Quartenium-15 a substância que aos poucos deixa de ser utilizada, ufa!

Categorias: Cuidados/Saúde Filhos
Esse produto é um dos vilões de muitos produtos que sempre tivemos como queridinhos em casa. Hoje em dia a informação chega para muita gente, se estiver na rede social, fica praticamente impossível que um alerta sobre possíveis perigos passe desapercebido pelas mamães.
Assim que comecei a vivenciar o mundo materno, ler blogs e participar de grupos de discussão, fiquei logo sabendo sobre os riscos do Quartenium-15.
Procurei no Dr. Google um pouco mais de informação sobre este produto, mas encontrei basicamente a mesma informação em todos os sites e blogs. O formaldeído pode causar câncer e tbm é responsável por uma séria de reações alérgicas.
Muitas empresas vem sendo questionadas sobre a utilização do produto, e a resposta parece ser meio padrão de todas as grandes empresas. Alegam que o produto é hipoalergênico e que não apresenta risco aos consumidores. Algumas ainda dizem que visando melhor atendem às necessidades dos consumidores, está estudando a retirada do Quartenium-15 mas não tem um prazo definido para que isso aconteça. Outra dizem que já retiraram o vilão de mais de 70% da linha de produtos, no entanto ainda não consegui achar um sequer sem o tal Quartenium-15.
Por conta própria enviei alguns emails de marcas bacanas que tenho vontade de usar, mas por fazer uso do Quartenium-15 desisti. Alguns fabricantes disseram que por não apresentar riscos (embora estudos apontem que sim) não existe motivo para preocupação em relação ao uso dos produtos e que os mesmos não tem motivos para serem reformulados. Outros disseram que embora não tenha riscos, buscando satisfazer o consumidor e construir uma relação de confiança, estão estudando as mudanças necessárias para a retirada do formaldeído mas que não tem prazo para a nova fórmula estar disponível no mercado. Outra disse que somente os estoques de prateleira ainda contém Quartenium-15, mas que a nova remessa já está completamente reformulada. Outros dois sequer responderam ao meu email!
Das quase 10 empresas mais conhecidas e queridas das mamães, algumas já não utilizam o Quartenium-15, outras estão reformulando seus produtos e a minoria não está muito preocupada com o assunto.
Acredito que a melhor maneira de convencer os fabricantes a reformular seus produtos excluindo o Quartenium-15 é parar de comprar, a queda no consumo é sempre um bom indicador para reanálise do que está sendo ofertado. Nem por isso teremos poucas opções.
Aqui em casa continuamos com os shampoos da Natura Mamãe e Bebê e Huggies Turma da Mônica, testados e aprovados. Ainda falta experimentar, Baby Boti da Boticário, Avon Baby, Loreal Kids, Mustela e Weleda Baby.

Deixe seu comentário