Papinha salgada – como preparar!

Categorias: Alimentação Introdução Alimentar
Sempre ouvi minhas amigas dizendo que assim que eu começasse a fazer a papinha do Pedro, eu aprenderia a cozinhar. É assim que a maioria das mulheres começam. Estou perdida, quem faz a papinha do meu filho é a babá, ela adora cuidar dele e vive inventando receitinhas interessantes pra deixá-lo feliz! Eu não me incomodo, acho até melhor. Quando chego em casa à noite, tudo que quero fazer, é fazer nada na frente da TVou brincar com meu pequeno!
A pediatra do Pedro (adoro, uma fofa) me mandou uma receitinha bem didática das papinhas salgadas que eu gostaria de compartilhar com vcs. Imprimi e deixo fixado na porta da geladeira, assim fica bem fácil de escolher todos os ingredientes e deixar a refeição dele bem saborosa.
Algumas considerações sobre a receita: considerando usar pouca quantidade de pelo menos 2 unidades de cada grupo, 500 ml de água não são suficientes, lá em casa vai quase 1,5 litros. Essa porção vai dividida em potinhos e congelada. Faço da seguinte maneira:

Espero a papa esfriar, divido em 5 ou 6 porções de aproximadamente 90ml, e coloco no freezer. Para a papa do almoço, tiro a porção a noite e coloco na geladeira, e a papa do jantar, retiro pela manhã.
Para aquecer a papa, fervo uns 4 dedos de água e depois coloco o potinho dentro da panela por aproximadamente 5 ou 6 minutos, suficiente para ficar morna. Se preferir, despeje a porção num pratinho fundo e dê ao seu bebê. Prefiro o prato fundo porque conserva melhor a temperatura, como já colocamos papa morna no prato, se este for raso, a papa acaba esfriando rapidamente.
Costumo fazer 3 papinhas por semana, e vou alternando os sabores para que ele não enjoe.
Uma maneira boa de armazenar as papinhas são pequenos potes que serão utilizados apenas para esta finalidade. Aqui em casa reaproveitei os potinhos de armazenar leite materno da Avent, eles tem um bom tamanho e fechamento, além de ser BPA Free e suportar altas temperaturas. Esterilizo os potes a cada uso, parece exagerado, mas me sinto mais tranquila fazendo desta forma! O pote foi pensado para ser escrito, isso facilita muito quando temos mais de um sabor de papa congelada, bem como a data de fabricação!
Estes são os potinhos que utilizo para guardar as papinhas do Pedro, na caixa vem 10 unidades e custa em média R$ 58,00.

Deixe seu comentário