Meu filho não sabe dormir

Categorias: Cuidados/Saúde Desenvolvimento Filhos
Fonte: Pinterest
Eu sempre fui a favor da amamentação em livre demanda, de colo, carinho e aconchego, nunca consegui deixar meu filho chorando no berço, mesmo com vários amigos, palpiteiros e amigos dos amigos dizendo que o Pedro deveria aprender a dormir sozinho.
Compartilhei por diversas vezes na fanpage o meu desespero em conseguir faze-lo dormir. Como toda mãe, tentei todas as receitas que funcionaram com os filhos das amigas e até aquilo que parecia ser o melhor caminho dentre as minhas próprias tentativas. Embora o Pedro durma a noite inteira ou quase sempre, faze-lo dormir sempre foi um martírio.
Semana passada chegamos ao ápice do desespero, passamos madrugadas em claro tentando faze-lo dormir. Nada parecia resolver, nossa cama, nosso colo, nossa companhia no quarto, nada. Os dias foram passando e ele cada vez mais exausto e irritado durante o dia e nós, melhor nem falar o quanto estávamos fora da casinha, sem paciência e completamente sem saber o que fazer.
Papai recebeu a indicação de leitura do livro Nana – nenê. Como resolver o problema de insônia do seu filho. Já no início do livro, nos deparamos com a informação de que 35% das crianças sofrem de insônia por não saberem dormir, o que parecia ser o caso do Pedro. Confesso que fiquei um tanto contrariada com a possibilidade de ter um manual para fazer meu filho dormir, mas não me restavam outras alternativas. Papai devorou o livro em algumas horas e eu sem condições de ficar acordada, resolvi seguir tudo o que ele havia lido sem questionar, já que eu ainda não tinha começado a leitura.
O livro ensina muitas coisas sobre rotina e sono do bebê, então a leitura vale do começo ao fim, embora para nós a parte mais importante do livro estivesse no capítulo 4 com o sugestivo título: Começar denovo.
Algo super importante sobre os bebês: eles não dormem em determinada situação e ao acordarem se assustam quando a situação não é exatamente a mesma de quando dormiu. Com isso, fomos convencidos que faze-lo adormecer no colo o deixaria em pânico caso acordasse no meio da noite sozinho no berço.
Resumindo um pouquinho a nossa lição de casa: prepare o ambiente pro seu filho dormir, berço, cama ou onde quer que seja, mostre a ele tudo que o cerca. No nosso caso foi o berço com suas naninhas e chupetas. Se seu filho só dorme de chupeta, deixe um pequeno estoque no berço e mostre onde está, se ele acordar no meio da noite sem chupeta, provavelmente encontrará alguma outra e voltará a dormir sozinho. Aqui temos 3 chupetas, uma no pé da cama, uma na cômoda que é acoplada ao berço e uma que ele usa pra dormir. Importante – Não deixe seu filho chorando, mesmo que ele tenha que aprender a dormir sozinho, esteja sempre por perto, converse e acalme seu filho, vá ao quarto, reorganize o berço ou a cama quantas vezes for necessário e mostre que tudo estará igual ao acordar. Se ele jogar tudo no chão, recolha e reorganize sem chamar a atenção, apenas reorganize e dê boa noite quantas vezes forem necessárias. Ahhhh e aquele móbile fofo que toca música e ilumina o teto cheio de bichinhos que temos aqui e o Pedro sempre passou horas olhando pra ele antes de dormir, continua no berço porém desligado. A ideia é não distraí-lo na hora de dormir.
Um pouco da nossa experiência em fazer o Pedro dormir:
1º dia – Por volta de 21h, demos a última mamadeira, já com menos luz pela casa. Diminuímos o tom da fala, trocamos a fralda e começamos a explicar que a partir deste dia ele aprenderia a dormir sozinho, mas que estávamos logo ali ao lado caso ele precisasse de nós. O processo todo durou 1h mais ou menos, por várias vezes entramos e reorganizamos o quarto até que ele deitou e dormiu. Neste tempo ele reclamou, jogou coisas no chão mas não chorou, mesmo assim fomos lá algumas vezes. Durante a madrugada ele acordou, mas antes que eu chegasse no quarto dele ele já havia voltado a dormir sozinho. Acordou mais descansado e de bom humor.
2º dia – Mesmo horário do dia anterior, repetimos o processo de preparação para o sono. Entramos apenas uma vez no quarto porque ele não reclamou, não nos chamou e também não jogou as coisas do berço no chão mais do que esta única vez. Dormiu tranquilo e só precisou de uma ajudinha às 3h da madruga pra encontrar a chupeta. Mais uma noite de sono e descanso a todos nós. Como este segundo dia foi domingo, também vimos ele dormir sozinho durante a tarde sem sequer nos chamar.
3º dia – Idêntico ao segundo, sem precisar se ajuda para achar a chupeta durante a madrugada. E assim vem sendo, um dia após o outro.
Depois de 4 noites de sono bem dormidas, Pedro acorda bem humorado como antigamente, feliz e chama a mamãe para tira-lo do berço. Papai e mamãe seguem os dias mais descansados e tranquilos com o soninho do pequeno.

Continuo achando que não existe um manual específico de como criar, educar ou fazer o filho dormir, mas passei a acreditar que boas diretrizes podem sim nos ajudar a colocar a vida no eixo. Contar com a opinião de um especialista no assunto é sempre bom, principalmente se a técnica ou ensinamento não de encontro ao que acreditamos ser bom para os nossos filhos.PS: acredito que ensinar o filho a dormir possa ser feito desde pequeno, embora eu não consiga deixar um bebe chorando. E no caso de bebês pequenos, eles choram bastante ao serem colocados sozinho no berço. Provavelmente a Olivia se não aprender a dormir sozinha, será ensinada depois de 1 ano de idade, quando já tem mais entendimento sobre a situação e já não é mais tão pequena.

8 comentários

  1. Carol Gusmão disse: em 15.07.2014

    tenho passado por isso. E bom saber que ainda tem jeito para as noites mal dormidas. beijo!

    1. admin respondeu: em 17.07.2014

      Carol, não existe tempo e nem formula, mas acho que um lida sobre o assunto ajuda a esclarecer um pouco o que está acontecendo com seu pequeno. Caso queira, posso lhe mandar o livro em PDF, basta me mandar um email que lhe respondo! bjks

    2. Karla Batista respondeu: em 03.02.2015

      Olá Gabriela meu bebê tem 1 ano e gostaria muito de ensinar ele a dormir Se puder enviar o livro em pdf agradecerei muito.
      Meu email é batista.karla@hotmail.com
      No aguardo bjus

    3. Karla Batista respondeu: em 03.02.2015

      Olá Gabriela meu bebê tem 1 ano e gostaria muito de ensinar ele a dormir Se puder enviar o livro em pdf agradecerei muito.
      Meu email é batista.karla@hotmail.com
      No aguardo bjus

  2. Deise Melo disse: em 16.07.2014

    Aqui em casa eu criei a rotina da hora de dormir desde que veio do hospital, mas é um drama danado na hora de colocar no berço, ele esta com 4 meses. Eu li em um post anterior seu que qdo.seu filho era mais novinho voce consegui fazer ele.dormir, entao nao adianta muito seguir uma rotina enquanto ainda bebe?

    1. admin respondeu: em 17.07.2014

      Deise, o livro do qual falo neste post ensina o bebe a dormir desde recém nascido, embora eu ache eles muito pequenos. Com 4 meses como tem seu filho, acho que nada mais gostoso do que um colinho e um aconchego. Nesta fase o Pedro dormia mamando e eu o colocava no berço depois, ou dormia no colo. Meu coração de mãe diz que ensinar o filho a dormir sozinho é bom depois de 1 aninho de idade, quando eles compreendem melhor o que a gente fala. Muitos ensinam logo cedo, mas dizem que eles choram muito. Como eu sou coração mole, não consigo ve-lo chorando e deixa-lo lá sozinho. Por isso esperei até ele crescer um pouquinho. Hoje ele tem 1 ano e 7 meses e está aprendendo a dormir sozinho. bjks

    2. Deise Melo respondeu: em 19.07.2014

      Deixa eu te contar que começei a tentar ensinar o Samuel a dormir sozinho no berço, pq mudei ele do meu quarto pro quarto dele na quarta…deu um trabalhinho, chorou mtu, ai nao aguentei, fiz dormir no colo, acordou a madrugada inteira qrendo colo pra voltar a dormir, foi da 01:00 ate as 04:00 da manha, ontem tentei de novo, dessa vez resmungou um pouquinho mas nada de escandalo, acordou de madrugada uma 3 vx mas ai foi so colocar a chupeta q voltou dormir, e hj, fiz todo o processo, coloquei no berço, no que fui na cozinha tomar agua, quando voltei ja estava dormindo, nem acreditei, nao deu uma chorada, uma resmungada, nada de nada!/

  3. Gabriele Silva disse: em 18.09.2014

    Desde que o Enzo nasceu, fiz uma rotina para a hora do sono, de noite e o da tarde também, sempre deu certo, mais ele sempre dorme mamando ou ninado pelo pai, hoje ele está com 11 meses e ainda mama no peito, não aceita chupetas ou mamadeira, e o problema e que ele acordar para mamar de madrugada, não aguento mais, não sei o que fazer.

Deixe seu comentário