Natação para bebês

Categorias: Desenvolvimento Filhos
Pedro com o papai na primeira aula de natação.
Eu e meu marido somos mergulhadores, daqueles que amam mergulhar e não economizam na água, inverno ou verão, sem tem mergulho lá estamos (ou estávamos, até o Pedro chegar).
Nossa lua de mel foi em Fernando de Noronha, 12 dias de mergulho e água, muita água. Era lá que começaríamos a tentar engravidar, afinal nada mais inspirador do que aquele paraíso. O que não contávamos é que eu já iria grávida pra lá, mergulhei normalmente, a única coisa que mudou foi que enjoei uma vez no barco, eu NUNCA enjôo com nada! Mergulhei porque não sabia que estava grávida, e não aconselho mergulhar durante a gestação visto que não existem informações seguras e suficientes sobre o assunto.
Lá em Noronha mesmo, vi um kit lindo de mergulho para crianças a partir de 3 aninhos, achei fofo. Comentei com meu marido que seria o primeiro presente do nosso filho. Acabou não sendo, ainda falta bastante pra ele poder usar algo de 3 anos. Pensando que gostaríamos de ter nosso filho mergulhando  assim que ele tivesse idade pra isso, achamos bacana planejar o início da sua convivência com a água através da natação o mais cedo possível.
Pedro nasceu, cresceu e agora tem quase 8 meses (praticamente um hominho, hehe) e já está matriculado na natação. Sábado agora será sua segunda aulinha, tão fofo!!!
Comecei a pensar mais a sério neste assunto quando o Pedro fez 6 meses, idade mínima para matricula-lo. Como não tinha nenhuma referencia de escolinha de natação, pedi várias vezes indicações. Como ninguém indicou, fui pelo google mesmo, criei alguns fatores de eliminação. Queria um local só de natação, de cara descartei as opções que tinham academia junto. O segundo fator eliminação foi a localização. Moro em Barueri e aqui não tem natação para bebês, precisava ir pra São Paulo, por isso eliminei bairros muito movimentados ou longe demais, com isso ficou bem mais fácil de escolher, sobraram apenas 3 opções rsrsrs. Liguei para as 3 que sobraram e já eliminei uma pelo péssimo atendimento ao telefone, sobrou uma que já havia ouvido falar bem na categoria adultos e outra que me parecia muito bacaninha mas tinha zero de referencia. Dei preferencia para a bacaninha visto que custava exatamente 1/3 da outra em questão. Marquei uma aula experimental e foi um sucesso, Pedro adorou a aula e a gente adorou mais ainda! O grande diferencial desta escolinha é a piscina específica para bebes, com temperatura igual ao banho deles, 37ºC. Piscinas grandes com temperaturas adequadas aos adultos 32 ou 33ºC são frias para os bebes, causando desconforto durante a aula, principalmente se for inverno! Interessante pensar também numa piscina que utilize meios mais modernos de purificar a água, cloro é muito forte e pra lá de antiquado!
Tudo com bebes, precisa de muito mais atenção, tempo e cuidado, por isso listo abaixo algumas coisas muito importantes para este evento chamado Natação.
• Vá acompanhado, pai ou mãe precisam entrar na piscina com o bebe, e é importante ter um apoio fora d’agua, pronto para receber o pequeno quando a aula terminar.
• Leve uma roupa extra para quem ficar fora d’água, as vezes os bebes nos molham inteiros, é sempre bom prevenir.
• Leve mais de uma fralda específica para a piscina, vai que…
• Leve um roupão para esquentar seu bebe, sim ele sentirá frio como todos nós ao sair da água, por mais que o ambiente seja bem aquecido.
• Leve sempre uma toalha extra, as vezes eles saem muito encharcados ou a fralda vaza a água acumulada, se tiver uma só, vai acabar deixando o bebe úmido.
• Sabão líquido acaba sendo prático já que nas escolinhas não tem todo o conforto e espaço que costumamos ter em casa para o banho.
• Hidratante, é importante deixar a pele do bebe bastante hidratada.
• Roupas um pouco mais quentes, é comum perdermos o calor do corpo quando ficamos bastante tempo imersos na água, se o bebe for bem aquecido pela roupa, será mais fácil ele recuperar o calor habitual do corpo.
• Qualquer esporte demanda energia, e na água parece que cansamos ainda mais, não programe nada muito cansativo ou que exija muito do seu filho para depois da aula, ele com certeza sairá cansado e morrendo de vontade de dar aqueeeeela soneca. Deixe-o descansar, quando acordar você vai receber um grande sorriso por isso!
Algumas mamães demonstram muita ansiedade em ver os filhos, andar, correr, falar e ter a coordenação motora mais afinada. Natação pode ser um bom exercício pra isso tudo.
Conhecer a água, não ter medo dela, saber nadar e respeitar os limites é muito legal pra qualquer pessoa, se começar cedo, esta adaptação pessoa – água será muito mais fácil!

15 comentários

  1. Avatar
    Faela Cupcakes disse: em 07.08.2013

    Oi, acabei de acahar o seu blog pelo Macetes de mãe, em um comentário que você deixou lá, você poderia me passar por email o telefone e o nome dessa escolinha que você matriculou o Pedro e onde fica também, por favor 🙂 Obrigada.

  2. Avatar
    Faela Cupcakes disse: em 07.08.2013

    Esqueci de colocar o meu email rs
    rafaelade.c.silva@gmail.com
    Obriagada

  3. Avatar
    admin disse: em 07.08.2013

    Rafaela, estou te mandando por email agora mesmo! bjs

  4. Avatar
    Flavia Garcia disse: em 09.05.2014

    Olá vc poderia me passar tb as informações dessa escolinha? Obrigada
    E-mail – flavinhaapf@hotmail.com

  5. Avatar
    Cristiane Azevedo disse: em 09.10.2014

    Ola, poderia me passar as informaçoes da escolinha? Obrigada
    cris.azevedo.bh@gmail.com

  6. Avatar
    Alexandra Santos Duarte disse: em 13.10.2014

    Olá também gostaria de informações sobre a escolinha, também sou de Barueri e estou com dificuldade de encontrar. Obrigada. Alexandra
    alesil_santos@yahoo.com.br

  7. Avatar
    Valquiria disse: em 06.08.2015

    Olá pode me passar informações da escolinha?
    Val06@hotmail.com

    Obrigada

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 07.08.2015

      Olá Valquiria, já faz muito tempo que o Pedro deixou a escola, mas na época fazia numa que fica nos Jardins, próximo a rua Pamplona!

  8. Avatar
    Vinicius Carlos disse: em 18.08.2015

    Bom dia, sou de Barueri e gostaria de saber escolinha por aqui para bebes

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 18.08.2015

      Aqui em Barueri para bebês conheço apenas a MORI e para crianças de 3 anos ou mais, tem a ACM.

  9. Avatar
    Talita disse: em 21.09.2015

    Oí.Tenho interesse em saber a escola de natacao do Pedro. Voce pode passar a informacao no meu email? tkfranca@hotmail.com

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 21.09.2015

      Talita, nós não levamos mais ele. Íamos numa escolinha no bairro dos Jardins, perto da Pamplona, eu não me lembro nem o nome mais. Desculpe.

  10. Avatar
    Alderi alexandre da silva disse: em 06.06.2016

    Ola, sou de barueri e estou a procura de uma escola de natacaa aqui…vc poderia mim passa as informacao das tres escolas? Obrigada….
    alderi_alexandre@yahoo.com.br

    1. Avatar
      Gabriela Gama respondeu: em 06.06.2016

      Alderi,

      temos aqui a MORI, ACM e Biotipo.

      abs.

  11. Avatar
    Mariana disse: em 28.10.2017

    OLa!

    Gostaria de saber o nome da escola de natação tbm.

    marianarosani@hotmail.com

Deixe seu comentário