As simpatias da vovó

Categorias: Depoimentos Mães

Eu nunca acreditei em simpatias, já minha avó tem muita fé em todas elas. Engraçado que antes de ter filhos eu não percebia a imensa lista de simpatias que minha avó conhece. Ela tem receita pra quase tudo e jura que já deu certo várias vezes, chega ser engraçado.

Há alguns dias publiquei que minha avó estava doida atrás de um pintinho para fazer piar na boca do Pedro, isso porque ele fala pouquíssimas palavras com 2 anos e 2 meses. Eu não tenho pressa pra que ele fale, mas o resto do mundo parece não se conformar com isso. Minha avó não imagina que há menos de 50 metros de casa, uma amigo do meu avô tem meia dúzia de pintinhos recém nascidos no quintal. Achamos melhor não revelar este segredo a ela, rsrsrs

Pedro começou a falar uma dúzia de palavrinhas nessas férias e provavelmente em duas ou três semana deverá balbuciar tantas outras. É claro que se o pintinho piasse por aqui, minha avó teria a mais absoluta certeza de que a simpatia é que fez com que ele falasse.

A simpatia mais diferente que já ouvi ela ensinar, me parece a que mais dá certo, explico:

Minha avó conta que meu pai nasceu prematuro e de parto normal, parece que foi um parto difícil e demorado. Ela conta que ele tinha apenas 1800 gramas e que segundo o médico não sobreviveria. Ele também tinha a cabeça pontuda por alguma razão que ela desconhecia. Foi quando ela aprendeu a simpatia do pires. Meu pai ganhou peso, não teve nenhum problema de saúde e seu único “defeito” era a cabeça pontuda.

Vovó conta que com alguns dias de vida, durante o banho, ela passava o fundo de um pires na parte de cima da cabeça do meu pai. Precisava passar 3 vezes no sentido horário e depois de um mês a cabeça ficaria normal.

Sabe porque essa simpatia funciona? Porque a cabeça do bebê é toda dividida, a tão conhecida moleira não é apenas aquele buraquinho no topo da cabeça e sim vários ossos que ao longo do tempo vão se juntar. Durante o parto normal, esses ossos encavalam para poder passar e por isso a cabeça fica pontuda. Com o passar dos dias, os ossos voltam ao normal até que se encaixem, fechando os espaços entre eles. Tentei explicar para a minha avó da maneira mais didática possível, mas ela jura de pé junto que foi o pires que consertou a cabeça do meu pai.

Quando postei sobre o pintinho, várias mães contaram as inúmeras simpatias que as suas avós faziam. Teve de tudo, pintinho, colher de pau, tomar água na casca do ovo, tomar água da chuva… fiquei imaginando as tantas outras que nunca ouvimos falar.

PS: a idéia aqui não é compartilhar simpatia, e sim compartilhar alegria e coisas engraçadas do dia a dia. Nada aqui é receita pra testar em casa ok?

7 comentários

  1. Já ouvi várias simpatias pro meu filho começar a falar, dar água na casca do ovo, dar água na concha, dar água no sininho da igreja, já ouvi a do pintinho também. Só rindo mesmo!

  2. Alexandra disse: em 12.04.2017

    Para criança falar segundo minha mãe e minha avó se da massa de pão cria para criança comer. Já fizemos aqui em casa e da certo mesmo, como também a o pintinho piar na boca da criança, de beber água na casca do ovo. E outra que fiquei sabendo e que a madrinha deve dar um prato e é uma colher para criança.

  3. Mari disse: em 23.09.2018

    Ahahah. Estou quase recorrendo a algumas dessas simpatias para ver meu Pimpolho falando. Mas aqui a minha mãe sempre ensina a simpatia de pegar um copo de alumínio, colocar água e mexer com algumas colheres dentro do copo e dar a criança para beber, fazer em 3 sextas-feiras kkkk será???

    1. Gabriela Gama respondeu: em 03.10.2018

      Aqui não precisamos de simpatia, Pedro não ouvia direito. Fomos a um otorrino e ele precisou de cirurgia. Seu filho já fez audiometria?

  4. Daniela disse: em 04.03.2020

    Alguém sabe alguma simpátia para fazer bebê a tomar água meu filho tem 7meses e não quer saber de tomar água tô muito preocupada ele já deu infecção urinária me ajudem

  5. Heverton disse: em 15.02.2022

    Amei o site
    Vou compartilhar com outras pessoas

Deixe seu comentário