Qual o motivo real da Páscoa?

Categorias: Comportamento Mães

Foto: Patricia Vilela

Há algumas semanas que as redes sociais estão recheadas de ovos de Páscoa, bolos confeitados, carrinhos de mercado cheio de doces e outras gostosuras. Chocolate é bom, é muito bom, mas a cada ano que passa vejo que o significado da Páscoa se perde mais e mais.

Quando pergunto a uma criança o que acontece na Páscoa, ela rapidamente responde: o coelhinho esconde ovinhos e chocolates pra mim. Não desmerecendo o senhor Coelho, mas não é ele o personagem mais importante desta data, dá pra entender? Esse consumismo desenfreado me mata.
Por semanas frequentei mercados, recheados dos mais variados tipos de ovos e vi gente comprando aquele mega ovo, super power que custa uma fortuna para o seu filho, e um daqueles bemmmm baratinhos para dar de presente para um funcionário ou ao filho dele.  Na minha época de criança, qualquer chocolate era chocolate e lembro que minha avó preparava tudo igual pra todo mundo, não importava se eram os netos ou os filhos do vizinho. Todos ganhavam a mesma coisa.
Este é o primeiro ano de escola pro Pedro e resolvi presentear as professoras com um mimo e um docinho. As tias da Van e o motorista ganharam o mesmo mimo. Olivia e Pedro ganharão o mesmo que preparamos para o Nicolas e para a Gigi, os netos da nossa amada babá. Eu quero que todos se sintam parte da mesma família, das mesmas possibilidades.
Criança não se importa com o valor das coisas, nós é que estamos sempre querendo consumir o mais caro para consumir melhor do que o restante das pessoas. Eu gostaria que o mundo inteiro pudesse experimentar o mesmo chocolate, o mesmo leite, o mesmo pão, o mesmo Cristo. Quem sabe assim estaríamos vivendo num mundo melhor e mais justo.
Meu desejo é que a Páscoa seja sim muito doce, mas que seja lembrada por seu motivo real, o Cristo. Que com Ele aprendamos a dividir o pão, a viver em comunhão, a cuidar do próximo. Sejamos mais solidários, mais amorosos, mais empenhados pelo outro.
Desejo um domingo de Páscoa em família, com mesa farta, com caça aos ovos, com o sorriso de uma criança, mas não só na minha casa, em todas as casas.
Desejo que possamos amar mais ao próximo, estender a mão à quem precisa, adoçar a boca de uma criança, fazê-la sonhar, sentir parte, sentir-se amada.
Desejo famílias felizes, que se sintam tão abençoadas a ponto de se sentirem motivados a ajudar quem tem fome, de vida, de chocolate e de Cristo.
Desejo a você, uma vida plena, cheia de coisas boas e muito amor, como Cristo nos amou!
FELIZ PÁSCOA!!!

Deixe seu comentário