenvolvimento.

Sempre falo sobre a importância dos médicos especialistas e o otorrino é para mim o melhor aliado do pediatra, visto que até 4 anos de idade as infecções geralmente são de garganta e ouvido.

Fique atento, pergunte, procure, mude de médico, mas não se conforme com tratamentos ineficazes ou médicos que sequer pedem um exame. Depois de toda esta experiência, digo sempre a quem pergunta. Médico bom pede RaioX de Cavum e Impedanciometria para melhor avaliar o estado geral dos nossos filhos.

Em poucos dias Olivia será operada e eu espero voltar aqui para contar sobre o bom resultado da intervenção e o desaparecimento das otites.

13 comentários

  1. Heloisa Belém disse: em 23.09.2015

    Desejo que Deus proteja sua bebê!saúde pra Olívia!
    Queria muito saber de vc qdo começaram as infecções de ouvido dela. Bjos

    1. Gabriela Gama respondeu: em 23.09.2015

      Começaram pós gripe ainda no outono quando ela tinha 6 meses. De lá pra cá, um tormento só!

  2. Ana Seidel disse: em 23.09.2015

    Vai dar tudo certo! Pensamento sempre positivo!!!!

    Beijo pra você e força aí!
    =*
    Ana

  3. Barbara disse: em 23.09.2015

    Olá , minha Helena tem 2 meses e 20 dias e desde 15 dias de vida percebi um líquido amarelo que se tornava uma casca na orelha , de início o pediatra disse ser normal , nessa consulta citei novamente e me mandou passar no alergista , espero q não seja nada grave pois ao limpar sinto duro o ouvido de tantas cascas

    1. Gabriela Gama respondeu: em 23.09.2015

      Barbara, infelizmente os pediatras não são muito bons em avaliação de ouvido. Sugiro a vc procurar um otorrino. Ouvido é para otorrino, se encontrar alguma alergia aí sim, um pediatra alergista!

  4. Paola Mazzaferro Kratz disse: em 23.09.2015

    Vai ficar tudo bem! Deus cuidará de cada detalhe e guiará a mão dos médicos e enfermeiros!

    1. Gabriela Gama respondeu: em 23.09.2015

      Amém Paola, obrigada pelo carinho =)

      1. Paola Mazzaferro Kratz respondeu: em 28.09.2015

        Correu tudo bem com a cirurgia? Ela está bem?

        1. Gabriela Gama respondeu: em 28.09.2015

          Tudo ótimo ela está muito bem!

          A cirurgia foi um sucesso!

          Obrigada pelo carinho 🙂

  5. Camila Simões disse: em 23.09.2015

    Gabriela vai ficar tudo bem assim como ficou com Pedro. Aguardamos notícias!

    1. Gabriela Gama respondeu: em 23.09.2015

      Obrigada Cá! bjinhos

  6. maiti disse: em 01.10.2015

    Olá, depois que li o seu post fiquei preocupada a menos de dois meses minha filha ja fico com o ouvido infeccionado duas vezes medica so passa antibiotico e nada mais o que devo fazer? Minha filha esta com 1 ano começou a infeccao com 10 meses.
    Melhoras para sua bebe

    1. Gabriela Gama respondeu: em 01.10.2015

      Pediatra é um médico generalista e por isso acho bom passar um otorrino com especialização em ouvido. ele com certeza irá te ajudar!

Deixe seu comentário