Primeira consulta na dentista

Categorias: Odontologia Saúde

Meu primeiro emprego formal foi num consultório odontológico, onde trabalhei por pouco mais de 4 anos. Desde sempre soube da importância da higiene bucal e que crianças também devem ir ao dentista regularmente.Com 2 anos e 3 meses, Pedro foi pela primeira vez ao consultório. Decidimos leva-lo após os dois anos ao conversarmos com a dentista que também é dentista do restante da família. Nosso pequeno não tem uma dieta rica em açúcar e nós conseguimos escovar os dentes dele de maneira bem eficiente.

Não vou dizer que ele curtiu ser examinado, mas não foi tão difícil. A consulta durou mais ou menos 50 minutos, dos quais 5 ou 6 na cadeira propriamente dita. Com os dentes limpinhos e saudáveis, optamos por adiar a primeira limpeza para daqui seis meses, quando ele estiver um pouquinho maior e mais tranquilo na cadeira.


Voltamos do consultório com a missão de deixar a mamadeira e a chupeta de lado. Começamos pelo copo com bico duro, encontrei um da NUK super bacana e que por hora tem sido bem aceito aqui. A chupeta conseguimos tirar durante o dia, mas para dormir ainda levará um certo tempo.

Pedro tem os dentinhos separados, apenas os incisivos inferiores são juntinhos, os únicos que devemos sempre passar fio dental. Pra facilitar a vida achei um fio da Dentek super fácil de usar, tem gostinho de frutas e o Pedro abre logo a boca quando vê o passador.

As escovas aqui de casa são todas da Curaprox, super macias, com muitas cerdas que facilitam a limpeza sem machucar a gengiva. Essas escovas foram meus achados do mês. Eu já havia visto em algumas farmácias, até que decidi comprar pra família toda e super aprovei. Acho que nunca mais vou conseguir usar outra escova.

Sobre a pasta de dente, seguimos usando a que não contém flúor. Alguns estudos mostram a necessidade de uma pequena dose de flúor para crianças pequenas, mas ao conversar com a nossa dentista, decidimos seguir sem. Pedro ainda não sabe cuspir e não tem histórico de cárie e alimentação rica em açúcar. A ingestão contínua de flúor (mesmo que um pouquinho por dia) causa fluorose nos dentes permanentes deixando-os manchados e sem grandes tratamentos para melhorar o aspecto ruim que fica.

É importante que as crianças criem o hábito saudável de cuidar dos dentes e isso pode ser feito de maneira divertida e sem stress. Existem escovas e acessórios super coloridos hoje em dia que facilitam muito a nossa vida.

Ainda sobre a saúde bucal. Muitos dizem que o uso contínuo de antibiótico em criança causa cárie e mancha nos dentes. Hoje os antibióticos são bastante seguros e já sabemos que essa informação não é mais verídica. O que acontece é que por diversas vezes damos o remédio no meio da noite enquanto o filho dorme e não escovamos o dente dele depois disso. O que causa a  a cárie é a falta de escovação e não o medicamento em si por exemplo.

Deixe seu comentário