As marcas da maternidade!

Categorias: Depoimentos Mães
marcas da maternidadeUma leitora, comentou esta semana, que gostaria de um post sobre as mudanças do corpo durante a gestação e pós parto. Prontamente respondi que pesquisaria e publicaria algo sobre o assunto. Fucei um pouco, e encontrei, quase tudo “mais do mesmo”. Achei melhor contar um pouco da minha experiência.
Me descobri grávida, quando estava com 8 semanas. Casei grávida de 6 semanas sem saber, e agora entendo perfeitamente porque o zíper do meu vestido estourou na altura dos seios, um dia antes do casamento, e porque meus biquínis pareciam minúsculos na parte de cima, durante a minha lua de mel. Minha gestação foi descoberta um dia depois de voltar de viagem, e aí muitas coisas foram explicadas, inclusive a fome louca e um pouco de mal humor, mesmo estando em Fernando de Noronha.
A gestação é com certeza, o único momento em que a mulher deseja ter barriga, isso no começo, porque no final, já queremos muito que ela vá embora. O corpo sofre muitas transformações durante esses 9 meses, não só esteticamente. A alteração hormonal, pode influenciar muito no nosso dia a dia. Há quem passe meses de mal humor, ou sonolenta, ou muito cansada, ou tudo ao mesmo tempo agora. Fome é inquestionável, toda grávida sente muita fome, mas nem todas comem tudo que vêem pela frente. Eu fui abençoada, comi de tudo e engordei muito pouco. Inchei muito no final da gestação porque tive pré eclâmpsia, que foi diagnosticada no início e não houve prejuízo para mim ou para o bebê.
Nunca fui escrava da beleza e muito menos adepta das dietas loucas como objetivo de ter um corpo invejável e escultural. Vai ver por isso algumas pessoas ficam surpresas quando eu digo que já voltei a forma depois do parto (acho que elas me acham “fofinha” rsrsrs). Embora não curta dietas e sinta muita preguiça de ir a academia, sou a favor da famosa “recauchutagem” pós parto. Nada como uma plástica para dar um Up na auto estima.
Notei algumas mudanças significativas no meu corpo durante a gestação e pós parto, algumas desapareceram, outras ficarão para sempre.
Gestação
• Seios passaram de 44 para 48 num piscar de olhos.
• Estrias nos seios, a barriga saiu ilesa.
• Duas pequenas manchas no rosto (melasma).
• Inchaço nas mãos e pés, muita retenção de líquido.
• Tersol, tive alguns e um deles tive que operar.
• Cabelos ficaram mais bonitos e cresceram muito (único saldo positivo até aqui, rsrsrs).
Pós parto
• Seios aumentados, flácidos e caídos (esta é minha única real tristeza).
• Quadril mais largo.
• Mais celulite.
• Barriga flácida com uma pochete de brinde.
• Aumento significativo da queda de cabelo durante o período de amamentação.
Embora tenha voltado ao peso pré gestação, todas as roupas ficam diferentes no corpo, a estrutura mudou, e acho que pra pior, mas prefiro não encanar muito nisso. No momento, estou sem poder usar minhas tão companheiras camisas, ainda amamento e os seios que passaram a servir somente nos sutiãs 48 não cabem nas camisas tamanho M.
Alguns cuidados que podem ajudar a minimizar as marcas da gravidez:
• Tome muita água, ajuda a hidratar a pele e evitar estrias.
• Use e abuse dos hidratantes que previnem estrias, hidratam bem o corpo e ajudam na flacidez.
• Nunca esqueça o protetor solar, pelo menos no rosto.
• Drenagem linfática, além de relaxar, ajuda muito na retenção de líquidos.
Dizem que ser mãe, é nunca mais ter uma noite de sono tranquilo. Digo que ser mãe é carregar para sempre as marcas da maternidade. O importante é carregá-las com leveza, e ser feliz!

7 comentários

  1. Sandra Paduan disse: em 20.08.2013

    né??? olha, pela minha experiencia, é bem dificil ficar flat logo apos a gestação. Agora, depois de dois anos e meio é que estou emagrecendo de verdade, mas o quadril, babe, apesar de não ter tido 1 cm de dilatação, aumentou 2 manequins (de 38 pra 42…) kakakakakakaka. e os seios, ixi, de 42 pra 46 e agora nem sei mais pra quanto murchou!!! hehe. minha única felicidade foi não ter NENHUMA estria! É complicado, mas mamãe, é mamãe!

    1. admin respondeu: em 21.08.2013

      Eu emagreci tuo, mas tá dificil voltar a forma! Os biquinis que o digam, nenhum cabe!

  2. Alena disse: em 20.08.2013

    Adorei esse Gabi!!! No meu caso, eu já era sardenta e escureceram muito, eu enjoei de todos os protetores solares e nao passei… O quadril aumentou mega, apesar de estar 2 kgs mais magra q antes de engravidar, as calcas ainda nao entram!!! Estou usando as calcas de gravida ainda e estão grandes, rsrsrs. O peito ainda nao murchou, deve ser pq ainda tenho mt leite. E nao tive estrias! Mas a celulite tenho pra toda torcida do corintians. Mas valeu muito a pena!!!

    1. admin respondeu: em 21.08.2013

      Alena, pra vc são as calças e pra mim as blusas! Complicado continuar usando as roupas de grávida, até pq antes mesmo da gestação acabar eu tive vontade de por fogo nelas! Mas a maternidade é incrível e vale muito a pena!

  3. Katia Ganzarolli disse: em 21.08.2013

    Adorei e aprendi coisas que não sabia como por exemplo que a mudança hormonal pode causar mal humor, eu sempre ouvi dizer da sonolência mas nunca havia ouvido dizer do mal humor, também não sabia que a fome aumenta tão consideravelmente assim durante a gestação, a futura mamãe que tem muita tendência a engordar deve tomar cuidado.
    Sobre os cabelos cairem durante o período de amamentação já havia ouvido dizer mas é algo que chega a assustar? Depois que se começa a introduzir alimentos a dieta do bebê diminui a queda de cabelos?
    Sempre ouvi as mães dizerem do medo de não voltarem ao peso pré gestação e do esforço que fazem para alcançar este objetivo mas não sabia que a mudança de estrutura do corpo causada pela gestação as roupas de antes ficam diferentes no corpo.
    Muito legal e importante este post em que vc compartilha sua própria experiência! Bjs!

  4. admin disse: em 21.08.2013

    Katia, o organismo da gestante trabalha praticamente só para o bebê e por isso a fome aumenta, e muito! Quntos aos cabelos, algumas mães chegam a ficar com falhas. Não foi o meu caso, assim que começaram a cair, fiz um exame de sangue que mede as vitaminas do corpo e descobri a deficiencia. Tomei complementos e resolveu em poucos dias! Acompanhamento de perto com a GO tbm pode ajudar bastante!

  5. aline disse: em 18.11.2015

    Nossa… meus seios foram do 42 aos 54…. tive anemia profunda e por isso literalmente tive que comer por dois…. nessa engordei 20kilos… depois tive pre diabetes… as estrias estouraram igual pipoca… seios, perna, bumbum…

    Mas mesmos com tantas e tantas dificuldades que passei… mesmo agradecendo a vida tda ainda vou sentir que ñ agradeci o suficiente… pois meu filho veio perfeito, forte, lindo…
    Então, desta forma… as marcas fazem parte da melhor e única fase da minha vida!!!

Deixe seu comentário