Dica para higiene do bebê: lenço umedecido e algodão

Categorias: Dicas Produtos
Dica para higiene do bebê: lenço umedecido e algodão!
Um dos itens mais citados na lista de chá de bebê é o lenço umedecido, parece quase mais importante que a chupeta e a mamadeira, andando lado a lado com a fralda. Mas quando vamos conversar com o pediatra ou com outras mães, percebemos que o lenço umedecido não será utilizado de imediato. Quando surge o assunto do lenço, na carona vem o algodão com água morna. Eu sempre achei o lenço moderno e mais prático, mas nossos conceitos sempre caem por terra quando nos tornamos mães (o assunto amamentação é o que mais muda na nossa cabeça).
Fui uma das mães que comprou aquele kit super fofo com garrafinha térmica, pote de cerâmica pra água e potinhos lindos para algodão, gaze, cotonete e tudo mais o que tinha direito… isso tudo, ainda hoje ocupa a comoda do meu filho.
Mas vamos falar de dica para higiene do bebê: lenço umedecido e algodão.
Sobre o algodão:
Na primeira consulta com a pediatra do Pedro, recebi uma listinha de coisas que deveria ou não fazer, achei engraçado, porém útil. Na dúvida poderia pendurar na porta da geladeira, rsrsrsrs
A primeira instrução da lista era: utilizar algodão e água morna para limpar o bebê. Achei ótimo porque eu já fazia exatamente isso, utilizava algodão com água morna em todas as trocas de fraldas. Adorei esta solução, afinal os famosos lenços umedecidos não eram tão naturais quanto a água. Pouco antes do PEdro nascer, passei numa loja de bebês e comprei muuuuiiiitos pacotes de algodão, eram quadradinhos e de algodão bem fofinhos, num tamanho super fácil de manusear. Só tinham um defeito: voava pedaço de algodão pra todo lado e ficava grudado no bumbum do Pedro, mesmo quando estava bem molhado. Quando finalmente consegui terminar estes muitos pacotes, comecei a testar outros modelos e marcas, até que cheguei na Drogaria Iguatemi (amo, sempre encontro várias novidades e as opções de marcas e modelos são enormes) e encontrei um quadradinho de algodão da marca Ricca Salon, ele mais parece um pedaço de lenço do que um quadradinho de algodão propriamente (pontos positivos e negativos logo abaixo).

 

Dica para higiene do bebê lençoDica para higiene do bebê lenço
Pontos Positivos:
– rende mais do que os algodões comuns, 1 pacote por semana +/-.
– não gruda no bumbum do bebê.
– pode molhar bem e espremer pra tirar o excesso de água sem que ele desmonte ou fique todo grudado.
Pontos Negativos:
– Difícil de encontrar (até hoje só encontrei na Drogaria Iguatemi em SP e Alphaville).
– Mais caro que os demais, aproximadamente R$ 6,50 cada pacote.
Achei um outro na mesma drogaria que é ainda maior do que este, mas nunca testei porque custa 3x mais.
Pedro tem 7 meses e até hoje só usou lenço umedecido uma vez. Foi no aeroporto quando ele fez 3x cocô e usou todo o pequeno estoque de algodão que restava na bolsa depois de 5 dias de viagem (Levei apenas um pacote porque mesmo quando uso muito, o pacote dura uns 6 ou 7 dias).
Sobre os lenços:
Mesmo usando algodão e água morna, sempre tenho um pacote de lenço umedecido na bolsa do Pedro, acho útil para limpar as mãos (as dele e as minhas), além de ser a única opção quando não temos torneira na área de troca de fraldas (aeroporto de Congonhas tem uma torneira que não funciona, já fui lá 3 vezes em 3 meses diferentes e nada da água sair).
Quando usei o lenço, tive a sensação de que ficou algum tipo de resíduo. Para mim parece uma alternativa emergencial, e nunca a melhor opção, vai ver por isso nunca uso no Pedro. Ele me dá a mesma sensação do álcool gel, é muito bom se for utilizado numa superfície limpa, e bem mais ou menos se for utilizado numa superfície suja.
Sempre tenho alguns pacotes de lenço umedecido em casa e já testei diversas marcas: Needs, Babysec, Huggies, Pampers, Parent’s Choice, Mustela, Johnson, Granado e outras.

3 comentários

  1. Avatar
    Tatiane Monteiro disse: em 10.03.2015

    Eu vou usar água morna e algodão. Comecei analisar a composição dos lenços umedecidos e fiquei com os cabelos em pé, nossa, cada química pesada, uns até cancerígenos. Parabéns em se preocupar com o seu filho. Obrigada por todas as dicas nesse post.

    Abraços.
    Tatiane

  2. Avatar
    Livia disse: em 03.11.2016

    Sabe q nunca pensei em andar com o algodão e molhar na torneira mesmo? Rs
    Os lenços eu sabia q só usariam mais adiante. Meu bebê tem 6 meses e só uso quando saio de casa, em caso de cocô.
    Achei engraçado vc comentar de chupeta e mamadeira… Comprei as duas no enxoval do meu bebê, mas fiz questão de não usá-las.

Deixe seu comentário